Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Entrevista com a articuladora dos assessores das CEBs na América Latina, Irmã Socorro Martines

Qual o objetivo dessa reunião de assessores das CEBs da América Latina?
Ir. Socorro Martines - Depois de participar do 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base começamos nossa reunião de assessores/as com muito entusiasmo, mesmo cansados, diante do intenso ritmo do Encontro.
O objetivo principal é impulsionar, reforçar os compromissos do 8º Encontro Latinoamericano e caribenho que aconteceu em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

Quais são as metas a serem atingidas?
Ir. Socorro Martines.
1 - Reforçar e criar redes entre as lutas solidárias: os movimentos sociais, economia solidária, ecologia, construção de uma nova cidadania e compromisso político, não isoladamente, mas em rede.
2 – Fortalecer as CEBs atualmente na América Latina e no Caribe, confirmados e animados pelo documento de Aparecida, aprofundando: identidade e reconhecimento, a espiritualidade das CEBs e a comunhão e articulação em todos os níveis.
3 – Acentuar a formação, inicial e permanente, dentro desta nova eclesiologia que surge do Concilio Vaticano II e do Magistério Latino americano e caribenho que nos levam a uma conversão pastoral e renovação eclesial (Da 366-367), destinada especialmente aos pastores, seminaristas, religiosos/as, agentes de pastorais e a todos que são membros das comunidades.
4 - Incentivar a comunicação e articulação como parte da identidade eclesial das CEBs, a nível paroquial e diocesano. Também socializar e divulgar as experiências e materiais através dos meios modernos de Comunicação.

Qual a metodologia utilizada?
Ir. Socorro Martines - Colocamos em comum nossa rica vivencia do Intereclesial e em seguida informamos ao grupo a respeito do departamento do CELAM encarregado de paróquias e CEBs com a articulação continental em que participou o bispo de Cruzeiro do Sul (AC), dom Mosé Pontelo.

Há alguma proposta para fazer chegar às bases da Igreja os resultados deste encontro?
Ir. Socorro Martines - Para impulsionar o revezamento das CEBs achamos conveniente escrever um folheto que orientasse e esclarecesse os trabalhos dos três grupos. Uma vez que devemos ter um esquema com suas diferentes formas de ser, se constituiu uma comissão de redação que entregará uma previa ao final de agosto, que deverá ser enviado ao grupo para sugestões. Este folheto será publicado em todos os países para os agentes de pastorais e será elaborada uma versão mais popular para os integrantes das CEBs. Esperamos que em janeiro de 2010 tenha sido publicado em todos os países.

Como as CEBs podem participar da Missão Continental proposta pelo CELAM?
Ir. Socorro Martines - Pretendemos realizar seminários intensivos de formação para as lideranças das CEBs, que favoreçam:
- Aprofundamento da identidade das CEBs para que saibam dar razão de nossas forças e esperança.
- Possibilitaremos a criação de equipes missionárias itinerantes
- Ajudar n superação de esquemas mentais reacionários que impedem a responder a realidade de nossa história.

Como está o trabalho das CEBs no Continente?
Ir. Socorro Martines - Haiti partilhou como foi o seminário intensivo naquele país, com uma alta porcentagem de animadores jovens. Os 37 participantes continuam os trabalhos com muito entusiasmo, formando novas comunidades e fortalecendo as existentes.
Outros países que partilharam sua experiência foram o Paraguai, Argentina, México, Republica Dominicana. Em todos estes países percebe-se um reflorescimento das CEBs impulsionados por Aparecida. O Brasil tem uma proposta concreta para os países amazônicos.

Quais são os outros temas em pauta?
Ir. Socorro Martines - Outros assuntos que constam da agenda é a otimização dos trabalhos dos assessores com a formação de diversas equipes para implementarem os compromissos assumidos no Encontro da Bolívia.

Além da reunião, tiveram alguma outra atividade?
Ir. Socorro Martines - Tivemos um passeio ao local da construção da hidroelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, olhando com olhos pastorais significa que desfrutamos a obra de Deus a contemplar a cascata. Por outro lado, vimos o preço que a natureza e a população pagará por este projeto.

Qual o significado deste encontro?
Ir. Socorro Marines - Este espaço dos assessores nos possibilita conhecermos mais e sermos amigos e amigas, unidos pela mesma utopia do Reino, ao compartilhar, celebrar juntos a fé para prosseguir nosso caminho pela mesma utopia do Reino, partilhar, celebrar juntos a fé para seguir nosso caminho em nossos países vivendo a experiência de ser seguidores de Jesus em meio ao povo pobre.

Como encerrou o encontro?
Ir. Socorro - Com uma eucaristia presidida por dom Moacyr Grechi, do qual desfrutaremos da sua companhia, seu senso de humor, seu jeito de ser pastor tão evidente ao longo da preparação do Intereclesial e especialmente sua significativa presença na Romaria das Comunidades na qual se fez peregrino com o povo ao longo dos vários quilômetros caminhado.