Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Milhares de comunicadores participam do VI Mutirão da Comunicação em Porto Alegre (RS)

Estão confirmadas as presenças de Ministros de Estado de quatro países, de bispos, padres, atores e profissionais da mídia da América Latina e do Caribe.
(pegar ilustração no site do Mutirão)

Pe. Pedro Odair Machado*

Mais de 50 mil agentes de pastoral e milhares de profissionais são esperados, no Mutirão da Comunicação América Latina e Caribe, de 12 a 17 de julho de 2009, em Porto Alegre (RS), conforme o coordenador geral do evento Pe. Marcelino Sivinski. Ele disse para os representantes diocesanos de Comunicação, na sede do Regional Sul 2, em Curitiba, no dia 17 de março de 2009, que é o primeiro evento no gênero, latino americano e do Caribe, com a presença confirmada de Ministros de Estado de 04 (quatro) países.
De acordo com Sivinski, o Mutirão da Comunicação acontece em nível nacional, desde 1998, e é um espaço de intercâmbio, atualização, reflexão e aprofundamento sobre os temas da comunicação e da sociedade. É o lugar onde se encontram aqueles que trabalham com comunicação social, como profissionais da mídia, docentes e pesquisadores, os estudantes, porta-vozes, etc. “O Mutirão é uma oportunidade para mostrar os talentos de cada um de nós”, acrescentou o coordenador.
Padre Marcelino disse que o tema do evento é “Processos de Comunicação e Cultura Solidária” e está sendo organizado e coordenado pela Igreja Católica, com um forte suporte acadêmico e ecumênico (conferir box). Ele explicou que o avanço extraordinário das novas tecnologias de informação e o desenvolvimento de novos códigos e linguagens tornam a comunicação um espaço fundamental no processo de mudanças e por esta razão é importante a participação mesmo daqueles que não estejam diretamente ligados aos meios de comunicação.
Para o Diácono Durvalino Bertasso, Pe. Pedro Odair Machado e demais representantes diocesanos do Paraná, Pe. Marcelino contou que há a esperança de que do VI Mutirão de Comunicação, em Porto Alegre, surja uma grande proposta de construção de uma sociedade nova baseada no Evangelho. O primeiro Mutirão Brasileiro de Comunicação aconteceu, em julho de 1998, em Belo Horizonte (MG) com o tema “Solidariedade, Ética e Cidadania”; o segundo, em São Paulo (SP), em julho de 2000, com o tema “Relações Solidárias na Aldeia e no Global”; o terceiro, em Salvador (BA), em julho de 2003, com o tema “Comunicação para outra ordem social”; o quarto, em Guarapari (ES), em julho de 2005, com o tema “Comunicação e Responsabilidade Social” e o quinto, em Belém (PA), em julho de 2007, com o tema “Comunicação e Amazônia – Fé e Cultura de Paz” “Queremos pensar numa idéia nova de comunicação na e da Igreja, a partir da Pastoral da Comunicação”, completou Sivinski.
Quanto à estadia, inscrições, e outras informações, está à disposição o site www.muticom.org , também, a Secretaria Executiva da CNBB – Regional Sul 3, na Av. Cristóvão Colombo, 149 – CEP 90560-003 – Porto Alegre (RS) ou pelo telefone (+) 55 51 33391124334 ou ainda, pelo e-mail: mutiro@portoweb.com.br , finalizou Pe. Marcelino Sivinski.
*Assessor diocesano da Pastoral da Comunicação
Pároco da Paróquia Cristo de Apucarana - PR

Programação Geral (BOX)
Tema: Processos de comunicação e cultura solidária.
Objetivo: Promover espaços de diálogo sobre os processo de comunicação à luz da cultura solidária, pela construção de uma sociedade comprometida com a justiça, a liberdade e a paz.
Local: Centro de Eventos – PUCRS
Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS

Domingo: 12 de julho
20 horas: - Inauguração solene e abertura acadêmica.
Segunda-feira: 13 de julho
08 horas: - Celebração
08h30min - Conferência: Novos cenários políticos e sociais e processos de comunicação com o conferencista: Pedro Ribeiro de Oliveira do Brasil com diálogo e debate em plenário.
09 horas: - Exposição de material e livros sobre comunicação e tecnologias, partilha de experiências, diálogo de práticas nos estandes/tendas.
14 horas: - Mesa redonda para debater com os interessados sobre a grade das TVs católicas: avaliação e sugestões na perspectiva da evangelização.
14 horas: - Seminários temáticos:
Novo cenário político regional e políticas de comunicação com a painelista Rosa Alayza do Peru;
Novos processos de comunicação nos diferentes atores sociais com a painelista Rosa María Alfaro do Peru;
Meios públicos e direito à comunicação com o painelista Guillermo Mastrini da Argentina;
Ética da comunicação na perspectiva de direitos com o painelista Gabriel Jaime Pérez da Colômbia;
Comunicação ante o Deus da esperança com o painelista Agenor Brighenti do Brasil;
14 horas: - Oficinas (a serem definidas).
14 horas: - Apresentação e debate das produções acadêmicas.
14 horas: - Projeção de filme na PUCRS e em salas no centro de Porto Alegre.
18h30min: - Celebração ecumênica.
Obs.: Durante a tarde também acontecem apresentações artísticas no prédio 40 da PUCRS.

Terça-Feira: 14 de julho
08 horas: - Celebração
08h30min - Conferência: Economia e comunicação na era digital com o conferencista Luciano Sathler do Brasil com diálogo e debate em plenário.
09 horas: - Exposição de material e livros sobre comunicação e tecnologias, partilha de experiências, diálogo de práticas nos estandes/tendas.
14 horas: - Mesa redonda para debater com os interessados sobre a grade das TVs católicas: avaliação e sugestões na perspectiva da evangelização.
14 horas: - Seminários temáticos:
Concentração da propriedade nas comunicações e relações de poder com o painelista Martín Becerra da Argentina;
Sociedade da informação, processos de digitalização, convergência tecnológica com painelista Carlos Eduardo Cortés da Colômbia;
Nova realidade econômica latino-americana e suas consequências na comunicação com o painelista Inácio Neutzling do Brasil;
Economia solidária e processos de comunicação com o painelista Paul Singer do Brasil;
Deus como “mercadoria” na era digital com o painelista Leomar Brustolin do Brasil.
14 horas – Oficinas (a serem definidas).
14 horas – Apresentação e debate das produções acadêmicas.
14 horas – Projeção de filmes na PUCRS e em salas no centro de Porto Alegre.
18h30min – Celebração penitencial.
20 horas – Entrega, pela CNBB, dos prêmios Margarida de Prata, Microfone de Prata, Prêmio Dom Helder Câmara e Prêmio Clara de Assis, aos melhores do cinema, rádio, imprensa e televisão, respectivamente.
Obs. Durante a tarde também acontecem apresentações artísticas no prédio 40 da PUCRS.

Quarta-Feira: 15 de julho
08 horas – Celebração
08h30min - Conferência: Comunicação no diálogo das culturas com a conferencista Rossana Reguillo do México com diálogo e debate em plenário.
09 horas – Exposição de material e livros sobre comunicação e tecnologias, partilha de experiências, diálogo de práticas nos estandes/tendas.
14 horas: - Mesa redonda para debater com os interessados sobre a grade das TVs católicas: avaliação e sugestões na perspectiva da evangelização.
14 horas: - Seminários temáticos:
Comunicação nas diferenças e no conflito com o painelista Tanius Karam do México;
Comunicação no diálogo ecumênico e inter-religioso com o painelista Dennis Smith da Guatemala;
Novas linguagens nos processos de inculturação do Evangelho com o painelista Paulo Suess do Brasil;
Comunicação dos silenciados e processos de resistência com a painelista María Cristina Mata da Argentina;
Teologia e comunicação na sociedade do conhecimento com o painelista Mons. Urbano Zilles do Brasil;
14 horas: - Oficinas (a serem definidas).
14 horas: - Apresentação e debate das produções acadêmicas.
14 horas - Projeção de filmes na PUCRS e em salas no centro de Porto Alegre.
18h30min - Celebração inter-religiosa.
Obs.: Durante a tarde também acontecem apresentações artísticas no prédio 40 da PUCRS.

Quinta-Feira: 16 de julho
08 horas: - Celebração
08h30min - Exposição sobre Processos de Comunicação e Cultura Solidária: construção de cenários de futuro, a cargo do Comitê Acadêmico do Mutirão. E Debate aberto com a intervenção de todos os participantes.
09 horas - Exposição de material e livros sobre comunicação e tecnologias, partilha de experiências, diálogo de práticas nos estandes/tendas.
14 horas - Mesa redonda para debater com os interessados sobre a grade das TVs católicas: avaliação e sugestões na perspectiva da evangelização.
14 horas - Elaboração das conclusões.
14 horas - Apresentação e debate das produções acadêmicas.
14 horas - Projeção de filmes na PUCRS e em salas no centro de Porto Alegre.
19 horas - Celebração de Ação de Graças.
20 horas - presentação da Carta de Porto Alegre sobre processos de comunicação e cultura solidária. Encerramento solene.
Obs.: Durante a tarde também acontecem apresentações artísticas no prédio 40 da PUCRS.

Sexta-Feira: 17 de julho
08h30min: - Assembléias de organizações, encontros de bispos responsáveis pela comunicação na América Latina e Caribe, de entidades, de países, de profissionais e universidades.