Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jovem palotina apucaranense cuida de paróquia em Tocantins

Pe. Pedro Odair Machado*

A Irmã Anely Bortolotto, da equipe vocacional da Congregação das Irmãs Palotinas, conta que a Irmã Roseli tem que fazer a função de pároco na cidade de Itajacá, no estado do Tocantins, no Centro Oeste do Brasil. Conforme Irmã Bortolotto, a sua paróquia é pobre com muitas comunidades rurais e distantes. O padre preside uma missa apenas por mês. “São as religiosas que fazem a Celebração da Palavra, assistem os matrimônios, os batizados, atendem as pessoas e cuidam das comunidades rurais”, explica a Irmã Anely.
A Irmã Roseli da Encarnação, da Congregação das Irmãs Palotinas, realizou os seus votos perpétuos, numa Solenemente Celebração Eucarística, no dia 15 de agosto de 2009, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jardim Trabalhista, em Apucarana. O seu pai José Ângelo da Encarnação é falecido e sua mãe, Ivone Nascimento da Encarnação mora no Jardim América.
A sua mãe, dona Ivone fala que tem 02 filhas e 01 filho e a religiosa é a mais velha. Ela formou-se em Geografia, na FAFIJAN de Jandaia do Sul, e lecionou no Colégio São Bartolomeu, no Jardim Diamantina e na Vila Reis. Dona Ivone está muito feliz com opção da filha freira e diz que na família já teve uma religiosa e tem um primo que é Bispo de Itapetininga (SP), o Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto. “Desde pequena sempre foi muito religiosa, porém, quando ela completou os seus 25 anos surpreendeu a todos nós dizendo que desejava ser religiosa”, revela mãe.
De acordo com a Irmã Bortolotto, Roseli nasceu em Apucarana, onde cresceu, estudou, participou da sua comunidade paroquial como jovem engajada na Pastoral da Juventude, na Catequese e na Congregação Mariana “Em 1997, ela ingressou na Congregação das Irmãs Palotinas, através das nossas irmãs do Colégio Divino Amor de Arapongas”, acrescenta.
Roseli percorreu, segundo Anely, as etapas do Aspirantado, Apostulantado e do Noviciado quando ela fez os seus primeiros votos. “A partir dos cincos anos, se quiser, já pode fazer a profissão perpétua. Roseli decidiu fazer a sua Consagração Perpétua depois de uma longa preparação e livremente”, afirma.
A cerimônia foi presidida pelo Pe. Valdecir Ferreira do Serviço de Ação Vocacional (SAV) e concelebrada pelos Pe. Luciano Araújo da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. João Benedito dos Reis, vigário paroquial, e Pe. Marcos Donizete Bertanha, reitor do Instituto Filosófico de Apucarana. A equipe missionária contou com a presença das irmãs palotinas de Arapongas, da Irmã Anyr do Rio de Janeiro, das noviças do segundo ano e das jovens vocacionadas. “É com muita alegria que a Congregação das Irmãs Palotinas acolhe a irmã Roseli da Encarnação”, finaliza Bortolotto.

*Assessor diocesano de Comunicação
Pároco da Paróquia Cristo Rei em Apucarana (PR)