Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SOLIDARIEDADE COM O POVO CATARINENSE

Diante da triste realidade causada pelas enchentes, o povo brasileiro se sente solidário e disposto a colaborar, a fim de diminuir o sofrimento daqueles que, repentinamente perderam tudo, inclusive a vida de familiares. Neste sentido, quero trazer aqui a nota que a CNBB publicou recentemente.

Na semana passada, falei com Dom Murilo, nosso segundo Arcebispo; ele dizia que realmente é uma situação profundamente dolorosa. Precisam de tudo, mas o mais importante necessário agora, são recursos financeiros. Por isso, a Arquidiocese de Florianópolis abriu uma conta bancária, cujos recursos serão destinados através da própria Arquidiocese. Ação Social Arquidiocese de Florianópolis/Flagelados SC 2008. Agência Banco do Brasil 3174-7 Conta Corrente 17611 – 7.

“O Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB, reunido em Itaici, manifestou solidariedade a todos os atingidos pelas enchentes no Estado de Santa Catarina. Em nota, a CNBB diz que os bispos oferecem as preces da Igreja “pelos que perderam sua vida”. Que “a fé e a esperança cristã confortem a todos na reconstrução de suas vidas e de seus bens”, diz o documento.

Os bispos também chamaram a atenção para as questões ambientais. “As intempéries da natureza evocam os cuidados e a responsabilidade de todos nós para com a ecologia e o meio-ambiente, tão agredidos. A terra é dom de Deus e casa de todos e, como tal, deve ser preservada. Reafirmamos assim o valor fundamental e primário da vida, que a Campanha da Fraternidade deste ano fez ecoar em todos os recantos do Brasil: “Escolhe pois a Vida” (Dt 30,19).

Suplicamos as bênçãos de Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, em favor de todas as famílias enlutadas e de todos os que sofrem com as enchentes e suas conseqüências. Mesmo na provação e na experiência da cruz, nós cristãos, inspirados no ensinamento do Apóstolo Paulo, repetimos: “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus.” (Rm 8,28).””

Esta é a hora de ouvir do Mestre: Vinde benditos de meu Pai e tomai posse do Reino preparado para vós e seu anjos, porque tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, estava nu e me vestistes, estava peregrino e me acolheste, estava doente e foste me visitar, preso e foste me ver. A pergunta não podia ser outra. Quando foi que te vimos com fome, com sede, nu, peregrino, doente ou preso? Jesus responde: “Tudo o que fizeste ao menor de meus irmãos, a mim fizeste(MT 25, 15). Não só em tragédias como esta de Santa Catarina ou de outras situações semelhantes. O Reino de Deus é uma conquista diária, amando concretamente a cada um, como presença viva concreta de Jesus.

O Natal está chegando, e a solidariedade é a manifestação mais forte de nossa fé em Jesus, que vive e está entre nós, principalmente nos pobres, flagelados e os descartados do convívio social. Preparar a festa do maior aniversariante da humanidade, significa dobrar os joelhos e orar, abrir as mãos e o coração e partilhar. Assim teremos um Natal diferente, que deixa marcas de felicidades para sempre e não somente enquanto duram as luzes, enfeites e comilanças. “Cuidado! Ficai atentos porque não sabeis quando chegará o momento”(Mc 13,33).

Dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá