Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A palavra importante na sua vida*

Estamos concluindo o primeiro mês do novo ano, iniciando o segundo em clima de quem curtiu férias, de quem viajou, passeou, e até de quem precisou continuar a lida diária sem muita folga. Tudo e sempre com o olhar no futuro, sem esquecer que temos os pés no momento presente. Assim, a palavra que não pode faltar em qualquer situação é o verbo “recomeçar”.

Recomeçar sem esquecer a história, uma vida vivida do jeito de cada um, com as pessoas que partilham conosco o mesmo caminho. Por isso, o caminho é marcado por momentos que fazem crescer, como também por percalços impensáveis, porém, reais.

Agora, sem querer consertar o passado, devemos estar dispostos a assumir o presente como ele é, com todas as suas exigências, partir para a novidade de cada dia como se fosse o primeiro dia da vida. Lá para trás ficaram as férias, os parentes, as coisas bonitas e agradáveis, também os desencontros e desajustes da convivência. Lá atrás ficou o que fizemos, como fizemos. Enfim, foi o que foi, agora se trata de recomeçar.

Assim tudo toma um ar diferente, um gosto diferente, um sabor “de quero mais”. Quando o desapego do passado é uma realidade, respiramos com dois pulmões e oxigenamos o cérebro e o coração não acelera.

Por isso, que o nosso Mestre recomenda: “Quem quiser ser meu seguidor, toma a sua cruz cada dia, e siga-me”. A cruz é sempre nova porque novo é cada dia. Pode ser a mesma de ontem, porém revestida da novidade de quem sabe recomeçar sem olhar para trás. Como cada momento é novo, a cruz é nova, o amor de Deus por nós é novo. O Pai Deus nunca se repete no amor.

Tudo se transforma quando a cruz de cada um, seja ela qual for, é carregada não como peso, mas como oportunidade de crescer e ser melhores. Ela não é tropeço, é sim trampolim. O segredo está em saber recomeçar sempre, como quem quebrou a melhor taça de cristal, herança do tataravô, e constata que chorar é perder tempo, e só faz aumentar o estresse.

Acredito que este é o segredo, a palavra não pode faltar neste recomeço de atividades, de volta às aulas, de rotina diária em meio à agenda repleta e quase sufocante dos compromissos: “recomeçar”. Vale sim e sempre valerá, manter o equilíbrio e lembrar que o único absoluto é Deus. Então, ao lado da sua capacidade pessoal de recomeçar sempre, não se esqueça da força indispensável que é a humildade de filhos em dobrar os joelhos diante do Pai Deus e ali colocar tudo em suas mãos.

Orar e orar, sem se cansar, é a fonte inesgotável de bençãos de quem nos ama incondicionalmente. Faça isso e viverá, você e sua família. Diante de tantos momentos difíceis em nós e no mundo, não temos outra saída a não ser orar recomeçando e recomeçar orando.

Nunca se desespere, não vá pelo caminho do “tudo está perdido”, deixe-se invadir pela graça de ser filho amado de um Pai Deus que é amor e que nunca deixa faltar nada, mesmo na hora do sofrimento e da dor. Nosso Deus é um Deus que participa em tudo e em todos, não fica alheio a nada, por isso nos ama com um amor misericordioso, infinito.

Ai daquele que não leva em seu coração um Pai Deus, que acolhe sempre sem olhar o ontem, dando a cada momento a graça de recomeçar. Assim, o caminho será sempre novo, porque novo é o amor do Pai Deus por você.

*Dom Anuar Battisti é Arcebispo de Maringá