Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

SISTEMA DE CREDITO DENTRO DA DIOCESE

OBs.: A contribuição concreta a qual o padre João se refere você pode acessar AQUI

SISTEMA DE CREDITO DENTRO DA DIOCESE

1. Todo mundo que mexe com as construções confirma que em certos momentos um credito de médio prazo muito ajudaria.

2. Eu pessoalmente em 24 anos fui envolvido em construir:
- dois salões comunitários de mais ou menos 400 metros quadrados cada;
- dois Centros Pastorais;
- três casas paroquiais;
- uma Igreja.

3. E em vários momentos passou pela minha cabeça – se tivesse como fazer um empréstimo! Anticamente aceito por causa da inflação isto era impossível e não sugerido. Mas hoje na estabilidade que o pais alcançou da sim para a nossa diocese pensar um projeto.

4. Todas ou quase todas as paróquias tem poupança. Podemos pegar 25% da nossa poupança e colocar a disposição deste fundo, ficando recebendo os juros da poupança e emprestar por dois, três anos as paróquias que podem precisar.

5. conheço duas paróquias, através os informativos, que emprestaram dinheiro de um ou outro banco, probabilmente com 2 ou mais por cento ao mês, quando o nosso dinheiro esta nos bancos recebendo juros da poupança!

6. credito justo e responsável ajuda as paróquias para trabalhar com mais calma, evitar mais pressão sobre o povo, tendo dinheiro nas, mas e tempo para pagar. O nosso povo já é bastante generoso conosco com o dízimo. Cabem a nós padres e leigos através a devida discussão e debate pensar modos como podemos usar melhor e com mais eficiência e criatividade o dinheiro que já temos nas mãos! Eu estou pensando das construções. Mas claro o sistema de credito pode ser aplicado também a outros projetos que envolvam despesa capital: radio, teve projetos de promoção humana e assim por diante.

7. Eu apresentei esta idéia aos colegas padres para ajudar terminar o Seminário de Formação dos Leigos, e foi aceita como evangélica! Mas depois a idéia concreta não passou. Oxalá que mais alguém pode sugerir algo melhor.

Pe João Caruana