Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Via Campesina entrega a Lula carta com propostas para o Haiti

Ao Presidente da República Federativa do BrasilExmo. Luiz Inácio Lula da Silva

Sensibilizada com a enorme pobreza que afeta o povo haitiano, a Via Campesina Brasil enviou uma brigada de solidariedade àquele país em janeiro de 2009, com o objetivo de ajudar a resolver os problema de miséria, fome, analfabetismo, destruição ambiental e escassez de água. Nesse período, identificamos as principais necessidades do meio rural e construímos uma relação fraterna e solidária com o povo haitiano.

Em 12 de janeiro de 2010, como é do seu conhecimento, Sr. Presidente, o mais pobre país das Américas sofreu uma das maiores catástrofes da história. Um terremoto que destruiu a capital haitiana e ceifou milhares de vidas, criando condições que agravam e perpetuam a pobreza. Nesse sentido, a Via Campesina viu-se na responsabilidade de fortalecer a sua solidariedade.

A dimensão gigantesca da destruição nos exige somar esforços e potencializar a ajuda humanitária. Mas queremos ir além da urgente e indispensável ajuda de caráter emergencial. Queremos, como Via Campesina Brasil, contribuir com uma política que ajude a tirar o povo haitiano dessa condição histórica de pobreza.

Tendo em vista que, para aspectos de emergência, os Estado-Nações já estão realizando seus apoios, a Via Campesina se dispõe a trabalhar com 50 mil famílias de camponeses, priorizando nossa atuação no meio rural e nas questões estruturantes. Assim, juntamente com os movimentos camponeses do Haiti, foi construída uma proposta concreta de solidariedade ao povo haitiano, que demanda ajuda do governo brasileiro.

Plano de solidariedade ao povo haitiano:

1 – Estrutura para abastecimento de água para consumo humano, agricultura e pecuáriaVisa a construção de açudes e reservatórios, perfuração de poços artesianos e cisternas de polietileno. Necessidades:1.1 – Dois tratores de esteira, duas retroescavadeiras e dois caminhões (para transporte de máquinas)1.2 – 50 mil cisternas de polietileno (precisam chegar antes de abril, que é o período chuvoso)1.3 – Dois equipamentos completos para perfurar poços artesianos.

2 – Fortalecer a produção agrícola de alimentosVisa enviar sementes, ferramentas e os insumos necessários para a produção dos principais alimentos da população.Necessidades:2.1 – Sementes de hortaliças agroecológicas (pimentão, repolho, cebola, alface, cenoura, beterraba, outras), feijão (70 dias), feijão guandu, arroz de sequeiro, sorgo, milho.2.2 – Ferramentas (enxada, facão, picão, pá, foice, plantadeira manual, etc).2.3 – Cinco tratores agrícolas 75 HP.2.4 – Alimentos de necessidade imediata: feijão, arroz, leite em pó, quirera de milho (canjiquinha), etc. Articular apoio por meio da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).2.5 – 50 mil fogareiros: no Haiti, a base energética para cozinhar é o carvão vegetal. Com o deslocamento de grande parte da população para o campo, um dos primeiros problemas de escassez será a lenha, pois o país já tem 97% de desmatamento.

3 – Recursos Humanos emergenciais:Visa garantir a ida de uma brigada de 50 membros da Via Campesina Brasil para atuar emergencialmente no período de seis meses a um ano. Os trabalhos dessa equipe se darão nas áreas de construção de moradias, agricultura, construção de açudes, poços e cisternas.Necessidades:3.1 – Garantir deslocamento das 50 pessoas, com a perspectiva de ida no início de março.3.2 – Garantir a vinda de 120 jovens haitianos para o Brasil, com o objetivo de trocar experiências e estudar no Brasil para que possam retornar e contribuir com a reconstrução de seu país.

Diante dessas demandas emergenciais, vimos por meio desta carta solicitar do governo brasileiro o compromisso nessa tão importante missão de solidariedade aos pobres e explorados do Haiti.

Atenciosamente,

VIA CAMPESINA – BRASILMPA, MST, MAB, MMC, CPT, PJR, FEAB, ABEEF, CIMI E PESCADORES