Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Por favor! Voto útil, não

Pe. Pedro Odair Machado*

A Igreja considera a política uma das formas mais nobres de fazer a caridade. A política é tudo que interessa a todos nós. Portanto, ela não tem a ver apenas com eleições, partidos políticos e etc. É a vida de cada um de nós, é o futuro da família, da saúde, da educação, do lazer, é o nosso futuro.

A Campanha “Voto não tem preço, tem conseqüências” que está sendo divulgada em todas as comunidades cabe aqui. O Voto útil é um erro que às vezes também acontecem até nas escolhas de alguém para assumir a coordenação de uma comunidade, associação ou movimento. –“Como não tem outro, vai este mesmo”. Por isso que muitas estruturas e organizações não caminham por incapacidade e mediocridade dos seus escolhidos.

A corrupção é uma das mais graves deformações da prática política e tem semeado no meio do povo a descrença. A corrupção contamina, espalha cheiro de podridão por todo lado. O político corrupto é alguém que não consciência, família nem amigos. O político corrupto é temido até pelos seus correligionários.

Não podemos votar naquele que quer ganhar a eleição por causa do cargo. Não podemos votar naquele que não possui uma cara partidária. Não podemos votar naquele que não tem consciência. Porque ele vai lutar pelos seus interesses, pelo prazer de estar no poder e fará de tudo para se manter nele. E quando estiver no cargo, irá usá-lo para perseguir o diferente e com certeza, o pobre e o necessitado serão ignorados porque ele não quer ter problemas. É o poder para ser servido e não servir.

Voto útil não! Graças a Deus podemos escolher. Talvez o meu candidato não é o da preferência da maioria, mas vou votar nele com a minha consciência. Se eu estiver enganado com o meu candidato, tomará que não ganhe. Pois, se ficarmos sem representantes, o povo está encontrando outros meios para conquistar os seus direitos.

E que os eleitos saibam que toda autoridade vem de Deus. Comportem-se como homens de Deus porque, um dia terão que prestar contas da missão recebida, acreditando ou não.

*Assessor diocesano da Comunicação
Pároco da Paróquia Cristo Rei em Apucarana (PR)