Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

terça-feira, 28 de abril de 2009

Sem chuva há 22 dias, bombeiros registram dez focos de incêndio diariamente na região de Maringá

Depois de 22 dias sem chuvas em Maringá, o tempo seco tem facilitado o surgimento de focos de incêndios florestais e em campos de vegetação rasteira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o número de ocorrências já é três vezes maior que em todo mês de abril do ano passado. Em média são recebidas dez chamadas por dia no horário de pico que vai de 13h até 17h.

"Constatamos que 100% das ações de queimada são de responsabilidade humana", afirmou o tenente Marllon Luis Pensak, da comunicação social do Corpo de Bombeiros. Ele alertou que pessoas que forem pegas ateando fogo no mato seco ou forem identificadas como responsáveis por queimadas estão sujeitas a dois tipos de punições. Multa que varia de R$1 mil a R$ 50 milhões (multa máxima para crimes ambientais) ou prisão que varia de seis meses a quatro anos de reclusão.

Como a maioria das chamadas acontece quase que no mesmo horário, o tenente pediu paciência à população sobre ocorrências que não demandam muito risco. "Priorizamos ocorrências que oferecem risco às residências", disse. Na última semana um foco de incêndio acabou atingindo um quiosque comercial de venda de imóveis em um loteamento, que ficou completamente destruído.

Alguns cuidados podem ser tomados. Quem residir próximo de locais que propiciem focos de queimadas, como campo com vegetação seca, deve deixar o local limpo para dificultar a propagação do fogo. Há cerca de uma semana a possibilidade de incêndio é considerada extrema na cidade.

Fonte: JM