Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Curso de Educadores(as) e Assessores(as) de Jovens

Informações e inscrições pelo e-mail: casadajuventude.pr@gmail.com
Ou pelo fone: 30956346

Módulos: [1] Realidade juvenil: desafios e perspectivas: culturas juvenis, características da juventude atual, juventude e o fenômeno religioso, espaços de solicialização dos jovens – a família, a escola e o trabalho, juventude e violência. Assessoria: Ms. Antonio Carlos Frutuoso – Professor da UFPR e coordenador da Casa da Juventude do Paraná. Data: 03 e 04 de julho.

[2] História da organização juvenil e do magistério da Igreja sobre a juventude: juventude como fenômeno do século XX; a juventude nos documentos da Igreja – Vaticano II, Medellín, Puebla, Aparecida; formas históricas de mobilização e organização da juventude católica – da ACE ao setor juventude; Documento 85 – a palavra da Igreja atual para com a juventude; desafios e perspectivas pastorais. Assessoria: Ms. Antonio Carlos Frutuoso – Professor da UFPR e coordenador da Casa da Juventude do Paraná. Data: 07 e 08 de agosto.

[3] Ministério e Identidade do Educador/Assessor de jovens: assessoria, identidade, prática e saberes; dimensão do acompanhamento da juventude – acólito da juventude, referenciais teológicos e pedagógicos do acompanhamento; práxis do educador de jovens; constituição da subjetividade do educador; desafios atuais para o acompanhamento de jovens. Assessoria: Pe. Dr.Hilário Dick – autor de vários livros sobre juventude, dentre eles Grito silenciados mas evidentes (Loyola) e o Divino no Jovem (CCJ) , responsável pela criação da Especialização sobre Juventude da Universidade Católica de Goiás, coordenador do observatório juvenil da UNISINOS. Data: 25 e 26 de setembro.

[4] Planejamento Pastoral e Pessoal: Dimensões do Planejamento para ação pastoral conseqüente, Tipologia de Planejamento, Oficina de Planejamento com ênfase no planejamento pessoal e do grupo, projeto de vida e juventude. Assessoria: Ms Cesar Leandro. Professor da PUC-PR, assessor de Pastoral da província Marista Brasil Centro-Sul. Data: 27 e 28 de novembro.