Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

domingo, 7 de novembro de 2010

Guajará-Mirim (1) – Por Pe João Caruana


Como é de conhecimento dos meus conhecidos, no inicio de dezembro, vou terminar a minha experiência em Guajará-Mirim. Cabe a min deixar algumas reflexões neste Blog muito conhecido entre pessoal da diocese como da cidade. Na verdade queria escrever antes... mas deixei espaço para Pe. Genivaldo escrever. Agora não sei exatamente se ele preencheu este espaço que deixei para ele ou não!

Padre Genivaldo Ubinge encontrou uma boa base para começar o seu trabalho deixado pelo Pe. Obelino e outros padres de Maringá que por aqui passaram.

Antes de eu vir para Guajará-Mirim os padres Gecivam e Luis falaram que iria gostar dos agentes de pastoral e, hoje posso confirmar como sendo verdadeiras suas palavras, pois esse povo são bom mesmo! Posso dizer pela satisfação dos padres Obelino, Luiz e Gecivam como também do Arcebispo de Maringá, Dom Anuar, que Pe. Genivaldo está sendo muito assíduo e muito generoso dedicando-se completamente à paróquia, como vocês podem imaginar.

Ultimamente ele visitou todas as comunidades rurais e as sete comunidades da cidade mostrando assim, entendo eu, que ele almeja reforçar a pastoral em redor de cada capela. Em sua visita as comunidades ele passa todo o dia, atendendo; visitando e conforme o tempo rezando.

Este padre reza mesmo! Eu sei que eu rezo também, eu sei..., do meu jeito..., más ele reza mesmo! Nas comunidades rurais, que ficam mais longes ele passa a noite nelas sem avisar; fico preocupado sem saber se está bem, se foi acolhido por uma família ou na pior das hipóteses em baixo de uma ponte com caminhoneta e tudo; sei que ele sabe dirigir, mas quem ama pensa e se preocupa com tudo! E eu amo.

Deveria estar acostumado e não preocupar muito, porque Pe. Obelino também tinha o mesmo defeito –
Talvez seja próprio de brasileiro ter alguns defeitos, julgando pelos colegas padres. Por falar no Pe. Obelino, muita gente como se esperava, perguntam por ele. Deixou saudades mesmo.

Pe Obelino mais silencioso do que Pe. Genivaldo; este fala mais, cutuca mais. Claro que eu não deixo por menos! A Fátima a nova cozinheira gosta de nós dois "brigando" durante almoço; às vezes ela se preocupa, porque a gritaria que vem do meu lado é tão barulhenta... , mas tão barulhenta - maltes mesmo - mas ela como uma Boliviana educada não é tão acostumada e fica com medo que vai dar quebra, quebra....especialmente quando ele me cutuca com Lula e bela companhia"

Falei que Pe Genivaldo reza - Inventou um programa toda a noite – “Oração da Noite” de segunda a segunda na radio educadora da diocese às 23 horas. Quem quiser acompanhar pode pela internet, radio educadora, o google acha. Levando em consideração o horário de verão, vão ter que ficar acordados até uma hora da madrugada, porque vocês estão duas horas adiantados de nós. Onze horas de Rondônia seria uma hora de madrugado aí no Sul. As irmãs ficaram preocupadas porque é um pouco de mais, para ajudá-lo, com a chegada da irmã Maria as irmãs assumiram uma noite por semana. Pe. Obelino não é muito de bar à noite, Pe. Genivaldo é, mas por causa dessa oração na radio... nada feito...toda noite está ocupado, nunca saímos juntos!!!

Atento Pe. Genivaldo lembrou que a paróquia está fazendo 25 anos, então, com autoridade pontifícia, proclamou um Ano Jubilar que vai ser concluído em Março 2011. Inspirado no jubileu pediu a cada comunidade, inclusive as rurais, para adquirir uma rede e convidou cada agente de pastoral, cada movimento e pastoral, para costurar um pedaço de tecido contendo seu nome e o serviço que exerce. Deu certo, devagar todos entenderam, e quando chegou à festa da paróquia dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, as comunidades trouxeram as redes tudo certinho (só uma o decepcionou e ele não deixou por menos).

Foi muito lindo, do lado de fora da igreja com ajuda de todos e todas as redes foram juntadas, transformando-se em uma grande rede e, não sei como, todos nós, povo e rede passamos pela porta principal da Igreja. Também foi confeccionada uma camiseta com nossa senhora no centro e ao redor os nomes de todas as comunidades - paróquia rede de comunidades. Parabenizei Pe. Genivaldo, porque ficou bonita e, para deixá-lo feliz comprei uma camiseta para os seminaristas, para Fátima, Veruska a secretaria e Raimundo o sacristão, todos ficaram contentes - recebendo o meu cheque inclusive o Pe. Genivaldo!

Recebemos a vista da missionária leiga Franciele. Em sua visita realizou palestras para a equipe da liturgia e também visitamos a cadeia, falando aos presos sobre higiene. Fomos à Bolívia comprar microfones que ela ganhou para paróquia, mas como ainda o dinheiro não tinha caído em sua conta bancaria emprestei um pouco do meu. Quando ela veio devolver o dinheiro do empréstimo, como todos nós gostamos de ganhar algo, dei a ela uma das “notas”. Mais tarde falei para Pe Genivaldo sobre o empréstimo e disse a ele que quando ela devolveu o dinheiro faltou uma nota e estava com vergonha de dizer a ela; sedo-o um camarada prometeu conversar com a missionária e em certo momento a vi falando para ela do suposto erro, observei e vi quando ela tirou o dinheiro do bolso para dizer que era eu que dei'! A piada demorou ate que ela voltou para Maringá.

Por Hoje só!
Pe. João Caruana
http://br.mc1207.mail.yahoo.com/mc/compose?to=caruanajohn13@gmail.com