Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 4 de março de 2011

Álcool, Drogas e Carnaval

Com a proximidade do Carnaval, o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD), refaz o alerta sobre o uso indevido e abuso de álcool e outras drogas neste período. Movidos por uma comoção social, além de um apelo cultural de que “carnaval tudo pode, tudo acontece”, ressalta-se a problemática de que muitos jovens iniciam o uso de substâncias psicoativas neste período do ano.

Em especial o álcool, inalantes e drogas sintéticas, são escolhidos para apimentar a diversão. Mas para tanto se faz o seguinte alerta :

• Os inalantes (lança perfume, cola de sapateiro, cheirinho de loló, entre outras), são drogas que causam dependência e diversos prejuízos a saúde, podendo resultar na destruição de neurônios, provocando perda de reflexos, dificuldade de concentração, déficit de memória e até mesmo morte súbita.

• As drogas sintéticas (Ecstasy, LSD entre outras), atingem o sistema nervoso central, fazendo com que órgãos como coração, rins e fígado sejam sobrecarregados. Os efeitos são incontroláveis e imprevisíveis. Não é possível determinar quanto e quais serão os efeitos, nem tão pouco sua duração total, isso faz com que o risco de morte possa ser eminente.

• E os efeitos do uso abusivo do álcool não irão trazer diversão, pelo contrário, pode causar acidentes de trânsito, violência, além de prejuízos físicos.

Cada organismo corresponde de uma forma específica ao uso de qualquer substância psicoativa, e não é possível determinar quem ficará dependente ou não. Pois como disse Içami Tiba, “o único controle que qualquer pessoa tem sobre a droga é o de não experimentá-la.”

Portanto, o alerta é de que não se arrisque. Brinque o carnaval de forma saudável, sem drogas ou bebidas, pois a alegria deve ser de explorar as emoções e não de anestesiá-las.

Bom Carnaval a Todos!


Ângela Cecília M. Rezende
Presidente do Conselho Municipal sobre Drogas
COMAD


Fonte: CAPE/DENARC – Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação – Divisão Estadual de Narcóticos. “Conseqüências do uso de drogas”. Curitiba, 2010.