Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Hoje as luzes se acendem*

Todos os anos nossa cidade tem um momento mágico que marca o início do tempo do Natal e o clima de fim de ano. As luzes da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória e as ruas da cidade são acesas para mostrar que vivemos um tempo diferente. Isto acontece hoje. Tudo toma um ar de festa, de alegria, é um tempo onde se misturam sentimentos religiosos de fé, onde o menino Jesus é o centro de tudo, com a figura do Papai Noel, velho simpático ilustrando as vitrines e o comércio. Neste clima de “misturança” fica a pergunta: O que vale mesmo neste mundo de tantas ofertas e procuras? Onde está o sentido verdadeiro da nossa existência? Que sentimentos cultivo no coração ao chegar o Natal e o fim de mais um ano?

Com certeza as respostas serão as mais variadas possíveis. Não importa o que você responde e sim o seu compromisso em fazer deste tempo, não só mais um tempo e sim, a oportunidade de recomeçar tudo de novo, dentro de você. O mundo e as coisas continuarão sendo sempre os mesmos se você não mudar o seu interior. Ali ninguém chega, só você pode abrir a caixa preta de sua vida e encontrar os erros e acertos e diante deles, pegando um por um, nas suas mãos, contemplar como quem tem diante de si o hoje como o único e o último dia da vida. Esperar o que, se não que você seja capaz de mudar?

Como é bonito contemplar uma Catedral iluminada, como é bonito ver as ruas da cidade coloridas para um tempo especial; podemos também nos alegrar e ficar contentes ao contemplar que em nós brilha uma luz nova, que vem dissipar as trevas do erro, do pecado, dos vícios, do consumismo, da violência, da maldade reinante no coração humano. Ninguém pode acender essa luz a não ser você. Mais do que contemplar um monumento religioso iluminado, chamando a atenção de todos os lados e ângulos, de quem mesmo longe pode admirar, precisa que você brilhe e ilumine.

Os técnicos, os eletricistas, colocaram desde o alto da cruz, até à base da catedral, centenas de metros de fios e milhares de pequenas lâmpadas, tudo calculado para iluminar. A luz só vai brilhar se for ligada a tomada central que apenas uma pessoa pode conectar. A tomada central está pronta, os fios elétricos estão todos instalados, só depende de você ligar na tomada certa, para que você brilhe em meio ás trevas e o Natal passe a ser a festa da luz em nós e o mundo mais iluminado.

A central elétrica é Jesus. Ele é a luz do mundo; se você não conectar com a fonte de nada adianta as luzes externas. Tudo passa, tudo é vaidade das vaidades, tudo é folclore que não passa do momento em que é apresentado. Só o Senhor Jesus pode acender em você uma luz nova, a partir do momento que você tiver a coragem de Nele conectar e brilhar. Todos os enfeites, toda a tradição de presépios, de árvores iluminadas, de troca de presentes, de distribuição de cestas aos pobres, de preces e cultos, de nada servem se não fizer de você uma pessoa apaixonada por Jesus e pelos valores do evangelho.

Para os não cristãos, os valores são os mesmos, todos lutamos pela vida e pela dignidade do ser humano, todos queremos um mundo melhor. Por isso que o Deus único e verdadeiro, faça brilhar em cada um de nós a verdadeira luz, para dissipar as trevas que impedem de ver o caminho do amor e da paz. Não tenhas medo: “Eu sou a luz, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”, disse Jesus.

*Dom Anuar Battisti é Arcebispo de Maringá