Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

HOMILIA DO XX DOMINGO COMUM – 14/08/2011

1ª Leitura: Isaías 56, 1.6-7

Num contexto de pós-exílio o profeta quer reconstruir a identidade do “povo da aliança”. Todos são destinatários da salvação, não mais só os judeus: “Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”.

2ª Leitura: Rm 11, 13-15. 29-32

Povo que recebeu as maiores provas resiste e rejeita o Projeto de Deus em Jesus Cristo. “A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido” (Lc 12, 48). O Projeto de Deus é muito maior que um povo exclusivo. Deus não nos pede licença para agir no mundo e, muitas vezes, de forma muito diferente do que pensamos e agimos.

Evangelho: Mt 15, 21-28

A misericórdia de Deus está para além fronteiras. Os fiéis leigos são ao mesmo tempo cristãos e cidadãos. “São Igreja fazendo o mundo e são cidadãos do mundo que edificam a Igreja” (Puebla, 786).

Neste evangelho vemos que uma mulher pagã muda o “modo de pensar” de Jesus e de seus discípulos. Ela se torna uma testemunha viva de Jesus: “Mulher, grande é tua fé!”. Vejamos os obstáculos que encontra, mas acima de tudo sua perseverança:

- A mulher que representa a comunidade e cada um de nós, tenta iniciar um diálogo com Jesus que parecia impossível. Jesus se cala: “não lhe respondeu palavra alguma”;

- Os discípulos ao invés de interceder por ela, querem expulsá-la: “manda embora essa mulher...” A Jesus, agrada-lhe especialmente que peçamos pelas outras pessoas. “A necessidade obriga-nos a rogar por nós mesmos, e a caridade fraterna a pedir pelos outros; mas é mais aceitável a Deus a oração recomendada pela caridade do que aquela que é motivada pela necessidade” (São João Crisóstomo, Homilias sobre São Mateus, 14,3);

- A mulher prostra-se, persevera e reza: “Senhor, socorre-me!”. Recebe a resposta que não será atendida: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”;

- Ela é esculachada e ofendida. Para os judeus os “diferentes” eram vistos como impuros, cães, sem salvação: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”;

- A mulher insiste na oração, pede nem que sejam as migalhas que caem da mesa. Não pede nada apoiada em seus méritos; mas invoca a misericórdia do Senhor, dizendo: “Tem piedade de mim”. E não diz: Tem piedade de minha filha, mas de mim, porque a dor da filha é a dor da mãe; e para movê-lo ainda mais à compaixão, conta-lhe a sua dor; por isso continua: “Minha filha é cruelmente atormentada pelo demônio”;

6º - Pela humildade e perseverança da mulher, Jesus ficou comovido – a mulher recebe a graça que busca, o milagre acontece: “seja feito com tu queres, sua filha ficou curada”.

Santo Agostinho conta-nos nas suas Confissões como a sua mãe, Santa Mônica, santamente preocupada com a conversão do seu filho, não cessava de chorar e de rogar a Deus por ele; e também não deixava de pedir a pessoas boas e sábias que falassem com ele para que abandonasse os seus erros. Um dia, um bispo disse-lhe essas palavras de consolo: “Vai em paz, mulher! pois é impossível que se perca o filho de tantas lágrimas”. Mais tarde, o próprio Santo Agostinho dirá: “Se eu não pereci no erro, foi devido às lágrimas cotidianas cheias de fé de minha mãe” (As Confissões, 3,12,21).

Hoje celebramos o dia dos pais

Muitos pais também andam angustiados pela situação de seus filhos. O evangelho de hoje nos mostra um caminho para superar os problemas:

- Grande amor para com os filhos;

- Diálogo, humilde e perseverança com Cristo.

Pelo amor autêntico e pelo diálogo, humilde e perseverante, os pais também encontrarão um caminho seguro para superar todas as dificuldades.

Nesse domingo, iniciamos no Brasil a Semana Nacional da Família com o lema: "Família, Pessoa e Sociedade".

Se as famílias viverem uma fé vigilante, um diálogo constante, cultivarem a humildade e a perseverança, temos certeza, que haverá Paz e Alegria que todos desejam encontrar.

Feliz da família que cultiva o amor e a fé.

Abençoados os pais que assumem a missão de educar na fé.


Pe. Leomar Antonio Montagna

Paróquia Santo Expedito

Maringá – PR