Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PT COMEMORA 29 ANOS

TEXTO ESCRITO POR FLORISVALDO (SEC.GERAL PT-PR)

No dia 10 de fevereiro, o PT comemora 29 anos de muito desafio, luta e conquistas. PT inovou na forma, postura e método de fazer política. Partido que tem em seu objetivo estratégico a superação do capitalismo pela via democrática e soube também fazer a crítica ao socialismo real.

Enfrentando todas as adversidades, o PT ganhou musculatura atingindo quase um milhão de filiados, está presente em todos os Estados, já governou prefeituras, governos de Estados, conta com um expressivo número de parlamentares em todas as esferas do legislativo e, com o Lula eleito e reeleito, a Presidência da República. Faz um governo inteiramente voltado para as pessoas, principalmente as mais pobres e agindo no sentido de reduzir as desigualdades sociais e fortalecimento da Democracia.

Para construir a força que o PT tem hoje, foi necessário muita ousadia de seus dirigentes e militantes que souberam fazer a leitura da política e estabelecer estratégias para romper amarras que impediam os trabalhadores de ter organização partidária e disputar os espaços institucionais.

Para alcançar os objetivos foi muito importante a relação do partido com os movimentos sociais de esquerda como a CUT, Central Única dos trabalhadores que expressava a organização do novo movimento sindical e com objetivos muito próximos do Partido dos Trabalhadores e que travou uma luta sem tréguas em defesa dos trabalhadores. O Movimento Sem Terra, com sua luta contra o latifúndio e por uma ampla Reforma Agrária. Os diversos movimentos populares como os de moradia, as associações de moradores e as organizações na base da igreja. Os movimentos setoriais que lutam contra o preconceito e as discriminações de toda ordem na sociedade brasileira como o movimento de mulheres, de negros e negras, das comunidades indígenas, meio ambiente, contra o trabalho escravo e infantil, educação, saúde e tantos outros.

Em toda esta trajetória, o PT enfrentou dificuldades. As elites brasileiras nunca admitiram a existência do PT e por isso, o tempo todo tentaram incriminar o partido associando ao terrorismo, banditismo, arruaceiros e tantos outros adjetivos como o caso de Leme, Abílio Dinís, Farcs, mensalão, dólar de Cuba e tantos outros casos. Entretanto, o PT soube enfrentar cada momento desses e não vacilou quando teve que punir militantes que cometeram algum desvio, aliás único partido que na crise do mensalão teve coragem de olhar para dentro, fazer a reflexão do processo, punir envolvidos e pensar caminhos para impedir que situações desta natureza se repita. Por isso, o PT aprovou em seu III Congresso a elaboração de um Código de Ética e colocou a necessidade de uma ampla Reforma Política para o País.

O PT desafiou todas as dificuldades e foi às ruas se somando com todas as forças democráticas pelas Eleições Diretas, por uma nova constituição, pelo Fora Collor, contra as privatizações neoliberais, contra todos os entulhos do Regime Militar e apoiando todas as lutas por liberdade e ampliação da Democracia.

Hoje o PT é referência partidária importante no Brasil e no mundo. É parte importante na grande transformação política que está acontecendo no Brasil e América Latina que depois de séculos de governos voltados apenas para uma elite concentradora e sucessivos golpes de direita, experimenta um período de Democracia e políticas voltadas para a maioria da população.

Com tantas vitórias, e tantos desafios pela frente como a luta por uma Reforma Política ampla, Reforma Tributária e ainda a dura luta para continuar um projeto de inclusão social, vencer os preconceitos que ainda permanecem, a violência que desafia toda a sociedade e fortalecer cada vez mais a Democracia para impedir qualquer tentativa das forças autoritárias que hora ou outra se apresentam travestidos de novidades, temos mais é que COMEMORAR!!!!!!!.