Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

terça-feira, 12 de julho de 2011

Rede CEBs de Comunicação


Ação educativa das CEBs pede mais responsabilidade com o lixo em bairros de São Paulo

11/07/2011 | Jaime C. Patias

Uma ação educativa realizada na manhã deste sábado, dia 9, chamou a atenção dos moradores dos bairros Jardim Carumbé, Jardim Paulistano, Vila Terezinha e Vila Isabel, na zona noroeste de São Paulo, sobre a importância dos cuidados com o lixo. Logo cedo, às 8h00, cerca de 50 pessoas, entre lideranças pastorais, educadores, alunos e moradores se reuniram em frente à capela São Benedito, próximo ao CEU Jardim Paulistano, munidas de luvas, máscaras, vassouras, baldes, pás e um caminhão para recolher o lixo e dar um recado à população: "Lixo bem colocado, nosso bairro é preservado".

"Esta é uma primeira caminhada de mobilização, outras ações virão para quem sabe, mais fortalecidos, criar uma cooperativa de reciclagem", afirmou o padre Edson Jorge Seltrin, na abertura da caminhada, marcada por um momento de oração. "Contamos com o apoio de toda a comunidade, das crianças, dos jovens e adultos. Juntos somamos forças em favor da natureza", destacou o padre convocando a população a aderir à iniciativa.

O Movimento Educativo Sobre o Lixo é organizado pelas lideranças das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs das paróquias Bom Pastor, Santa Terezinha, São Francisco de Assis e São José Operário, do Setor Cântaros, na Região Episcopal Brasilândia. Padre José Aécio Cordeiro veio de Perus com um grupo do Morro Doce, que vestia camisetas com o slogan "Nesta luta estamos juntos". O exemplo foi seguido por muitas outras pessoas que ao longo do percurso juntaram-se ao Movimento. O trabalho era liderado pelo carro de som, cartazes e faixas com mensagens educativas alertando a população sobre os perigos provocados pelo lixo jogado nas vias públicas, que além de ser foco de doenças como leptospirose, cólera, disenteria, hepatite e criadouro para o mosquito da dengue, polui o solo, as águas, e degrada a imagem do bairro.

"As praças não estão organizadas, as calçadas ficam quebradas e isso não ajuda a criar um ambiente limpo. Mas a Prefeitura não faz nada por nós", reclamou dona Terezinha, liderança das CEBs que vestiu a camiseta verde do Movimento. "O cidadão da periferia fica abandonado, jogado no meio do lixo. Quando não existe organização, fica fácil jogar o lixo em qualquer lugar", argumentou. Para ela se as praças e as ruas fossem bem cuidadas, o povo respeitaria mais.

Conceição Nogueira, comerciante na Rua Aparecida do Tabuado, já teve a ideia de eliminar as sacolas de plástico utilizadas nas compras, mas as pessoas não aderiram. "Na década de 70, não tinha sacolas de plástico e a gente vivia muito bem. Não tinha enchente", lembrou Conceição aprovando a ação. Naquela região a coleta seletiva não é praticada. Segundo Jesuino de Souza Ribeiro, morador da Viela Dez, há 20 anos "a única coisa que a gente vê separar, no Jardim Paulistano é o óleo de cozinha utilizado, o resto é jogado tudo misturado". Para ele, a separação facilitaria o trabalho dos recicladores. "Falta conscientização e respeito aos direitos dos outros", afirmou.

Jaime C. Patias Lixo acumulado na Viela Dez Justamente na esquina da Viela Dez, uma travessa da Estrada da Cachoeira, todos os dias o lixo se acumula ao longo da parede da farmácia. "A gente fica o dia inteiro cheirando o lixo que deveria ser recolhido nas casas, ou então o caminhão deveria passar todos os dias", desabafou o dono do estabelecimento. Até animais mortos ficam expostos. José Cândido da Silva é um dos poucos recicladores do bairro. "O povo não tem jeito, não. A gente cata de tudo, papelão, ferro, plástico, garrafas. É uma bagunça, tudo misturado", reclamou ele. Para Léo, outro morador entrevistado, "se a Prefeitura criasse pontos de coleta, o povo respeitaria mais. Esse Movimento é bom, mas só que isso não vai adiantar, porque quando sair daqui, o pessoal vai jogar de novo", disse, desconfiado.

As reportagens da Rádio Comunitária Cantareira e da revista Missões acompanharam a ação. As reclamações dos moradores apontam para dois problemas: a falta de conscientização na população e o descaso do poder público que não providencia infraestrutura adequada e fiscalização. Mas para Maristela, Agente Comunitária de Saúde, conscientização não falta, porque, segundo ela, "já foram desenvolvidas ações educativas, mas o pessoal não quer saber. Também não é responsabilidade só da Prefeitura. Alguns catadores chegam e espalham o lixo". A questão do lixo, argumenta ela, "é culpa da população". Por outro lado, a maioria dos moradores, não tem onde depositá-lo.

"O lixo tá tomando conta da nossa cidade, aí vem os ratos, as baratas, temos de diminuir essa criação", opina a professora Marleide Rodrigues, liderança que acredita no Movimento e trabalha no Jardim Damasceno. "Lá a gente conseguiu fazer um trabalho com as crianças na escola e com a comunidade e o bairro melhorou muito. Aqui eu sempre via lixo nas ruas, mas não fazia ideia de que era tanto assim. Eu me assustei com a quantidade", concluiu.

Uma nova ação semelhante já foi marcada para o dia 20 de agosto, em outras ruas, no bairro Guarani. "A gente pode fazer um pouco mais, por exemplo, ligar para o 156 e solicitar o cata bagulho. Juntos, podemos melhorar", avaliou a professora Valdiléia Mota. Segundo a educadora, o Movimento pretende também, reivindicar do poder público, a estrutura necessária para cuidar de todo o lixo. Rubens Morais, coordenador da Assistência Social e Desenvolvimento da Subprefeitura da Brasilândia, acompanhou a ação com interesse.

Para Iva Mendes, uma das articuladoras do Movimento, o lema: "Lixo bem colocado, nosso bairro preservado", tem como meta orientar a população a colocar o lixo nas calçadas apenas nos dias e horários corretos de coleta. "Os caminhões sempre passam nas manhãs das segundas, quartas e sextas-feiras, mas em seguida, já tem lixo pelas ruas e vielas. Queremos conscientizar os moradores para que mudem esse hábito", explicou Iva.

A maior reclamação dos moradores, além do hábito da população, é com a falta de estrutura, como caçambas, maior frequência na coleta do lixo e entulhos, e a inexistência da coleta seletiva. Segundo o motorista do caminhão, a empresa contratada para o serviço coloca todos os dias, 23 caminhões, com uma equipe de seis trabalhadores cada para fazer a coleta, das 8h00 às 14h00. "Essa frota é contratada pela Prefeitura e deveria ser dobrada para dar conta do trabalho, mas isso acontece somente nos messes de dezembro e janeiro", afirmou o motorista.

Ao longo do caminho, enquanto alguns recolhiam o lixo, outros distribuíam panfletos informativos. A presença dos personagens Maria Beleza e Zé Limpinho, dois bonecões conhecidos nas mobilizações sobre o meio ambiente na Região Brasilândia, alegrou a criançada que também participou carregando placas com frases educativas, como: "Cuidar do lixo é nossa obrigação"; "Somos responsáveis pelo mundo em que vivemos"; "Lixo acumulado em lugares inadequados provoca doenças", entre outras. Uma das estratégias da ação é envolver as crianças e os jovens que facilmente se transformam em agentes multiplicadores do Movimento.

Fonte: Revista Missões



DSC_0167.jpgDSC_0167.jpg
452K Visualizar Baixar
Lixo acumulado na Viela 10.jpgLixo acumulado na Viela 10.jpg
442K Visualizar Baixar
Comunidade S. Benedito.jpgComunidade S. Benedito.jpg
43

VI - NORDESTÃO DAS CEBs

convocação



Diocese de Itabuna – Bahia
Rumo ao 13º Intereclesial das CEB’s nas terras do Ceará.

Tema: "Justiça e profecia a serviço da vida”,
Lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”
Irmãs e irmãos das CEBs do nosso grande Nordeste, Paz e Bem!
image.png
Nas terras do Cacau, no período de 28 a 31 de julho, na Paróquia Santa Rita de Cássia, sito a Av. Juarez Távora, S/N, Bairro São Caetano – Itabuna/ Bahia, estaremos nos encontrando para mais uma reunião da Ampliada do Nordeste em preparação do VI Nordestão das CEB’s.
Desde já nos sentimos felizes com a possibilidade deste encontro fraternal. No sentido de nos organizar-mos melhor para recepcioná-los e providenciarmos a hospedagem, estamos solicitando aos irmãos e irmãs de caminhada a confirmação da vinda (Nome, data, horário e forma de viagem – ônibus/avião/carro próprio).
Favor confirmar e enviar dados para o secretariado nacional ou diretamente para os endereços eletrônicos:
intereclesialcrato@yahoo.com.br – (Secretariado Nacional)
santossantos@oi.com.br - (Ana Maria dos Santos – coordenação regional das CEB’s)
fatimafatita_41@hotmail.com (Fátima – Coordenadora Diocesana das CEB’s)
cimiita@veloxmail.com.br - (Assessoria das CEB’s)
Sejam todos e todas, desde já bem vindos a nossa casa e se sintam abraçados, e na confiança de que o Senhor se faz presente no meio de nós Romeiros e Romeiras no campo e na cidade aguardamos a tod@s.
Itabuna, 07 de julho de 2011.
Equipe de preparação do VI Nordestão
Julho de 2012



Repasse do Secretariado do 13º Intereclesial das CEBs
Diocese de Crato
Rua Teófilo Siqueira, 631 - Crato - CE CEP 63100-010
Fone/fax: (88)3521-1110/(88) 3521-8046
***************************************************************************


Cantinho da Memória

-

Diocese de Itabuna discute o 6º Nordestão das CEBs

SEG, 14 DE FEVEREIRO DE 2011 13:37 / ATUALIZADO - SEG, 14 DE FEVEREIRO DE 2011 14:23POR: CNBB
E-mailImprimirPDF

cebs_nordestao_cebs_preparacao“Com o tema “Rumo ao 6º Nordestão das CEBs”, aconteceu no sábado, 12, na diocese de Itabuna (BA) uma reunião em preparação ao próximo Nordestão das CEBs [sexta edição] que deverá acontecer em 2012. O encontro reuniu cerca de 45 lideranças de pastorais, grupos, movimentos e teve a presença da articuladora regional e do diretor espiritual das CEBs, respectivamente, Ana Maria e frei Genilton.

A reunião contou também com a participação das assessorias do CIMI e da CPT, que refletiram e aprofundaram e definiram uma série de encaminhamentos para o Nordestão das CEBs.

Informar, motivar, sensibilizar e organizar a caminhada para o 6º Nordestão das CEBs foi o objetivo do encontro, como também apresentar as equipes de serviços e a indicação de nomes para a sua composição; e a montagem de uma agenda mínima de caminhada.

Os ‘Nordestões’ das CEBs têm como objetivo geral fortalecer a relação e a articulação na grande Região Nordeste, subsidiando as equipes regionais de CEB’s na luta pelo fortalecimento da organização para a melhoria das condições de vida das comunidades. É importante também para subsidiar as equipes de coordenação e de articulação das CEB’s nos regionais e dioceses para dinamizar a organização e a vida das comunidades de base; assegurar uma melhor articulação e atuação dos cinco regionais no grande regional nordeste e por fim aprofundar o tema e o lema do 13º Intereclesial das CEB’s que irá acontecer no Crato (CE) em 2014.-

**************************************************


Diocese de Itabuna realiza primeiro encontro para o


Sexto Nordestão de CEBs


Diocese de Itabuna realiza primeiro encontro para o Sexto Nordestão de CEBs

As Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) da Região Nordeste realizam em 2012, na cidade de Itabuna, o 6º Encontro de Articulação, chamado de Nordestão, encontro este que acontece de quatro em quatro anos, servindo de base para o Encontro Intereclesial de CEB’s, que em 2013 será realizado em Juazeiro do Norte (Ceará), com o tema “Justiça e profecia a serviço da vida”.

Clique na imagem acima e veja algumas fotos do encontro.

Nesta quarta-feira, dia 27 de outubro de 2010, no anexo ao salão paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, foi dado o pontapé inicial no planejamento deste evento, com a participação de membros ligados às Pastorais Sociais, e contando com a presença de Frei Genilton e dos bispos Dom Ceslau Stanula (Diocese de Itabuna), Dom Mauro Montagnolli (Diocese de Ilhéus) e Dom Riccardo Brusati (Diocese de Caetité).

Os bispos presentes gravaram um video (assistam acima) convidando a todos a participarem deste encontro. Os primeiros passos foram dados com esta reunião, fica o convite a acompanharem as informações e participarem do 6º Nordestão de CEB’s. “O trem das CEB’s” retorna ao regional CNBB-NE3, tendo percorrido todas as regionais que compõem a Região Nordeste do Brasil. Os encontros anteriores seguiram a seguinte ordem:

  1. Juazeiro (Bahia) – CNBB-NE3;
  2. Picos (Piauí) – CNBB-NE4;
  3. Juazeiro do Norte (Ceará) – CNBB-NE1;
  4. Maceió (Alagoas) – CNBB-NE2;
  5. São Luís (Maranhão) – CNBB-NE5.image.pngimage.png




CARTA DO V NORDESTÃO DAS CEBs

“Traga a bandeira de luta, deixa a bandeira passar;
essa é a nossa conduta, vamos unir pra mudar”.
(Pedro de O. da Silva – MT)


São Luís, MA, 27 de julho de 2008

Queridas irmãs e irmãos das Comunidades Eclesiais de Base e demais irmãs e irmãos na fé, das igrejas da Grande Região Nordeste! Paz e bem!
Nos dias 24 a 27 de julho de 2008, nas terras tropicais de São Luís do Maranhão, estivemos reunidos para celebrar o V Encontro das Comunidades Eclesiais de Base do Nordeste, com o objetivo de fortalecer a relação e a articulação das CEBs em nossos Regionais na luta pelo fortalecimento da organização para a melhoria das condições de vida nas comunidades, e ao mesmo tempo preparar o 12º Intereclesial de CEBs em Porto Velho (RO), com a reflexão do tema e lema CEBs: Ecologia e Missão – “Do ventre da terra amazônica, o grito que ecoa no Nordeste”.
Éramos aproximadamente 350 participantes (delegados, convidados, assessores, representantes de entidades, povos indígenas, comunidades quilombolas e afro-descendentes), carinhosamente acolhidos por mais de 130 famílias hospedeiras, gentilmente cuidados por 150 companheiras/os dos serviços de apoio, encorajados pelos pastores.
Nas celebrações fizemos memória da Criação de Deus que geme em dores de parto (Rm 8,22), manifestamos a preocupação e o cuidado para com os quatro elementos da natureza – fogo, água, terra, e ar, e nos alertamos para a palavra desafiadora de Jesus: “Quem tem ouvidos, ouça”.
Direcionamos o nosso olhar para a realidade social de nosso país e para nossa conjuntura eclesial, a partir do grito dos povos presentes no Nordeste brasileiro e do clamor da Criação de Deus.
Por isso, denunciamos com veemência o aumento da violência contra os povos indígenas, quilombolas e afro-descendentes, trabalhadores sem terra e os sem-teto.
Denunciamos ainda as múltiplas e repetidas agressões à nossa fauna, flora, nossos rios, lagos e lençóis freáticos e o projeto de transposição do Rio São Francisco, que estão contribuindo para a destruição da nossa terra-mãe.
Como na história do Povo de Deus na Bíblia, nos reunimos em tendas para refletir as temáticas: Rios e Barragens, Bíblia e Ecologia, Grandes Projetos, Semi-Árido, Meio Ambiente e Cidade, que nos fizeram ouvir seus gritos desafiadores: ‘As CEBs são rios sem barragens que ligam fé e vida’ – ‘Não somos donos, somos parte da criação de Deus’ – ‘É preciso multiplicar iniciativas concretas de solidariedade em defesa do equilíbrio da criação para neutralizar os impactos destruidores dos grandes projetos neoliberais’ – ‘Urge democratizar o acesso e o uso da água acumulada no semi-árido’ – ‘Somos convocados a unir-nos mais, fazendo das fraquezas força para diminuir as repetidas e continuadas agressões à vida nas cidades e sobre o meio ambiente’.
Diante do avanço dos projetos de morte, urge juntar esforços, energias, idéias e ações comuns, conjuntas e solidárias em defesa da vida e do equilíbrio da criação divina da qual somos parte integrante, numa relação de respeito e reverência com todas as demais formas de vida do planeta-mãe-terra.
Na fila do povo expressamos a riqueza de inúmeras e diferentes experiências e práticas de solidariedade, de partilha, de luta pelos direitos, de defesa da obra criadora de Deus.
Os assessores e assessoras, com sua palavra esclarecedora e sua mensagem de esperança, nos encorajam a olharmos ao nosso redor estendendo os braços para acolhermos a natureza, dom de divina criação, e reencantarmos nosso espírito e nosso coração com a utopia do Reino e com a vida de Deus que se manifesta na grande pátria ameríndia.
Celebrando a eucaristia reafirmamos os compromissos de fortalecer as CEBs em nossos Regionais e o desejo ardente de continuarmos nos articulando, vivenciando nossa nordestinidade, sendo convocados a reacender em nós a chama da esperança na realização da utopia do Reino que é vida abundante para todos.
Despedimo-nos agradecendo a recepção das comunidades e famílias que nos agraciaram com sua animada acolhida, partilha e alegre jeito de ser comunidade. E seguimos entusiasmados no compromisso para assumir e fortalecer o jeito próprio de ser CEBs em nossas dioceses.
Na esperança de nos encontrarmos no 12º Intereclesial, em Porto Velho (2009), levamos nossos potes de barro com a sede de justiça e a vontade de ver a água e a terra partilhadas na grande Região Nordeste e em todo o nosso Brasil.
Nosso fraterno abraço, com muito axé!


Gente simples
fazendo coisas pequenas
em lugares pouco importantes
conseguem mudanças extraordinária.