Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Avenida Dom Domingos Gabriel Wisniewski

Pe. Pedro Odair Machado*

Com todo o respeito e carinho às autoridades de Apucarana e aos responsáveis pela melhoria da Avenida Central do Paraná e na condição de morador, apresento três propostas a esta Avenida, que é uma das mais importantes da nossa cidade. Os milhares de moradores a baixo da Linha Férrea e os usuários da Avenida Central do Paraná ficaram muito felizes quando se pensou em melhorar a pista.

A Avenida Central do Paraná tem um grande tráfego de veículos porque é uma alternativa de acesso a pontos importantes como também de atravessar a cidade evitando a Avenida Minas Gerais. Atualmente, as suas laterais são tomadas de grandes pontos comerciais. Por isso, acreditava-se que o mesmo trabalho implantado na belíssima Avenida Itararé, também fosse aplicado na Central do Paraná.

O atual Projeto para a Avenida Central do Paraná, pelo fato de deixar a pista um pouco mais estreita, está dificultando o trânsito, o comércio sem estacionamentos e os moradores sem onde deixar os seus veículos, especialmente, os grandes.

Na Avenida Central ainda, em volta da Igreja Cristo Rei do Jardim Diamantina, há vários cruzamentos que mesmo com a sinalização, os motoristas ignoram a preferencial. Transformou-se numa “roleta russa”. O pior está para acontecer!

Na Avenida Mato Grosso, onde passa a Linha Férrea, pensou-se numa ponte ou num túnel para dar mais uma alternativa aos veículos da parte de baixo poderem ir para o centro. Porém, da forma como as coisas caminham e com a força do poder adquirido, é possível que venha sobrar, pelos menos, uma passagem para os pedestres.

Primeira Proposta: Continuar a Avenida Aviação, com os mesmos limites e a mesma pavimentação na Avenida Central do Paraná. Isto é possível! Assim os moradores poderão parar os seus veículos pequenos, médios ou grandes, em frente à sua residência e os pontos comerciais terão estacionamentos para carga e descarga sem que haja problemas no tráfego.

Veículos grandes e os ônibus poderão utilizar a pista sem transtornos e sem riscos. Com a pista mais ampla, a convivência entre motoristas, motoqueiros e ciclistas será muito melhor até mesmo do que em outras vias da cidade.
Quanto aos ciclistas ainda, foi divulgado pelos meios de comunicação o Projeto de transposição da Linha Férrea e se comentou também de fazer nela uma via para os amantes da bicicleta que circule a cidade toda.

Segunda Proposta: para o problema da “roleta russa”, no Jardim Diamantina, criar a Rotatória Cristo Rei em volta da igreja matriz que irá embelezar mais ainda a Avenida Central do Paraná.

Terceira Proposta: A mesma Avenida que possui os nomes de Moções e Central do Paraná passe a se chamar Avenida Dom Domingos Gabriel Wisniewski para homenagear o segundo bispo da Diocese de Apucarana.

Talvez nenhuma destas propostas possa ser utilizada, porém sou muito grato pela atenção e o carinho recebidos. Que Deus abençoe e que Nossa Senhora do Desterro cubra a todos com o seu Manto Sagrado!

*Assessor diocesano da Pastoral da Comunicação
Pároco da Paróquia Cristo Rei de Apucarana – PR.