Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 23 de abril de 2009

ASSEMBLEIA DOS BISPOS*

Todos os anos, na segunda semana depois da Páscoa, os trezentos e trinta bispos de todo o Brasil se reúnem em Itaici (SP), para realizar a sua Assembleia Nacional dos Bispos (CNBB). Para representar as forças vivas de todo o processo evangelizador, participam também leigos, leigas, religiosos, religiosas, presbíteros e assessores especialistas em temas relacionados às ciências humanas e jurídicas, como também alguns membros do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs. Contando todos os participantes, somam ao redor de 400 pessoas. Acompanha também o Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico, representante do Papa no Brasil.

Este ano, o tema central será a aprovação das “Diretrizes para a Formação dos futuros Presbíteros da Igreja no Brasil”. Esse documento vem sendo elaborado desde 2006, passando por várias etapas, onde bispos, presbíteros formadores que trabalham nos seminários e casas de formação, contribuíram na elaboração deste documento, que está sendo coordenado por uma equipe de redação formada por bispos e presbíteros.

Nesta Assembleia vamos trabalhar com a terceira redação do documento a fim de aperfeiçoá-lo e aprová-lo. Na Igreja do Brasil sempre existiram normas e diretrizes para a formação dos futuros presbíteros e diante das rápidas mudanças da época atual se faz necessário sintonizar o processo formativo com todas as exigências da Igreja e do mundo. Na pauta, além do tema central contamos com mais de trinta assuntos que vão desde temas prioritários, como o Ano Catequético, a Iniciação Cristã, a Missão Continental; aos temas da conjuntura social e eclesial, a semana da Amazônia, a Pastoral Indígena, Missionários estrangeiros na evangelização no Brasil.

Como todas as Assembleias, esta também tem os temas estatutários como o relatório do Presidente, assuntos de liturgia, relatório econômico, orientações sobre a doutrina da fé, acompanhamento do processo em desenvolvimento da Missão Continental. Também são enviadas várias mensagens, entre elas, para o Papa Bento XVI, ao povo brasileiro por ocasião do dia dos trabalhadores, lembrado no dia primeiro de maio, dia de São José Operário e algumas orientações pastorais sobre o ano sacerdotal.

Esses dias de Assembleia, são abençoados dias de convivência, troca de experiências, de oração e de conhecimento recíproco, criando e fortalecendo os laços de amizade neste caminho comum de evangelizar com renovado ardor missionário. No próximo sábado e domingo, faremos o nosso retiro espiritual, silêncio, reflexão e oração, concluindo, no domingo, com a missa na Catedral da Sé em São Paulo às 15hrs, comemorando assim o ano dedicado ao apóstolo Paulo. Assim queremos contar com as orações de todos para que não faltem as luzes do Espírito Santo, a fim de corresponder às necessidades e exigências da ação evangelizadora na Igreja do Brasil.

Que a Mãe e Padroeira de nossa Pátria, Nossa Senhora Aparecida, nos acompanhe com sua ternura e nos entusiasme no seguimento de seu Filho Jesus.

*Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá