Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Carta do 6º Intereclesial das CEBs do Regional Sul II ao Povo de Deus


CARTA DO 6º INTERECLESIAL DAS CEBs
AO POVO DE DEUS DO PARANÁ

Jacarezinho, 30 de abril de 2012

Em Jacarezinho-PR, dos dias 28 a 30 de abril de 2012,  cerca de seiscentos (600) “romeiros e romeiras do Reino” das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do campo e da cidade de todo o Paraná, unimo-nos para refletir sobre a “justiça e a profecia a serviço da vida”, assessorados pelo padre Vileci Basílio Vidal, da coordenação do 13º Intereclesial Nacional das CEBs, que será realizado em Juazeiro do Norte-CE, em janeiro de 2014.

No espírito celebrativo do cinquentenário do Concílio Vaticano II, nos sentimos verdadeiramente Igreja-Povo de Deus. Em memória a esse grande e decisivo acontecimento, nos organizamos em quatro plenárias que nos remetiam às Conferências Episcopais da América Latina (Medellín, Puebla, Santo Domingo, Aparecida). Também sintonizados com a 50ª Assembléia da CNBB, acolhemos o seu posicionamento a respeito das eleições municipais, da decisão do STF a respeito dos fetos anencefálicos e da abertura do ano da fé.

“Bem Aventurados os pobres em espírito porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5,3). Refletindo a partir da realidade de nosso povo, constatamos diversos sinais de esperança que nos confirmam na caminhada do Reino, como também os desafios que nos provocam a perseverar no clamor pela defesa da vida.

“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados” (Mt 5,6). Iluminados pela Palavra de Deus, reafirmamos a identidade das CEBs, que revelam o rosto profético de uma Igreja comprometida com a justiça, com a opção preferencial pelos pobres e com a espiritualidade libertadora.

“Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,10). Fortalecidos/as na esperança teimosa, conscientes do compromisso e testemunho, obedientes ao mandato de Jesus Cristo, que nos interpela a uma prática condizente com a profecia do Reino, assumimos os riscos e consequências próprias dessa opção.

Motivos de alegria e gratidão: a acolhida das famílias e comunidades, a disponibilidade das equipes de trabalho, a organização e o local, por parte da diocese de Jacarezinho; o trabalho dos assessores/as e coordenadores/as;  o  apoio e presença dos bispos, especialmente do nosso bispo referencial, Dom Getúlio Teixeira Guimarães; as celebrações; a participação da juventude, dos seminaristas, padres, diáconos, religiosos/as, dos companheiros de caminhada do estado de São Paulo e da Argentina.

A fim de conseguirmos realizar a missão a qual o 6º Intereclesial nos conclamou, de contribuir para que a Igreja seja mais profética e promotora da justiça, interceda por nós a mãe do Rocio.

Rumo ao 13º Intereclesial Nacional nas terras do Padre Cícero e ao 7º Intereclesial do Paraná na diocese Umuarama. Reafirmamos nossa fraternidade e ternura.


COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE DO PARANÁ