Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 25 de junho de 2009

UM NOVO PLANO EVANGELIZADOR*

Na missão que toca a todos nós, bispo, presbíteros, leigos e leigas convocados para levar a todos a Boa Notícia, que liberta e salva, nos colocamos à escuta dos sinais dos tempos e à voz do Espírito. Fizemos um caminho juntos, no qual dedicadamente passamos pelo ver, pelo julgar e a fim de culminar no agir. Dentro deste método, todos, desde a base, das pastorais e movimentos, participaram de forma direta e decisiva na busca de um novo caminho. Assim, culminamos em uma Assembléia bonita, repleta de representantes de todos os segmentos da ação evangelizadora. Foi lindo sentir o Espírito atuar de forma tão coerente e atual.
Como parte deste processo todo, está chegando, em nossas mãos, um novo Plano da Ação Evangelizadora para os próximos quatro anos, em nossa Arquidiocese. Um plano que nos une em prioridades, metas e objetivos comuns. Lançado oficialmente em 02 de julho passado, na presença dos presbíteros e dos leigos e leigas, professores e alunos da Escola de Teologia, passa a ser um marco referencial e operacional, para todos as ações que, em nossas paróquias, pastorais e movimentos são efetivamente planejadas. Não se trata de uma nova revelação e sim, de um caminho que escolhemos juntos para atuar, aqui e agora, a evangelização. Eu disse “atuar”, ou seja, tornar “ato”, realização concreta do mandado de Jesus: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”.(Mc 16,15) Não se trata, então, de uma camisa de força e muito menos, um esquema para matar carismas e ministérios, sinais da vitalidade pastoral.
Sem nenhuma dúvida, o “plano” é o único meio para que, em comunhão e participação, sejamos verdadeiros protagonistas na missão de anunciar, a todos, o projeto de Jesus. O clamor dos valores do evangelho e dos documentos da Igreja estão condensados em um pequeno Plano evangelizador, cuja característica é fazer discípulos e missionários de Jesus Cristo. Desde o começo, fomos convocados a elaborar; agora, somos chamados e enviados a colocar em prática, a partir das mais variadas iniciativas que possam brotar das prioridades assumidas, em unidade. Nunca podemos esquecer: “Vale mais, o menos perfeito feito juntos, do que o mais perfeito feito sozinho” .
Fomos chamados e enviados a uma missão, cujos frutos não serão méritos nossos e sim, da ação do Espírito, “que sopra onde, quando e como Ele quer” . Somos servos e servidores, em uma Igreja servidora, cujo dono é o Senhor Jesus, a pedra angular, o Bom e Amado Pastor, que veio “dar vida e a vida em abundância”. Sem medos e sem falsa modéstia, vamos ser ousados e corajosamente criativos, para que na luz do Espírito Santo e na comunhão entre nós, sejamos atores, e não meros expectadores, de uma Igreja missionária a serviço da vida.

*Dom Anuar Battisti é arcebispo metropolitano de Maringá