Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Formação realizada pelas CEBs na Região Pastoral Centro Norte - Arquidiocese de Maringá – 21/09/2008

Foi um encontro parcipativo

Alegramos com a visita amiga de Pe José Mello que enriqueceu o encontro ao falar que as cartas que Paulo enviava para as comunidades que se reuniam em casas é as CEBs hoje.

O encontro foi muito participativo. Todos e todas se sentiram bem à vontade e as trocas de experiências foram riquíssimas. Com o tema: CEBs desafios e compromisso na Arquidiocese de Maringá o encontro foi espaço para enriquecer o entendimento do que são as CEBs.

O entusiasmo e a alegria que ao decorrer do encontro se tornavam visível na face dos presentes vieram reforçar a convicção de que as CEBs são o sonho de Deus.

Procuramos desenvolver o encontro conforme a dinâmica das CEBs.As celebrações nos levou a sentir a presença amiga de nosso Deus que caminha conosco e teve como objetivo ser umas das sugestões de celebrações que as nossas CEBs podem estar realizando para cativar e acolher o Povo e leva-los a ser Igreja

Na partilha o rosto revelado da Igreja que assume as CEBs
- Uma Igreja acolhedora;
- Uma Igreja que leva a Palavra de Deus até o povo;
- Uma Igreja missionária;
- Uma Igreja mais participativa e comprometida;
- Uma Igreja que pode novamente envolver nas questões política e social
- Uma Igreja que volte a valorizar e defender os pequenos e simples
- Uma Igreja que renove os grupos de reflexão que são a riqueza das CEBs

Outro momento riquíssimo que compôs a formação foi o repasse do V Intereclesial das CEBs que aconteceu no mês de abril na cidade de Foz do Iguaçu com o tema: CEBS Ecologia e Missão e o lema: Do ventre da terra o grito que vem da Amazônia.
Com carinho e ternura agradecemos à participação dos leigos e leigas, a paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus que nos concedeu o local e a todos e todas que contribuíram para que realizássemos o encontro.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)
Coordenadora Arquidiocesana das CEBs
CEBs – Comunidades Eclesiais de base