Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

domingo, 19 de dezembro de 2010

Para quem tem fé o Natal não acaba - Por Dom Jaime Luiz Coelho

Belo cartão de Natal trouxe-me esta mensagem: “Para quem tem fé o Natal não acaba”. Realmente, nesta época natalina, percorrendo as mais diversas manifestações, encontro o que dizia o Papa João Paulo II: “É necessário recuperar a verdade do Natal na autenticidade da verdade histórica e na plenitude do significado de que ele é portador.


O dado histórico é que – num determinado momento da história, em certa povoação da terra – de uma humilde mulher da estirpe de Davi nasceu o Messias, anunciado pelos profetas: Jesus Cristo Senhor.


O significado é que, com a vinda de Cristo, a história inteira encontrou em seu termo, a sua explicação, a sua dignidade. Deus veio ao nosso encontro em Cristo, para nós podermos ter acesso a Ele. O Natal traz-nos o anúncio de Deus ter decidido vencer as distâncias, transpor os abismos inefáveis de sua transcendência, aproximar-se de nós, até tornar sua a nossa vida, até fazer-nos nosso irmão”.


É este Cristo Histórico que comemoramos no Natal. O próprio Gandhi indu pagão, assim a Ele se refere: “O Cristo histórico é verdadeiro, sem nenhuma dúvida. Não se pode negar a autenticidade dos testemunhos dos seus apóstolos que nos referiram suas palavras e ações. Mas a história de Cristo é a mais verdadeira da verdade histórica: encarna a lei eterna ao amor.


Cristo, de fato, não só carregou sua cruz há 1900 anos, mas morre e renasce cada dia. O Cristo histórico está aí, na história da humanidade, pois, se qualquer professor de história da humanidade – acredite ou não em Cristo – terá que dizer: isto aconteceu Antes de Cristo, isto aconteceu Depois de Cristo. Ele, o Jesus Cristo, Filho de Deus, que veio ao mundo, dividiu a história dos homens.


Deus vindo ao nosso encontro faz-nos participara de sua vida divina, como lembra Gandhi: “Cristo não nasce apenas um dia por ano. Seu nascimento será um acontecimento constante, que poderá dar-se a cada uma de nossas vidas. Quando ouço cantar “Glória Deus e paz na terra” pergunto onde se presta hoje a glória a Deus e a paz na terra? Cristo é a maior fonte de força espiritual que o homem até hoje conheceu”.


Aquele que acredita no Cristo Histórico vive o Cristo da Fé e continuará celebrando o
Natal em todos os dias do ano, pois, realmente, “PARA QUEM TEM FÉ A NATAL NÃO ACABA”.


Dom Jaime Luiz Coelho
1° Arcebispo de Maringá-PR