Domingo é comum encontrar pessoas caminhando ou correndo, jogando bola ou, até mesmo, deitadas relaxando embaixo de uma sombra na Praça da Catedral.
No próximo dia 8, porém, haverá uma situação inusitada na praça.
O Grupo Muzenza de Capoira vai fazer um 'aulão' de capoeira aberto a quem quiser participar.
O diferente não está na presença dos capoeiristas ou da aula em si, mas no fato de que ela se repetirá durante todos os meses de março e, para participar, o interessado deverá doar uma revista em quadrinhos.
As revistas serão doada para a Gibiteca da Escola Municipal Professora Darci Mochi, de Sarandi.
A idéia de criar uma gibiteca partiu da supervisora do colégio, Márcia Wisniewski, como uma forma de incentivar a leitura entre os alunos.
A idéia de criar uma gibiteca partiu da supervisora do colégio, Márcia Wisniewski, como uma forma de incentivar a leitura entre os alunos.
Entretanto, havia o problema de onde encontrar o acervo, já que a biblioteca da escola não dispõe desse tipo de publicação.
Uma solução para esse problema surgiu quando o estudante de educação física e professor de
capoeira Reginaldo Calado de Lima, conhecido como Antena, fez um estágio na Escola Darci Mochi.
Ao saber do projeto da criação da gibiteca, ele teve a idéia de aproveitar os aulões que o Grupo Muzenza realiza periodicamente na praça da Catedral para divulgar a capoeira como uma forma de conseguir o acervo de gibis de que a escola necessita.
Para aumentar o número de doações, mesmo quem não queira fazer a aula poderá doar as
revistas.
Para tal, basta ligar para o Grupo Muzenza (fone 44-3026-2909), que alguém se encarregará de levar as doações até o colégio.
Antena explicou que as aulas na praça da Catedral serão realizadas todos os domingos de março, com a participação de todo o grupo Muzenza de Maringá. “Nós entramos na campanha por achar válida como incentivo à leitura, principalmente porque o brasileiro não cultiva o hábito.
Com a gibiteca, a criança terá condições de desenvolver esse hábito”, explica.
Depois da aula, haverá uma roda de capoeira tradicional, aberta a todos os presentes, independentemente de terem participado, ou não, das aulas.
“A roda é espontânea, não tem regra do que pode fazer ou não. A espontaneidade é outra característica importante da capoeira”. Ao contrário, da aula, não é preciso doar o gibi para participar da roda.
As aulas de capoeira com o Grupo Muzenza serão realizadas todos os domingos de março, às 15 horas, na Praça da Catedral. Os gibis devem ser entregues no próprio local.
Faça sua doação e caso não possa levar no ponto de entrega, entre em contato com o grupo muzenza e um dos professores terá prazer em buscar sua doação em qualquer local da cidade.
Venha prestigiar a capoeira uma das mais belas manifestações da cultura popular e aproveite para incentivar uma criança ao hábito da leitura.