Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

domingo, 23 de agosto de 2009

DESPERTAR: UM CENTRO DE EXCELÊNCIA!

Eu li no seu jornal O MAMORÉ a contribuição de Paulo Cordeiro Saldanha sobre a instituição “ Centro Despertar” e claro, partilho tudo o que foi escrito.
No Despertar, como o contribuinte bem disse você encontra um “ninho antigo em que se prepara gente para a vida, para a profissão e para a afirmação cidadã” Tudo mostra que Pedro Ademar Lima do Nascimento vem fazendo um ótimo trabalho que mostra “o entusiasmo digno de quem se acha feliz com a missão recebida”. Esta entidade e´ criação da nossa diocese na pessoa de Dom Geraldo que apoiou na época a idéia de Pe. João Font, Claretiano, “atendendo à sua sensibilidade de agrupar jovens, detentores de potencial” e pela qual Dom Geraldo ainda e´ responsável de achar os recursos necessários, com a ajuda de benfeitores, imagino eu, e alguns convênios que consegue fazer.

Gostaria de fazer alguns comentários sobre este projeto:
1. Sem duvida, era e e´ ainda um projeto profético que deixou e está deixando resultados tangíveis.

2. Qualquer visitante na cidade, como eu recém chegado, pode perceber que não tem tantos meninos nas ruas, considerando que somos uma cidade de fronteira.

3. E sem duvida nenhuma, a escola Despertar muito ajudou e está ajudando para isso! A estatística nacional ainda mostra que o numero dos rapazes de 15 anos que deixam de estudar e´ muito grande. Porque? Entendo eu, porque no Brasil tem uma grande falta de escolas profissionalizantes como o Despertar.

4. O Governo Federal está tentando recuperar o tempo perdido! Não todos os jovens tem vocação para entrar numa ou outra faculdade, mas a grande maioria tem sim o desejo de seguir um curso profissionalizante como o Despertar oferece .

5. Não tenho melhores detalhes. Mas imagino que deve ser um sufoco para Dom Geraldo de continuar achar recursos para sempre. Neste sentido, cabe às autoridades políticas, municipais, estaduais e federais da região, de não esquecer esta escola e à luz do esforço do Governo Federal de abrir escolas profissionalizantes pelo Brasil afora, de estudar a possibilidade de incluir o Despertar dentro da rede de escolas que o Governo Federal está plantando, no modo que a escola possa receber mais alunos e ter base financeira garantida como os novos tempos pedem!

6. Seria inteligência política da parte do Ministério da Educação que tem como meta multiplicar as vagas para os diversos cursos profissionalizantes, estudar como ele pode se aproveitar na nossa região de um projeto que merece sim ser reforçado, garantindo a escola para futuras gerações!

7. E quem deve fazer o elo, são os políticos municipais, estaduais e federais da região! A cidade agradece!

Pe. João Caruana