Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

terça-feira, 19 de julho de 2011

4ª Jornada Diocesana da Juventude Diocese de Campo Mourão

Nota de Agradecimento

Peabiru, 18 de julho de 2011.

“Quem é que pode vencer o mundo senão aquele que crê que Jesus é Filho de Deus?” (1 Jo 5,5)

Maravilhoso! Esta é a palavra que melhor define a nossa 4ª Jornada Diocesana da Juventude, que aconteceu neste domingo em Campina da Lagoa. Quanta gente bonita! No total, 19 paróquias atenderam ao nosso convite e enviaram seus jovens que puderam vivenciar momentos de profunda comunhão e partilha que certamente não serão esquecidos facilmente.

O que dizer da Paróquia Santa Teresinha? A comunidade de Campina da Lagoa nos acolheu com enorme carinho, como se recebesse em casa seus próprios filhos... Que hospitalidade! Que capricho na ornamentação do Salão! Que almoço delicioso! Quanto empenho por parte do Pe. Pedro Speri (Pároco), do Claudinei de Lima (Coord. da PJ no Paraná) que esteve atento a todos os detalhes, do Leonardo (Coord. paroquial), das senhoras da cozinha e dos integrantes do grupo! No rosto de cada um se via o mover do Espírito Santo: algo que só quem se coloca a serviço com alegria consegue transmitir de verdade. Certamente, o trabalho deles não ficará sem recompensa.

A Sagrada Liturgia foi um encanto só! A encenação do Ato Penitencial, que retratou as amarras da juventude, foi um momento marcante da Santa Missa. Marcante também foi a entronização da Bíblia, saindo de um pilão: ficou claro para todos que o Reino do Céu que queremos aqui não cai do céu de mão beijada. Deve ser construído, na vida diária, com fé e esforço por cada batizado e batizada. Que rica a homilia! Pe. Ediberto – que ficou conosco até o final – soube traduzir como ninguém as palavras do Evangelho.

E que tal a visita do nosso Pastor? Como Cristo aos discípulos, precisamente no partir do Pão, Dom Javier apareceu para visitar-nos. Após entregar a Comunhão às juventudes, visivelmente emocionado, ele falou aos jovens que lotaram a Igreja Matriz sobre as esperanças, as apostas e o compromisso da Diocese para com a Juventude neste 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora. Seu carinho foi correspondido à altura pelos jovens, com uma entusiasmada aclamação que durou alguns minutos: certamente, uma das maiores que já recebeu. Nosso agradecimento sincero a Dom Francisco Javier pelo apoio e pela presença paterna entre nós.

A Jornada ficou muito mais divertida e mais “marrom-bombom” com a animação da Juventude Mariana. Com jogo de cintura e afinação, os integrantes da banda não deixaram ninguém ficar parado e fizeram a diferença mais uma vez, desde a Missa até o encerramento. A eles, meu reconhecimento.

Quero agradecer à jovem Anilady de Ubiratã que se prontificou a preparar a mensagem de abertura. Que bom termos em nossas comunidades jovens bem dispostos, alegres e ousados. Agradeço também ao Pe. Jorge, ao Pe. Edinaldo, aos Seminaristas Dean e Diony Alexandre, e às Irmãs Helena, Carmelita e Lizandra pela presença. Tê-los entre nós é, por si só, um grande encorajamento, porque o testemunho de cada um nos enriquece.

Muito obrigado às dançarinas. A coreografia de abertura foi um espetáculo à parte. Com talento e delicadeza, as garotas de Campina da Lagoa deram um show e abriram as atividades da nossa Jornada no Salão Paroquial.

Obrigado ao Vilson Olipa, do Jornal Servindo, que tem divulgado continuamente as atividades do Setor Juventude também pela internet. Temos a certeza de que o sucesso da Jornada deveu-se, em grande parte, à presteza e à qualidade do trabalho dele.

Agradeço de coração também ao Wanderley Mafra (Vice-Coord. diocesano da PJ) e à Ana de Oliveira (Coordenadora diocesana da PJ e que está de aniversário hoje). Com eficiência, eles conduziram o momento de discussão em grupo sobre o tema: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,6-7), trecho bíblico que iluminou nossa Jornada. Aliás, abro um parêntese para expressar minha admiração com o nível de comprometimento da Ana para com a Juventude. Particularmente, conheço poucas jovens tão capacitadas quanto ela para falar sobre a firmeza na fé: mesmo enfrentando problemas sérios de saúde, nunca perde o ânimo e coloca-se sempre à disposição para servir. É que ela construiu raízes bem firmes no Jovem de Nazaré.

A Adoração Eucarística foi o ápice: um momento tremendo, incomum. O Reinaldo (Coord. diocesano do Ministério Jovem da RCC), fortemente usado por Deus, convidou a todos a uma profunda reverência ao Santíssimo Sacramento. Eu me estremeci diante de Jesus e tenho certeza que ninguém saiu de lá indiferente. Aliás, a presença do Senhor era tão indescritivelmente agradável e o clima de comunhão fraterna entre nós era tamanho, que muita gente simplesmente não queria ir embora. Entendi, aí, a expressão de São Pedro: “Senhor, como é bom estarmos aqui! Farei neste lugar três tendas, se permitires” (Mt 17,4). A vontade de muitos era fazer o mesmo e continuar ali. Meu agradecimento ao Reinaldo e ao Pe. Ediberto pela disponibilidade.

Agradeço a cada jovem pela presença e pela participação ativa neste nosso evento. Que felicidade ver tantos jovens, de diversas pastorais e movimentos, rezando, cantando, refletindo, celebrando unidos... Não podemos perder nunca este dinamismo e esta unidade, porque enriquecem e reavivam a Igreja toda! Muito obrigado aos coordenadores pela mobilização e aos párocos pelo incentivo. Tenho certeza que os grupos voltaram da Jornada mais firmes na fé e mais entusiasmados para continuar na caminhada na própria comunidade. Confio na generosidade de todos também para o nosso próximo encontro – o Dia Nacional da Juventude – que terá lugar em Barbosa Ferraz, no dia 30 de outubro de 2011.

No entanto, o agradecimento maior deve ser para Jesus Cristo, nosso Amigo, nosso Senhor. Como pudemos perceber nesta grande Jornada, é Ele quem nos edifica e nos fortalece. É Ele o verdadeiro semeador. E a semente lançada em Campina da Lagoa caiu, literalmente, em Terra Boa: será lá a 5ª Jornada Diocesana da Juventude, no dia 8 de julho de 2012.

Como bem lembrou o Claudinei, a quem sou grato, somos a única diocese do Estado do Paraná a celebrar pela quarta vez a Jornada da Juventude. Isto nos mostra que já percorremos um bom caminho, mas sabemos que há muito chão ainda pela frente. O novo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, que pautará nossas ações, nos ajudará muito neste sentido. Que a Senhora Aparecida, Jovem Mãe de Deus e nossa, esteja conosco em todo o percurso.

Se possível, pedimos que nos enviem uma breve avaliação da Jornada. Ela nos ajudará a aperfeiçoar ainda mais nossos encontros no futuro.

Rezem pela Juventude!

Meu abraço de irmão a todos e a todas!

“É bendito quem confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. É como a árvore plantada perto d’água, a qual estende as raízes para a correnteza; não teme quando vem o tempo quente. A sua folhagem fica sempre verdejante. Não lhe preocupa a seca de um ano, mas continua produzindo muitos frutos.” (Jer 17,7-8)

FÁBIO SEXUGI
Coordenador Diocesano do Setor Juventude

P.S. As fotos da IV Jornada estão sendo publicadas aqui: http://migre.me/5ikDw
Confiram também a matéria sobre o evento no site da diocese: http://www.diocesecampomourao.com.br/diocese2011/170jornada.html