Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Notícias das CEBs

Seja um/a integrante da Rede CEBs de Comunicação, envie noticias e divulgue as lutas, memorias e caminhadas do Povo de Deus em missão...
Visite as páginas na Internet:

1.Encontrão da CEBs na Diocese de Barreiras - BA


Cerca de quarenta líderes das comunidades da Diocese de Barreiras participaram nos dias 05 a 07 na Casa de Retiro São Bento do Encontrão das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base - assessorado pelo Monge Beneditino Marcelo Barros que veio diretamente do Mosteiro de São Bento em Recife. Marcelo Barros é escritor de trinta livros, assessor do MST e outros Movimentos Populares e Comunidades Eclesiais de Base.



"Um Novo Cristianismo é possível", foi o tema do encontro, que marcou a reflexão do encontro das CEBs e o jubileu dos 50 anos de início do Vaticano II que será celebrado em 2012.

A dinâmica do encontro foi marcada pela rica colocação do Monge Marcelo Barros e pelos trabalhos de grupo, contribuindo assim para a participação dos encontristas com todo entusiasmo e vigor. Durante os três dias o assessor conduziu-os a voltar às fontes e olhar como surgiram as pequenas comunidades cristãs e a partir da experiência, que todos possam lutar em prol da justiça social.

Para Marcelo Barros é normal que depois de tantos anos, o entusiasmo e as forças não são mais as mesmas e que com a mudança do mundo, com o grande êxodo rural, a luta pela sobrevivência na qual as pessoas passam todo o dia no trabalho, não há disponibilidade de tempo para dedicar a comunidade, mas que, mesmo diante dos desafios as Dioceses, as Paróquias estão abertas para a caminhada das CEBs.

“Gostei de conhecer a Igreja de Barreiras. Eu era amigo de Dom Ricardo e vejo que sua herança continua viva e renovada na Diocese de Barreiras”. Afirmou o monge Marcelo Barros.

O encontro teve também o objetivo de preparar o 13° Encontro Intereclesial das CEBs, que acontecerá em Cratos no Ceará em 2013 com o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”; e o lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”.

***************************************************************

2. Maria Bernadete Paula Mota Oliveiria
Apresenta
Boa noite, segue em anexo o informativo das CEBs da diocese de São José dos Campos - SP
Um abraço fraterno!


"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca." ( Dom Hélder Câmara)

********************************************************************


3. "Eucalipto não!

Queremos terra e pão"

Texto de Diacisio Ribeiro Leite - Agente da Comissão Pastoral da Terra – Equipe Sul Sudoeste/BA, retrata e nos convoca a nos posicionarmos contra este terrível mal que avança como um rolo compressor para o sul da Bahia.

Leia nota na integra: http://conselhodecidadania.blogspot.com/2011/08/eucalipto-nao-queremos-terra-e-pao.html


Abraços Fraternos,
_____________
Haroldo Heleno

********************************************************************************************************

4. Gente querida
segue nossa programação da semana do padroeiro da Comunidade Moisés Libertador - São Paulo

28/08 – 08h00 - Missa Sertaneja

30/08 – 19h30 "Dom Luciano, cidadão do mundo, profeta dos pobres da América Latina e Caribe"

Celebrando os 50 Anos do Concílio vaticano II e o caminhar das Conferências Latino- americana nas nossas comunidades.


Assessoria: Padre Oscar Beozzo


31/08 – 19h30 - Noite da Memória de Dom Luciano.

“Dom Luciano, pai e amigo, fiel servidor do Povo de Deus”

01/09 – 08h00 - Dança Circular e Mutirão da Multi-mistura.

19h30 - A CAMINHADA NO DESERTO - Aprofundamento

e estudo do Livro do Êxodo

02/09 – 08h00 No pão e na arte - Misturando a Multi-mistura

04/09 – 08h00 – Missa c/ inauguração do Salão:

“Dom Luciano Servidor do Povo de Deus" image.png

04/09 – 12H30 - Almoço Comunitárioimage.png

Rua Canoeiros, 65 - Jd Paraguassu
Próximo ao ponto final Jd Imperador (onibus que sai do metrou Belém)
grande beijo Pascal,
Liz
**************************************************************************************************


5. Por Geraldo Sales - Ceará

Exibição Ativa do Hotmail
25 Anos do Martírio de Margarida Maria Alves
25 Anos do Martírio de Margarida Maria Alves Líder Sindical Rural em Alagoa Grande/PB, assassinada a 12 d Agosto de 1983
00:03:17
Adicionado em 17/03/2008
2.291 exibições
Veja música do Zé Vicente.
image.pngimage.png

*********************************************


6. Prezados irmãos ,

Indico a leitura do texto que segue em anexo, intitulado "desencontros e descompassos", do professor Paulo Clesson. Ele contextualiza o momento de greve dos professores do estado do Ceará, fazendo uma pequena análise de conjuntura.

Paulo Clesson é professor de historia da rede de ensino estadual, é Leigo, formador da catequese da diocese de Tianguá no Regional Nordeste I.

A luta do Povo oprimido por uma sociedade justa e igualitária é também a nossa luta, esta é uma das bandeiras do Reino que empunhamos seguindo o nosso mestre e Libertador Jesus Cristo.

" Se é pra ir pra luta Eu vou, se é pra tá presente Eu to"

Espalhem na grande rede. Tudo por uma educação de qualidade.

O artigo está publicado no blog Se Avexe Não.

Forte abraço

Carlos Jardel - CEBs diocese de Tianguá regional Nordeste I




********************************************************************


6. América Latina

Presentación del relanzamiento de las CEB

Las Comunidades Eclesiales de Base (CEBs) del continente hemos señalado como prioridad el relanzamiento de las mismas, insertas en las realidades “ahí donde el pueblo se juega la vida”, frase acuñada en el Encuentro Nacional de Argentina en Salta en el 2009.

Relanzar los variados procesos de CEBs es una tarea inmensa, pero posible, si cada uno colaboramos en esta obra del Espíritu.

Varios procesos ya están en pleno relanzamiento, pero muchos otros carecen de elementos para ello pues bien sabemos que muchas Comunidades experimentan dificultades, entre ellas, la falta de asesoría y acompañamiento.

LEER MÁS...

Fundamentación I: Historia de las CEB

Las raíces de las Comunidades Eclesiales de Base se alargan en el tiempo buscando beber las aguas en las fuentes del Evangelio. En el mismo Jesús de Nazaret, que congregó a los pobres, hombres y mujeres, (Mc 3,16-19; Lc. 8,1-3) para hacerlos y hacerlas partícipes de su misión de inaugurar el reino de Dios en la historia, y en las propias comunidades cristianas (Hch. 2,42-47), que entendieron la misión como comunidades reunidas en hermandad y comunión, primer servicio de anuncio testimonial a un mundo dividido en clases sociales antagónicas y en lucha desigual. Las CEBs se gestaron simultáneamente en muchos países de América Latina y del Caribe. También el Concilio Vaticano II es hijo de la Iglesia que busca ser fiel al Evangelio. Pero las CEBs precedieron al Concilio Vaticano y al mismo tiempo, son sus hijas .

LEER MÁS...

Introducción: Kairós, crecimiento y persecución

En pasadas décadas las Comunidades Eclesiales de Base significaron un Kairós en la iglesia y en la sociedad, ellas reinventaban la iglesia, se volvía al espíritu que animó y fortaleció a las primitivas comunidades, las personas y los grupos se maravillaban de tener la Palabra de Dios en sus manos, de saberse hijos e hijas muy queridos de Dios, descubrían al Jesús Histórico que camina siempre con nosotros y se sentían impulsadas a transformar la realidad de injusticia contraria al Proyecto de Dios en sus ranchos, en los pueblos, en las periferias de las ciudades y aun a nivel del país. El cristianismo en América Latina y El Caribe respondía a los signos de los tiempos y recuperaba su profetismo.
Gente simples
fazendo coisas pequenas
em lugares pouco importantes
conseguem mudanças extraordinária.
Comentários,observações, críticas e outras solicitações sobre os assuntos
com Sandrinha ou Batista


4 anexosBaixar todos os anexos (zipado para )
Jornal Cebs.pdfJornal Cebs.pdf
2088K Visualizar Baixar
DESENCONTROS E DESCOMPASSOS.docxDESENCONTROS E DESCOMPASSOS.docx
16K Visualizar Baixar
SEMANA_DO...xlsSEMANA_DO...xls
1375K Visualizar Baixar
Processo de beatificação de Dom Luciano será aberto.docxProcesso de beatificação de Dom Luciano será aberto.docx
83K Visualizar Baixar