Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Retrospectiva dos Intereclesiais das CEBs

Até agora, foram realizados onze encontros intereclesiais das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)

1º Intereclesial: Aconteceu na cidade de Vitória (ES), de 06 a 08 de janeiro de 1975, com o tema: UMA IGREJA QUE NASCE DO POVO PELO ESPÍRITO DE DEUS. Dele participaram 70 pessoas, representantes de 11 dioceses. Foi enfatizada a importância da participação.

2º Intereclesial: Também realizado na cidade de Vitória (ES), de 29 de julho a 1º de agosto de 1976, com o tema: IGREJA, POVO QUE CAMINHA. Contou com 100 participantes. No processo de nova consciência socioeclesial, o 2º Intereclesial favoreceu a compreensão de que a fé não pode ser separada da vida e que a Palavra de Deus se revela também na história do Povo.

3º Intereclesial: Foi em João Pessoa (PB), de 19 a 23 de julho de 1978, com o tema: IGREJA, POVO QUE SE LIBERTA. Dele participaram 200 pessoas. Em relação aos encontros anteriores, houve uma significativa mudança. Grande parte da assembléia era constituída de gente simples. Assessores e bispos colocavam-se no lugar de ouvintes da palavra dos pobres e pequenos, de sua história e paixão, de seus sonhos e esperanças.

4º Intereclesial: Aconteceu em Itaici (SP), de 20 a 24 de abril de 1981, com o tema: IGREJA, POVO OPRIMIDO QUE SE ORGANIZA PARA A LIBERTAÇÃO. 300 pessoas estavam presentes. O encontro deixa claro que as CEBs, em razão de s a identidade religiosa, não podem se transformar em células partidárias, mas tampouco podem deixar de lado sua educação política. As CEBs devem ser lugar de vivência, aprofundamento e celebração da fé, mas também lugar onde se confrontam vida e prática com a Palavra de Deus, no sentido de se verificar a coerência da ação política com o plano de Deus.

5º Intereclesial: Foi em Canindé (CE), de 04 a 08 de julho de 1983, com o tema: IGREJA, POVO UNIDO, SEMENTE DE UMA NOVA SOCIEDADE. Contou com 500 participantes, inclusive com representantes de outros países da América Latina. A reflexão central do encontro foi que, na luta por uma nova sociedade, as CEBs encontram na motivação evangélica a razão última de todo seu empenho.

6º Intereclesial: Aconteceu em Trindade (GO), de 21 a 25 de julho de 1986, com o tema: CEBs, POVO DE DEUS EM BUSCA DA TERRA PROMETIDA. Contou com 1.647 participantes, incluindo representantes dos Povos Indígenas e de Igrejas Evangélicas. Marca registrada deste encontro são as grandes temáticas ligadas à caminhada das CEBs: seu estatuto eclesiológico; CEBs e política partidária; a especificidade da luta das mulheres, negros e índios; e, por fim, a questão latino-americana e o ecumenismo.

7º Intereclesial: Foi em Duque de Caxias (RJ), de 10 a 14 de julho de 1989, como o tema: POVO DE DEUS NA AMÉRICA LATINA A CAMINHO DA LIBERTAÇÃO. 2.500 pessoas participaram deste encontro, que teve sua temática geral subdividida em três questões específicas: a situação da América Latina, a relação entre fé e libertação, a eclesialidade das CEBs e sua dimensão ecumênica.

8º Intereclesial: Aconteceu em Santa Maria (RS), de 08 a 12 de setembro de 1992, com o tema: POVO DE DEUS RENASCENDO DAS CULTURAS OPRIMIDAS. 2.800 pessoas estavam presentes. Cada bloco encarregou-se de um tema: índios, negros, migrantes, trabalhadores e mulheres. Esta experiência inovadora de evangelização a partir dos povos e culturas oprimidas não ocorreu sem momentos de forte dificuldade e tensão, conforme o que testemunha o documento final: “Tudo que é novo nasce com dor de parto, mas também traz alegria”. Em especial dos blocos dos negros e das mulheres vieram as reivindicações mais contundentes.

9º Intereclesial: Aconteceu em São Luiz (MA), 15 a 19 de julho de 1997, com o tema: CEBs, VIDA E ESPERANÇA NAS MASSAS. Contou com 2.800 participantes. O tema foi subdividido em 6 eixos, formando a base do trabalho nos blocos temáticos. São eles: CEBs e catolicismo popular; CEBs e religiões afro; CEBs e pentecostalismo; CEBs e cultura de massa; CEBs: excluídos e movimento popular; CEBs e a questão indígena.

10º Intereclesial: Foi em Ilhéus (BA), de 11 a 15 de julho de 2000, com o tema: CEBs, POVO DE DEUS, 2000 ANOS DE CAMINHADA. Dele participaram 3.036 pessoas. Recordou-se o sonho de Jesus e a vida de comunidade assumida por seus seguidores e seguidoras de ontem e de hoje. O encontro avaliou e celebrou os 500 anos de evangelização no Brasil e os 25 anos dos Intereclesiais, através das temáticas: CEBs, memória e caminhada; sonho e compromisso. Tudo isso para celebrar, festejar, avaliar e abrir novos horizontes para que um dia possamos colher os frutos da justiça, da partilha, da igualdade, da ternura, do carinho e da festa.

11º Intereclesial: Teve lugar em Ipatinga (MG), de 19 a 23 de julho de 2005, com o tema: CEBs, ESPIRITUALIDADE LIBERTADORA SEGUIR JESUS NO COMPROMISSO COM OS EXCLUÍDOS, e a participação de aproximadamente 4.000 pessoas. O encontro foi avaliado, no seu conjunto, como um “Novo Pentecostes” que, alimentado por uma espiritualidade autenticamente libertadora, uniu e reuniu povos e línguas, raças e nações, para celebrar o amor do Deus Libertador, parceiro dos pobres e oprimidos, renovando em todos e todas o empenho de “seguir Jesus no compromisso com os excluídos”.

12º Intereclesial: O Trem das CEBs caminha agora para Porto Velho (RO), para onde se prevê, de 21 a 25 de julho de 2009, o 12º Intereclesial, que abordará o tema: ECOLOGIA E MISSÃO.