Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Partilhando uma pergunta

Um dia destes uma pessoa me perguntou como eu vejo a atuação dos bispos e dos padres. Não sei por que más no momento veio em meu pensamento: “isso é pergunta que esse cara me faz”. Fiquei um pouco em silencio por que faltaram palavras, mas consciente que precisaria dar uma resposta pedi a Deus que me ajudasse. E foi assim a resposta:

Sempre que eu penso sobre a pessoa do bispo e do padre sou envolvida pela pessoa de Jesus o Bom Pastor. O bom Pastor é aquele que sabe caminhar, ouvir, orientar, dar à vida pelas suas ovelhas; e faz dia e noite. A vida pública de Jesus ensina os bispos e os padres como ser “bom pastor”.

Continuando disse, ao pensar sobre os bispos e padres também sempre vem em mente a passagem dos discípulos de Emaús. Essa passagem é uma catequese para todos nós, é riquíssima. Fazendo uma breve reflexão da pessoa de Jesus ao caminhar com os discípulos vemos que Ele se aproximou com toda humildade, não como aquele que tem o conhecimento, mas como aquele que pouco sabe - como um peregrino. A pedagogia que Jesus usa é fantástica: se aproxima, caminha junto, ouve, inseri na vida dos discípulos a ponto de conhecer toda a história de forma tal que é capaz de sentir os mesmos sentimentos e aí orienta, ensina, acalma a aflição. Aproxima de tal forma que entra na casa dos discípulos, senta a mesa, parte o pão e ceia com eles.

Encontrar Jesus não era difícil, porque Ele estava sempre junto com o povo, ensinando, curando, anunciando a boa nova, interferindo e defendendo os que necessitavam. Ele fazia tudo isso visitando os doentes (Mt 8, 14-15; 26,6; Lc 8,41-42); pelas ruas, povoados e nas casas (Mc 2, 1-2, 13-14; Lc 7,36; 10,38; 14,1; 19,1-10); defendendo e levando consciência (Jo 2,13-22; Mc 12,38-40); tomando posição diante das injustiças (Lc 10,29-37; 11,37-52; 13,32;16,31; 23,9, Mt 21,1-36, Mc 11,15-18, Jo 19,11) e tantos outros exemplos que as Escrituras nos apresenta.

Sempre ouço dizer que os bispos e padres são aqueles que atuam in persona Christi, que quer dizer que atua em nome de cristo, então precisam agir como Jesus o Bom Pastor. O Jesus da passagem dos discípulos de Emaús. E como Jesus não apenas atuou com palavras é preciso atuar com o mesmo testemunho, praticar o que ensina. Jesus viveu com entusiasmo, por isso foi capaz de libertar, de resgatar a vida e o entusiasmo de tantas pessoas. Prosseguindo falei que os bispos e padres precisam amar e servir o povo com dedicação e alegria, sem esperar nada em troca e muito menos com interesses particulares.

Continuando eu disse, vou concluir fazendo uma pergunta que gostaria que não respondesse para mim agora, por que tenho uma apresentação de capoeira para apresentar e preciso ir, mas reflita e responda: “diante da minha resposta como o senhor vê a atuação dos bispos e dos padres?”.
Lucimar Moreira Bueno (Lucia)