Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PARA ONDE O POVO DE DEUS CAMINHA?

Ao falar de povo e de caminho, logo vem a idéia do lugar onde estamos e aonde queremos chegar. Assim nos colocamos, cada dia, a marcar passos firmes, na realização pessoal e comunitária. Ninguém gosta de ficar parado, até mesmo as pessoas da terceira idade. Neste dinamismo, o “povo de Deus do Paraná”, representado pelos seus cento e setenta líderes, sendo vinte e dois bispos, celebrou no último fim de semana, a Assembléia Anual Ordinária, pela primeira vez fora da capital. Nós, com muita alegria, os hospedamos, fazendo o melhor possível. Posso dizer que foi um sucesso em todos os sentidos.

Como tema de estudo e reflexão, nos debruçamos sobre a “iniciação cristã”, ou seja, a formação religiosa do cristão batizado, que precisa amadurecer cada vez nas suas convicções, no seguimento de Jesus. É muito pouco ser batizado e ir à Missa. A missão de anunciar a fé que cultivamos, de manifestar a nossa alegria e satisfação em ser cristão hoje, não pode ser reservada a alguns privilegiados e muito menos ser reduzido à pratica do culto dominical. Por isso, a proposta que vem chegando, tem sua raiz nas primeiras comunidades cristãs. Alimentadas pela Palavra, pela partilha do pão e pela oração, não havia necessitados entre eles, tudo era comum e viviam radicalmente os ensinamentos dos apóstolos(cf.At 2.42).

Para iniciar, desde os pequenos até os adultos, neste caminho cristão, nós contamos hoje com sessenta mil catequistas no Paraná. Parece muito, porém a multidão com fome e sede de Deus, aumenta a cada dia que passa. Ao mesmo tempo, nos desafia saber como evangelizar. Não basta saber, conhecer academicamente os conteúdos da fé. O dinamismo cristão, hoje, nasce da experiência concreta do seguimento radical do Mestre. As pessoas precisam ver o testemunho de quem fez a opção por Jesus e serem atraídas para o mesmo caminho.

Essa é meta de todos, apaixonar-se pelo evangelho e pela prática do Senhor, o Bom Pastor. A tarefa desta paixão pelo evangelho não é só da comunidade e de seus lideres; é tarefa de todos, começando em casa, pela família, pelo pai e pela mãe, primeira sala de catequese. Ninguém substitui o amor carinhoso do colo de um pai e de uma mãe, conscientes da missão de transmitir a fé sem falsos temores. Não dá mais para lavar as mãos como Pilatos.

Está na hora de sair do comodismo ritualista, de quem quer se salvar fazendo o estritamente necessário. Está na hora de sair do casulo seco e protegido das convicções pessoais e buscar as verdades do evangelho. São estas que dão segurança no caminho e paz ao coração, de quem busca a eternidade. Está na hora de abandonar nossas seguranças materiais e nos colocar a caminho, na direção de quem crê que nesta vida tudo passa.

Está na hora de se perguntar para onde estou caminhando na vida espiritual, no meu relacionamento com o Criador do céu e da terra. Está na hora de se perguntar, aonde está o meu tesouro, pelo qual trabalhei e lutei até agora? Valeu a pena caminhar até aqui, ou ainda tenho dúvidas sobre para onde vai a caminhada da minha vida? Você faz parte deste povo que está a caminho. Tenha a certeza de que só um é o Caminho, a Verdade e a Vida: Jesus(cf.Jo 14,6). Ou você o encontra ou fica na multidão, como mosca tonta.

Dom Anuar
BattistiArcebispo de Maringá