Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 2 de abril de 2009

IRINEU REGIANE: MERECE SIM UM COMENTÁRIO!

Nestes dias recebi a triste noticia que o agente de pastoral da paróquia Santa Terezinha em Sarandi, Irineu Regiane, veio a falecer. Merece serlembrado sim porque era um homem extraordinário. Ele tinha umadeficiência grave, as pernas curtas e nem era capaz de levar a mão para saudar, mas não se deixou abater, ele mostrou uma vontade de viver e trabalhar que não é comum! Um exemplo não só para cidade dele, mas por toda região, e porque não pelo Brasil e o mundo inteiro.

Com deficiência seria nos pés e nas mãos, ele junto com parentes e amigos, conseguiu transformar um "Fusca" num carro com três rodas, com embreagem, freio, e volante especial que o permitia andar por todos os lugares, trabalhando divulgando propaganda, pensando bem, um outro desafio: colocar e tirar fita ou CD, alem de dirigir ao mesmo tempo, com certeza com muita prudência, já que só acidentou por uma vez e não foi muito grave, graças a Deus.

Conheci bem a família dos "Regianes" desde o inicio da minha chegada emS arandi quase 25 anos atrás. Juntos com o irmão Rubens animaram muitoa Pastoral da Juventude. Irineu ficou firme na caminhada da liturgia, adaptamos o microfone para ele e vencendo os obstáculos ele subia até o altar para fazer a leitura e muita vez atuou como comentarista. Com muita ousadia animava a Comunidade Eclesial de Base (CEB) de onde morava, trazendo o comentário pronto, digitado por sim mesmo em seu computador.

Ele digitava usando a boca. E não cansava. Um dia nós decidimos deimprimir as leituras dominicais dos três anos. Quem imprimiu para nós mêsapos mês por três longos anos? Irineu!

Merece ser lembrado ou não? Um homem cheio de talentos e sempre alegre.
Irineu envolveu na vida publica da cidade se tornando vereador.

Ele casou com dona Severina que já tinha quatro filhos e ela ficou leal a ele,como ele a ela! Irineu encontrou toda ajuda também da irmã deleInez, fazendo companhia a ele no carro! Pe. Sidney Fabril presidiu ocasamento dele no salão paroquial, se não estiver enganado em 1992, ano em que estava de ferias na minha terra.

Eu sempre dei trabalho de som para ele, mesmo na minha paróquia nova de SãoSilvestre. Quem conheceu o admirou. Ultimamente reparei que estava cansado.

Cabe a família ver o melhor uso que pode ser feito com o caro dele. Asopções são varias!

Obrigado Irineu pela sua vida verdadeiramente extraordinária! Partindo do seu testemunho de vida, podemos sim encorajar muita gente que sofrem desanimo, solidão, .... Irineu um vencedor que superou os limites. O berço e a fé, os dois, ajudaram ele vencer!Uma grande luz num mundo de pessimismo.

A vida de Irineu se tornou "verdadeira luz e verdadeiro sal" para muita e muita gente.

Padre João Caruana