Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Caro Dom Erwin, nosso querido Bispo da Prelazia do Xingu

Estamos aqui, nós Prelazia do Xingu, nesta tarde de sexta feira no dia 12 de novembro 2010, na frente da Catedral, nós do Conselho Pastoral da Prelazia, junto com os movimentos sociais de Altamira, para homenagear o senhor pelo prêmio Nobel alternativo da paz recebido pela comunidade internacional, juntamente com outras duas personalidades da Ásia e da África.

É uma grande honra para o senhor e para nós também, pois somos juntos, Igreja e sociedade no Xingu, na Amazônia.

Sabemos dos prêmios recebidos em outras oportunidades, como o prêmio “Alceu Amoroso Lima”, o prêmio pelo seu compromisso com os povos indígenas, todas manifestações de afeto e de justiça pelo seu trabalho em prol da Amazônia, em prol dos povos indígenas e em prol da vida.

Nós sabemos que estes prêmios tem valor, mas que o prêmio maior que o senhor e todos nós almejamos é o prêmio de sermos benditos do Pai quando virá nos chamar para a vida Eterna.

A sua luta de paz em favor dos povos indígenas, esquecidos na campanha presidencial que acabamos de assistir, junto com o esquecimento da reforma agrária contra o latifúndio, é um sinal de quanto este mundo político, está perigosamente esquecendo a nossa terra e as raízes dos nossos povos.

A sua luta de paz em favor dos meninos emasculados e das meninas vítimas da prostituição e a sua palavra contra a destruição da natureza preconizada e planejada na projetada construção da Barragem de Belo Monte, nos faz entender o seu compromisso com a vida.

A palavra do senhor é para falar a verdade em defesa da vida. Deus disse “ Não matarás” e Dom Erwin, nosso pastor, não tem calado, antes, tem falado alto e em bom som contra a arrogância e a truculência de um sistema que esta matando a vida fragilizada dos povos indígenas, da juventude e da mãe terra.

Obrigado Dom Erwin por este testemunho, por esta profecia.

Na história recente encontramos vários exemplos de pessoas da Igreja e da sociedade civil que lutaram pacificamente contra a ditadura, contra o latifúndio e em favor da vida: Chico Mendes, Ademir Alfeu Federicci (Dema), Irmã Dorothy, dom Helder Câmara, entre outros......... O senhor quer continuar a ser voz destas pessoas, que representam os povos do Brasil, em particular da Amazônia. Nós estamos do seu lado, como seus irmãos e irmãs de caminhada.

Fazemos isso movidos pela fé, movidos pela Palavra de Deus, pois o senhor é um homem de oração, de Eucaristia diária, de terço na mão, não é apenas um líder social, ecologista, um líder de defesa dos direitos humanos. O senhor procura ser a todo momento um homem de Deus. O Deus da vida é a ultima razão da sua vida.

Na história do século passado encontramos uma figura que no meio de uma gravíssima turbulência e tragédia soube falar forte contra uma visão da vida totalmente errada e totalitária: O nazismo com a sua ideologia racista. A comparação é parcial, mas não é estranha a este momento. Hitler era o homem que se fazia dono do mundo e levou à morte na guerra mais de 50 milhões de pessoas.

Houve um homem que junto com outros homens e mulheres, se destacou contra este sistema de morte: o bispo Clemente Augusto Von Galen bispo de Munster na Alemanha. Foi tão corajosa a oposição deste bispo contra o nazismo que o povo o chamou o Leão de Munster. Nunca o nazismo tinha recebido tão forte oposição como por parte deste bispo.

Tentaram amordaçá-lo, levantar o povo contra ele, como na Páscoa de 1935, mas o povo o apoiou com uma grande manifestação. Firme, o bispo Von Galen dizia contra o projeto de extermínio de deficientes, de velhos, de doentes mentais, crianças paraliticas: Não matarás”. E pregava: “ Grito: Exigimos Justiça!” As suas palavras pareciam trovões.

Colaborou na encíclica do Papa Pio XI contra o nazismo: Mit Brennenger Sorge” que condenava os erros da ideologia racista de Hitler em 1937. Famosos são os seus três sermões contra o nazismo em agosto de 1941. Como retaliação pela missão deste bispo prenderam padres, religiosos, freiras. Vários morreram nos campos de concentração.

Hoje, volto a dizer não é a mesma situação. Nós podemos falar, nós podemos gritar contra o grave perigo do capitalismo na teoria do neoliberalismo: economias que acabam com a vida dos pobres. Porém o sistema capitalista na sua arrogância de progresso, na sua primazia de lucro, do dinheiro acima de tudo, não se importa com os pobres, com os povos indígenas vítimas deste sistema, não se importa com a juventude manipulada nos seus ideais pela mídia. O que importa hoje é o lucroe a ganância. A Palavra de Deus nos alerta: A cobiça do lucro é a raiz de todos os males. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro.

Hoje não é mais um homem como Hitler contra a humanidade, mas é um sistema econômico que se coloca acima das pessoas e contra os pobres. Dá migalhas as pessoas, mas não muda o sistema que cria pobrezas, que cria miséria: um bilhão de pessoas massacrado pela fome.

Os povos indígenas, se a barragem for construída serão, o governo diz, indenizados, mas perderão para sempre a sua terra, a herança, o patrimônio das suas vidas e culturas. Há 500 anos que estes povos estão ameaçados.

Vejam no Haiti, depois da devastação do terremoto no começo deste ano e agora as vitimas do cólera.... E as ajudas humanitárias? E as promessas de reconstrução do pais?
Nesta luta esta em jogo um sistema de vida. De um lado é uma luta violenta travada nos bancos, no comercio de armas, das drogas, baseado no ídolo do dinheiro; de outro lado é uma luta pacifica, dos pequenos, dos pobres, dos povos indígenas, das CEB’s, dos movimentos sociais.

O nosso Bispo Dom Erwin está do lado dos pobres e contra este sistema de morte que esta aí, a vista de todos e nós estamos com ele, pois temos certeza que O Senhor, o Deus da vida está no meio de nós.

Por isso que nós estamos aqui, juntos, Prelazia do Xingu e Movimentos Sociais. Como no tempo do Nazismo o povo da cidade do bispo Von Galen apoiou o seu pastor o leão de Munster, nós hoje estamos reunidos, junto ao nosso bispo, nosso pastor o Leão do Xingu. O Papa Pio XII, pela coragem que o bispo Von Galen assumiu contra o nazismo, o nomeou Cardeal em 1946, em Roma e o Papa Bento XVI o declarou beato, feliz para toda a Igreja, em 09 de outubro de 2005.

Obrigado Dom Erwin por este dom da sua vida. Estamos juntos nesta tarde e sempre porque o Senhor nosso Deus está no meio de nós, Amém.

Padre Vicente Zambello 12.11.2010 Festa de São Josafat.