Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Oração pela unidade dos cristãos*

Estamos em plena semana de oração pela unidade dos cristãos. Neste ano, o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs(CONIC) que, todos os anos, organiza e coordena os trabalhos do ecumenismo no Brasil, escolheu como tema uma frase do profeta Ezequiel: " Unidos na Tua mão" (Ez 37,17). Nesta busca de unidade, na diversidade de religiões cristãs, não contam as diferenças e sim as semelhanças. Buscar o que nos une e não o que nos divide. O nosso ponto de união está fundamentalmente na Palavra de Deus.

Em Maringá participam: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, IPU - Igreja Presbiteriana Unida (de Marialva). O Pastor Estives e sua esposa Maria, membros da Igreja Metodista, participam, por iniciativa própria, desde o início desta caminhada ecumênica. A nível nacional, além destas, participam a Igreja Cristã Renovada e a Igreja Siria Ortodoxa Antioquia. Além das Igrejas membros participam: a Igreja Batista, Assembléia de Deus, Metodista, Sara Nossa Terra e outras.

A nossa programação, está sendo realizada da seguinte forma:

24.05 na Igreja Luterana - Maringá
27.05 às 20h00 na Paróquia São Silvestre - Maringá
28.05 às 20h00 na Igreja Presbiteriana de Marialva
29.05 às 20h00 na Igreja Católica - Matriz – Nova Esperança
30.05 às 19h00 na Paróquia Santo Antônio- Maringá
“Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos queremos esquecer nossas mínimas diferenças e relembrar as palavras de Jesus sobre a importância de nossas semelhanças como cristãos”. Para o Reverendo Luiz Alberto, secretário geral do CONIC: “As afinidades das Igrejas Cristãs em torno de Jesus são mais fortes do que as diferenças”. Ainda segundo o reverendo Luiz Alberto, o tema deste ano “Unidos na tua mão” (Ez 37, 17), foi proposto pela Conferência Episcopal da Coréia do Sul. A motivação para a escolha é a divisão das duas Coréias [Sul e Norte]. “Com a escolha os bispos daquele país lembram que há a necessidade urgente da unidade entre esses dois países”.

O presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Alberto Moura, diz que o evento é a maior manifestação de unidade entre os cristãos do mundo inteiro. “A Semana é fundamental para os cristãos de todo o mundo. A celebração visa unir as Igrejas no seguimento de Jesus Cristo como um só pastor e nós como um só rebanho”. Certamente, com as semanas de oração pela unidade, é um bom inicio para reunir as nossa igrejas ao redor do clamor de Jesus em seu discurso de despedida. “Para que todos sejam um, como tu Pai, estás em mim e eu em ti.... para que o mundo acredite que tu me enviaste”(Jo 17,21)

Esta semana é uma oportunidade para atar laços de comunhão, respeito pelas diferenças e para abrir espaços para o diálogo franco e aberto, a fim de, juntos, construirmos a unidade querida por Jesus. Nesta época de grandes avanços tecnológicos, nós precisamos avançar mais na direção da unidade e não ficar atacando como donos da verdade. Queremos mais uma vez estimular a formação de núcleos ecumênicos locais para celebrar a Semana, especialmente pensando em 2010, quando teremos mais uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, com o tema Fraternidade e Economia.

Saudemos a todos com as palavras bíblicas que nos dizem:

"Que todos sejam um em tuas mãos" (Ezequiel 37.17).


*Dom Anuar Battisti é arcebispo de Maringá-PR