CARTA DO 6º INTERECLESIAL DAS CEBs
AO POVO DE DEUS DO PARANÁ
Jacarezinho, 30 de abril de 2012
Em Jacarezinho-PR, dos dias 28 a 30 de abril de 2012, cerca de seiscentos (600) “romeiros e romeiras do Reino” das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do campo e da cidade de todo o Paraná, unimo-nos para refletir sobre a “justiça e a profecia a serviço da vida”, assessorados pelo padre Vileci Basílio Vidal, da coordenação do 13º Intereclesial Nacional das CEBs, que será realizado em Juazeiro do Norte-CE, em janeiro de 2014.
No espírito celebrativo do cinquentenário do Concílio Vaticano II, nos sentimos verdadeiramente Igreja-Povo de Deus. Em memória a esse grande e decisivo acontecimento, nos organizamos em quatro plenárias que nos remetiam às Conferências Episcopais da América Latina (Medellín, Puebla, Santo Domingo, Aparecida). Também sintonizados com a 50ª Assembléia da CNBB, acolhemos o seu posicionamento a respeito das eleições municipais, da decisão do STF a respeito dos fetos anencefálicos e da abertura do ano da fé.
“Bem Aventurados os pobres em espírito porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5,3). Refletindo a partir da realidade de nosso povo, constatamos diversos sinais de esperança que nos confirmam na caminhada do Reino, como também os desafios que nos provocam a perseverar no clamor pela defesa da vida.
“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados” (Mt 5,6). Iluminados pela Palavra de Deus, reafirmamos a identidade das CEBs, que revelam o rosto profético de uma Igreja comprometida com a justiça, com a opção preferencial pelos pobres e com a espiritualidade libertadora.
“Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,10). Fortalecidos/as na esperança teimosa, conscientes do compromisso e testemunho, obedientes ao mandato de Jesus Cristo, que nos interpela a uma prática condizente com a profecia do Reino, assumimos os riscos e consequências próprias dessa opção.
Motivos de alegria e gratidão: a acolhida das famílias e comunidades, a disponibilidade das equipes de trabalho, a organização e o local, por parte da diocese de Jacarezinho; o trabalho dos assessores/as e coordenadores/as; o apoio e presença dos bispos, especialmente do nosso bispo referencial, Dom Getúlio Teixeira Guimarães; as celebrações; a participação da juventude, dos seminaristas, padres, diáconos, religiosos/as, dos companheiros de caminhada do estado de São Paulo e da Argentina.
A fim de conseguirmos realizar a missão a qual o 6º Intereclesial nos conclamou, de contribuir para que a Igreja seja mais profética e promotora da justiça, interceda por nós a mãe do Rocio.
Rumo ao 13º Intereclesial Nacional nas terras do Padre Cícero e ao 7º Intereclesial do Paraná na diocese Umuarama. Reafirmamos nossa fraternidade e ternura.
COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE DO PARANÁ