Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Carta dos Participantes do II Oestão das CEBs

Nós, participantes do II Oestão das CEBs juntamente com Dom Afonso Fioreze, bispo responsável pelas CEBs do Regional Centro Oeste da CNBB, em preparação ao XII Interclesial das CEBs, vindos dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal, reunimo-nos na Universidade Católica de Brasília de 17 a 19 de outubro de 2008, para efletirmos o tema: CEBs Ecologia e Missão, “do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”.

Olhando a realidade em que vivemos, percebemos novos sinais que desafiam nossa caminhada:
• A “falência” do modelo econômico neoliberal desencadeada pela queda da economia no centro do poder econômico mundial (EUA e Europa);
• O aquecimento global que apresenta uma terra com “febre” e que ameaça a vida;
• A emergência de novos sujeitos históricos nas sociedades latino-americanas;
• A destruição dos biomas do Cerrado, Pantanal e Amazônia.

Iluminados e iluminadas pela fé bíblico-profética, à luz do documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, entendemos que a missão das CEBS, hoje, deve priorizar as dimensões:
• A ação missionária Macro-Ecumênica promovendo e defendendo a vida nos seus vários estágios e formas, com atenção especial à pessoa humana ( cf. DA 65);
• A espiritualidade libertadora, reafirmando o compromisso de articular fé e vida (cf. DA 172 a 179), engajando-se nas lutas de transformação da sociedade e nos movimentos populares.

Como gesto concreto assumimos a campanha “Ficha Limpa”, colhendo assinaturas a fim de apresentar a Lei de Iniciativa Popular de Inelegibilidade de candidatos em débito com a Justiça.

Em clima de celebração, vivenciando a esperança e a alegria, alimentados e alimentadas pelo testemunho dos mártires da caminhada, instamos as CEBs a prepararem-se, em espírito de comunhão eclesial, para o XII Intereclesial, a realizar-se na Amazônia brasileira, especificamente em Porto Velho, de 21 a 25 de julho de 2009.
Sob a intercessão de Maria Aparecida, a mãe dos pobres e as bênçãos da Trindade Santa, Amém, Axé, Auere, Aleluia!
Participantes do II Oestão das Cebs
Brasília, 19 de outubro de 2008