Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A Igreja Católica nasceu em 20 de maio de 325

Pe Crispim Guimarães dos Santos*
É muito interessante observar o que se diz, quando se trata de afirmações acerca da Igreja Católica Romana. Fala-se que foi fundada por São Paulo, São Pedro, até por Maria Madalena, quem sabe pelos discípulos todos.
As datas então, são as mais variadas possíveis. Afirma-se até que foi fundada antes de Jesus, com Ele, com o Imperador Romano Constantino. Enfim, para os leigos, mas por si mesmos doutorados no assunto, a data depende do "achismo" de cada um.
A Igreja tem realmente elementos fundantes já no Antigo Testamento, por isso mesmo, ele é adotado e respeitado como Palavra de Deus também pelo catolicismo, mas a Igreja nasceu mesmo em Jesus Cristo, basta fazer as contas e não em 325 como afirmaram. "Ela é um projeto que nasceu do coração do Pai, prefigurada desde o início dos tempos, preparada na Antiga Aliança com Israel, instituída por Cristo Jesus. A Igreja é o Reino de Deus misteriosamente presente no mundo. Ela se inicia já com a pregação de Jesus. Foi dotada pelo Senhor de uma estrutura que permanecerá até o fim dos tempos. Edificada sobre Pedro e os demais apóstolos, é dirigida por seus legítimos sucessores".
O que foi a Instituição da Eucaristia, na última Ceia? O que foi a crucifixão? O que foi a Ressurreição? Para os poucos "letrados no grego", basta uma pequena pesquisa para saber o porquê da denominação "Católica", que significa Universal, isto é, instituição que está através dos elementos da salvação, difundida pelo mundo inteiro.
A Igreja nasceu da água que jorrou do lado aberto do Cristo na Cruz. Em Pentecostes, a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação. Esta assembléia inicial, kahal, ekklesia, igreja, é o princípio. Depois do prodígio das línguas, Pedro dirigiu-se à multidão reunida na praça e fez uma memorável pregação. "Muitos se converteram, especialmente judeus vindos da Diáspora. Estes levaram a Boa-Nova aos seus locais de origem, o que provocou o surgimento, bem cedo, de comunidades cristãs em Damasco, Antioquia, Alexandria e mesmo em Roma. Alguns helenistas, no entanto, permaneceram em Jerusalém. Para cuidar de suas necessidades materiais, os apóstolos escolheram sete diáconos".
O que é Igreja afinal? É comunidade de salvação. Deus constituiu a Igreja sacramento universal de salvação para todos os povos (LG,1). Portanto, devemos ter claro que a Igreja Católica foi fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus anunciou um Novo Reino, dizendo: "Convertei-vos porque está próximo o Reino dos Céus!" (Mt 4,17). Ele pedia uma mudança de vida. Mudança radical, da mente e do coração. O sentido original da palavra "Converter-se" quer dizer: mudar o modo de pensar e de agir.
Com este espírito Jesus fundou pessoalmente a sua Igreja, para que ela viesse a ser a imagem viva do Reino do Céu, embora com as rugas dos nossos pecados. Jesus escolheu e preparou cuidadosamente seus Apóstolos. Depois de ter pregado ao povo, o Senhor explicava-lhes as parábolas e os enviava, dois a dois, pelos povoados, como aprendizado apostólico (cf. Mt 10). Deste modo, Jesus fundou a sua Igreja e preparou os primeiros evangelizadores. Depois, antes de subir ao céu, o Senhor passou para eles o seu poder e sua missão divina.
"A Igreja Católica nasceu no Monte Calvário. Com a morte de Jesus Cristo, nasce a Nova Aliança. Com a morte de Cristo, termina o "tempo" de Cristo e começa o tempo da Igreja. O momento da cruz é o momento decisivo. Cristo cumpre sua missão de Revelar, em sua pessoa, o rosto de Deus e Passa para os Apóstolos a missão de anunciadores do Reino. Este é o momento em que a Igreja começa a existir. Nós somos os continuadores da missão dos Apóstolos, pois, somos a Igreja Apostólica. Recebemos uma herança dos Apóstolos: sermos anunciadores do Reino e fazermos Jesus conhecido e amado. Os Padres da Igreja faziam sempre uma comparação. Como Eva nasceu da costela de Adão, assim Deus fez nascer a Igreja do lado aberto de Cristo. Isto para mostrar que a Igreja nasce do coração de Cristo e se torna sua esposa, com a obrigação de seguir a vida e os ensinamentos de seu Fundador".
Não foi Constantino e nenhum outro imperador romano que a fundou. Não confundamos datas históricas, a partir da história laica, com realidades divinas.

(*)Coordenador de Pastoral da Diocese de Dourados.