Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Portugal aprovou casamento civil entre pessoas do mesmo sexo -

Vários membros da hierarquia católica pronunciaram-se sobre a proposta de Lei aprovada.
Dom Ilídio Leandro, bispo de Viseu, lamentou que o governo legisle “contra instituições que são naturais e fundamentais sustentáculos” da sociedade.

Já o Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, indicou que “o problema que está em questão não é a homossexualidade. Se a discutirmos, o discurso tem outros parâmetros. Neste momento está em causa a natureza do casamento. Que não é uma questão religiosa, antes cultural”.

“As culturas milenares consideram o casamento um contrato entre um homem e uma mulher, que dá lugar a uma instituição, a família. Mudar esta compreensão milenar do que é a família na humanidade pode ter consequências gravíssimas no futuro”, afirmou o cardeal.

Dom Manuel Clemente, bispo do Porto, reafirmou que o casamento é “baseado na alteridade homem/mulher, que está na base da construção da sociedade”.

“Digo isto como cidadão: há aqui um valor estruturante da sociedade, institucional, à volta de algo que a sociedade reconheceu de muito importante e, por isso, precisava de ser salvaguardado e promovido”, indicou.

Fonte: Zenit