Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Agenda política de Dom Luiz

Agenda política
Além do prêmio, a viagem de D. Cappio a Europa inclui uma agenda extensa de visitas e encontros que terão como principal objetivo retomar o debate sobre a transposição do rio São Francisco na Europa e o apoio solidário à luta em defesa do rio São Francisco e do Semi-árido brasileiro.
A programação inclui encontros com políticos, tomadores de decisão, representantes religiosos e a sociedade civil organizada, que na ocasião do jejum de D. Luiz Cappio, em 2007, apoiou maciçamente o bispo através do envio de cartas e emails. Na época foram mais de 20.000 manifestações eletrônicas de apoio encaminhadas ao gabinete do Presidente da República do Brasil e ao Ministério da Integração Nacional, órgão do governo responsável pela obra da transposição do rio. Estão programadas visitas às cidades alemãs de Frankfurt, Berlim, Bonn, Bremen e à cidade austríaca de Graz, juntamente com uma visita ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, na cidade francesa de Strassbourg.
A agenda inclui também a participação, no dia 21 de maio, no 32º Kirchentag, o mais importante evento religioso em solo alemão. Promovido pela Igreja Luterana, o encontro ecumênico é conhecido por ser um movimento livre de pessoas cristãs que, a partir de uma visão crítica, estão engajados na construção do futuro da Igreja e do mundo. Na sua última edição, em 2008, mais de 200.000 pessoas participaram.
“Os compromissos atenderão a diversos interesses, todos relacionados à questão ambiental vinculada à questão social, no Brasil e no mundo. O pano de fundo é a crise ecológica, manifestada pelas mudanças climáticas, que preocupa à Europa e ao mundo. É certo que questionaremos os agrocombustíveis, como o nosso etanol de cana, falsa solução para um problema muito mais sério e profundo que é o esgotamento do modelo de produção e de consumo, de desenvolvimento, de civilização”, relata o agente da CPT – Comissão Pastoral da Terra, coordenador de um projeto de apoio à articulação popular em defesa do rio São Francisco e assessor de D. Cappio, Ruben Siqueira.
Ele acredita que a repercussão da greve de fome está ainda se refletindo nas premiações que D. Cappio tem recebido. “O recurso da greve de fome nesses dois momentos demonstrou a crise de representação social e política que dificultou a expressão da sociedade civil”, reflete. Ruben acredita que a viagem de D. Cappio é o momento ideal para retomar essas discussões e a luta por outro tipo de desenvolvimento no São Francisco e no Semi-árido, o qual não comporta mega-obras hídricas.
Pensando nisso, o total desrespeito do governo aos povos indígenas será denunciado, já que alguns dos trechos da transposição afetam terras de nove tribos da região, como os Truká, os Tumbalalá, os Pipipã, entre outros. A idéia é lançar na ocasião uma campanha para pressionar o Judiciário brasileiro a julgar favoravelmente as Ações Diretas de Inconstitucionalidade que estão tramitando no Supremo Tribunal Federal contra a transposição e em defesa dos indígenas, e chamar a atenção das instâncias internacionais para essa questão.
A viagem será viabilizada pela colaboração entre Missão Central dos Franciscanos, Fundação Kant, Misereor, Adveniat, KOBRA entre outras organizações.

Para mais informações:
Assessoria de Comunicação do Projeto São Francisco
Tel.: 3329-5750
http://br.mc656.mail.yahoo.com/mc/compose?to=sfvivo@gmail.com

Visitem também a página web (em alemão) sobre a viagem de D. Luiz Cappio
* http://www.saofrancisco-2009.net/