Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Três Padres de Maringá Homenageados Pelo MST

Por Pe João Caruana

Na oportunidade do XXVIII Encontro Estadual dos 25 Anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que aconteceu entre 14 e 17 de Outubro de 2009 no Assentamento Ireno Alves - Vila Velha - em Rio Bonito do Iguaçu – Paraná, umas 25 personalidades que apóiam o trabalho do MST no Estado durante estes anos, foram homenageadas, entre eles três padres que são ou já trabalharam na nossa Arquidiocese de Maringá são eles: Pe Zenildo Megiatto, Pe. Roberto Kuriyama e Pe. João Caruana.

Na placa comemorativa que recebemos esta escrito, após o nome de cada um e cada uma: "Somos fruto de sua Coragem, Dedicação e Ousadia. Continue na Luta" assinado MST 25 Anos!
Mas como foi dito por praticamente todas as ás pessoas homenageadas, quem merece mesmo estas palavras lindas são os integrantes do Movimento, homens e mulheres, jovens, adolescentes e crianças, que assumiram a luta pela terra pra valer, e enfrentaram e enfrenta todos os sacrifícios necessários, inclusive prisão e às vezes até a morte.

Cinicamente no 25º aniversário do MST vamos enfrentar mais uma CPI sobre a atividade do movimento no Congresso Nacional. A vida pode ser cínica mesmo, porque, na verdade, quem deve passar de uma varada séria numa CPI são o latifundiário, os ruralistas.

O melhor dom que o ser humano tem é a vida, e na luta pela terra no Brasil muitos perdem a vida, mas vejam só, os que perdem a vida são sempre os que estão do mesmo lado, o lado dos camponeses e da mesma forma os responsáveis pelas mortes, os assassinos são sempre os que estão do mesmo lado, o lado dos latifúndio!

Entendemos que o MST não vai ter medo dessa CPI, pelo contrário, bem trabalhada como vai ser, a parte da sociedade que sempre ficou aléia dessa luta, vai ter uma oportunidade para saber quem é quem nesta Terra da Santa Cruz!

Nota: o fato que três padres da nossa Arquidiocese foram homenageados por um movimento social de grande importância, é significativo. Isto confirma que a nossa Arquidiocese esteve presente nessas lutas sociais. Os nossos padres e religiosas e agentes de pastoral e fieis sempre fizeram presentes nas várias Romarias da Terra que a CPT organizou no Paraná, o dia de Primeiro de Maio, como confirma a Romaria desse ano em Paiçandu, culminando com uma Missa na escola do mesmo movimento social, sempre foi bem trabalhada. Então não seria um exagero dizer que o Movimento prestigiando estes três colegas, conscientemente ou inconscientemente estava homenageando a nossa Arquidiocese.
Podemos Melhorar? Sempre!