Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"Espaço Pós-Assembléia

“A Missionaridade da Igreja Vivida”

Duas Entrevistas Que Merecem Divulgação!

Na ultima edição do “Maringá Missão” – em “nova embalagem”, por um momento não reparei que era MM, - chamou minha atenção o manchete “A África é logo ali” e encontrei duas entrevistas interessantes, nas quais sai à espiritualidade base de uma verdadeira vida missionária: Padre Genivaldo mesmo durante o período curto de um passeio com objetivo vocacional – (Genivaldo, eu cheguei à mesma conclusão na minha vida sacerdotal de que vale a pena viajar só se tiver um tipo de formação no meio, mas admito, não tão cedo assim na minha vida sacerdotal como você!) - e a Adriana no “pouco” tempo que ela passou ela aprendeu muito!

Neste pequeno espaço prestigiando os dois pretendo tirar os pensamentos que chamaram minha atenção. Vou começar por Padre Genivaldo por sendo dele uma reflexão de um passeio inusitado segundo a mesma MM!
- “A escolha de uma terra de missão para passar férias – entendendo terra de missão no sentido estrito de lugar onde os cristãos são minoria e as Igrejas jovens é parte duma inspiração de vida e ministério”;
- “quanto à missionariedade”... É coisa antiga... Fruto da consciência missionária que a igreja latino-americana vem desenvolvendo... Especialmente a partir de Puebla;
- “quando me preparava para a crisma, me despertei que a Eucaristia que celebrávamos na Paróquia em Maringá era a mesma celebração do mundo todo”. Essa consciência de estar unido a todos os cristãos do mundo me trouxe alegria espiritual;
- “Isso”... Faz-me querer, um dia ser enviado a outras terras. Por isso planejo aproveitar ... As férias para cultivar esse espírito e sentimento - e como a MM notou este espírito não é tão comum assim entre nós.
E mesmo que nada nos impede de fazer turismo discreto em lugares turísticas no sentido clássico da palavra - recentemente eu fui ao Chile para ver a neve após uns 40 anos - a idéia de Genivaldo de visitar a África no nosso tempo livre é louvável!
Genivaldo! Fique humilde, mas está no inicio de uma caminhada acertada!

Agora, Adriana Nishiyama, juntos com as informações interessantíssima que nos deu, tais como que na diocese de Bafatá tem nove padres, vinte e oito irmãs e sete leigos que vêm da Itália, Portugal, Brasil, França, Angola, Quênia, México, Colômbia, Senegal Peru... Verdadeiramente a Igreja universal socorrendo uma igreja jovem, colocou pensamentos mostrando uma pessoa que está vivendo uma mística bem emadurecida!

Alguns pensamentos:
- “Iniciei a catequese com 12 anos”... o tempo foi passando e os trabalhos surgindo... Comecei a participar da Pastoral da Juventude. Era uma alegria saber que Jesus Cristo agia na vida de tanta gente... Encontrei dois seminaristas africanos... E surgiu a idéia de ser missionária... Comentei em casa... Todos foram contra... E como Maria, guardei tudo no coração, pois sabia que muitos não aceitariam... .
- “no inicio, diante das dificuldades (língua, compreensão da cultura, incerteza sobre a melhor forma de agir ou didática a aplicar na escola) ficava perdida, me sentia inútil diante de certos acontecimentos”. Mas tinha muito claro que eu não seria a salvadora de Bafatá: tentei fazer o máximo até onde minhas forças alcançaram. Ou você tem pulso firme diante das dificuldades e uma fé convicta, ou cai em profunda decepção!
“Tudo fiz não como obrigação, como um dever imposto por estar na missão, mas por amor á missão e aquele povo”;
- “o povo africano é muito receptivo, os missionários são tão bem acolhidos que nos sentimos em casa”... Quando vamos a uma aldeia demonstram grande felicidade, agradecidos principalmente por estarmos lá... O simples fato de estarmos junto com o povo guineense é um grande presente para eles e para os missionários!
“Uma palavra aos leitores de MM: para mim cristã leiga voluntária esses dois anos foram uma experiência impossível de ser descrita em sua totalidade, até porque muitos não acreditariam”. Mas tenho certeza de que me fizeram crescer muito pessoal e espiritualmente. Uma experiência que valeu a pena. Agradeço muito a Deus por me feito esse convite: “Tu me seduziste, Senhor, eu me deixei seduzir” (Jer. 20,7).

Muito bonita Adriana! Não conheço África - quero conhecer - mas todos nós entendemos a distancia cultural entre a nossa região e a África pede um esforço de inculturação que não é fácil. Partilho os seus pensamentos e do Genivaldo – e tenho certeza que não só eu, mas todos os leitores de MM! Gratificante mesmo!

Pe João Caruana