Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Texto para folhinha 2009 Paróquia São Silvestre

CAMPANHA DA FRATERNIDADE:
A face de uma Igreja profética e comprometida com a caminhada do Povo de Deus.

O Mistério Pascal de Jesus Cristo é Celebrado na Igreja durante o Ano Litúrgico, que se inicia no primeiro domingo Advento que é um tempo forte de preparação e espera para festejarmos o Natal e a Manifestação do Senhor Jesus na vida da gente. No Advento não vivemos um tempo penitencial mas a espiritualidade que permeia o Advento é de vigilante espera pela chegada do amado Senhor.

Posteriormente, para bem celebrarmos a Páscoa do Senhor e a nossa Páscoa na dele, a Igreja propõe outro momento forte, agora convidando a penitência e a conversão dos nossos corações de tantos crimes cometidos em desamor a nossa vida e à vida do próximo, é um momento especial de parada para rever nossas atitudes e as atitudes da sociedade em que vivemos, este período é chamado de Quaresma.

A Liturgia da Palavra de cada domingo quaresmal é um itinerário para descobrirmos os pontos que somos convidados por Jesus para melhorar em nossas vidas e estarmos purificados para Celebrar de coração sincero, na pureza, na verdade sua Páscoa, ressurgindo de nossos sepulcros com Ele.

Por isso é que neste tempo de conversão a Igreja no Brasil propõe motivos para serem meditados em comunidade através da Campanha da Fraternidade (CF). A cada ano temos um tema relevante vida em sociedade a ser refletido, discutido e celebrado, percorrendo um caminho de conscientização que leva-nos a mudanças pessoal e social. A CF é fruto do espírito critico e participativo das Comunidades Eclesiais de Base, cuja caminhada fora reafirmada na Conferencia do Episcopado latino-americano de Aparecida em maio de 2007.

Este ano a folhinha da Paróquia São Silvestre I, de Maringá, vem fazer memória e trazer presente os temas já discutidos nas CF durante este tempo de caminhada, pós Concilio Vaticano II e das conferências latino-americanas de Medelin e Puebla.

Ao longo de 45 anos da CF a Igreja já discutiu temas como Renovação da Igreja e do Cristão; a realidade social e existencial de todo o povo brasileiro: problemas da violência, da fome, da saúde, dos carcerários, do menor abandonado, problema da distribuição da terra, dos povos indígenas e outros mais. Temas que a igreja abordou com senso profético e algumas foram ecumênicas com participação de outras Igrejas Cristãs .

As Comunidades da Paróquia desejam a todos um Feliz Ano Novo e lembre-se de que juntos somos mais.