Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

VOTE! VOTE CONSCIENTE

Em pleno ritmo de pleito eleitoral, a preocupação de muitos está na pergunta: Em quem votar? Apesar dos programas de rádio e de TV, das bandeiras e decalques nos carros, se faz necessário conhecer a vida e a história daqueles que devem ser escolhidos pelo voto livre e consciente. Votar é um ato democrático e participativo de todo cidadão que quer construir uma sociedade justa e solidária, cujo objetivo principal é a construção do bem comum.

“Tanto o bom, quanto o mau pastor se preocupa com as ovelhas. Há, porém, uma grande diferença: o bom pastor está atento ao bem estar e às necessidades permanentes das ovelhas. O mau pastor olha as ovelhas com interesse pessoal: cuidar dela, protegê-la, alimentá-la, mas para tirar vantagem: tirar sua lã e comer a sua carne. Assim é na política. O bom candidato se preocupa com o eleitor, sempre. O mau candidato olha o leitor com interesse pessoal. Ganhar seu voto e, depois, sumir, esquecer”.(Cartilha de orientação política n.3).

Por isso, coloco aqui algumas qualidades para a escolha dos candidatos que merecem o nosso voto. Candidatos que: “Defendem a dignidade da pessoa humana e da vida desde a concepção até a morte natural; honestidade pessoal; compromisso honrado e transparência; compromisso com políticas públicas; capacidade de administração; candidatos comprometidos e não oportunistas; campanha modesta. Importantíssimo: Vote em candidatos que defendam a vida, a família e promovam a educação, a solidariedade para com os mais pobres e se comprometem com a construção de uma cultura de paz”. Desconfie sempre de candidatos sustentados por campanhas financeiras milionárias que facilitam a compra de votos, pois eles utilizarão o seu mandato político para recuperar o investimento realizado(Cartilha de orientação política pg 10 e 11).

O futuro de nossa cidade vai tomar o rumo que nós desejamos, confiando em pessoas que durante quatro anos tomarão as decisões em nosso nome. Por isso não se trata só de um dia de votação e escolha, mas de um tempo longo no qual todos os leitores tem o dever de acompanhar cada passo da administração, de maneira especial dos trabalhos da Câmara dos Vereadores. Essa é uma grande oportunidade para exercermos a nossa cidadania. É o único momento que podemos decidir; o poder do voto está na mão de cada eleitor. Poder para decidir os rumos de nossos municípios, onde as necessidades básicas devem ser atendidas, como: saúde, educação, segurança, transporte, saneamento básico, moradia, etc. Esta é a hora de fazer valer os nossos direitos, confiando em pessoas capacitadas.

Este é o tempo propício para uma escolha consciente e livre, na qual entregaremos uma procuração assinada para alguém de confiança administrar a cidade e o município onde moro durante quatro anos. O futuro de nossos municípios será o nosso futuro. O nosso voto tem a capacidade de mudar os rumos da nossa cidade e do Brasil. Então não posso deixar de votar, não posso votar em branco, e nem anular o meu voto, porque agindo assim serei omisso, falso e excluído de todo o processo democrático. Como cristãos e tementes a Deus sabemos que se faz necessário contar com as luzes do Divino Espírito Santo, como nos diz o Salmo 40,1: “Esperei confiadamente pelo Senhor, ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”. Orar hoje para escolher e orar pelos escolhidos, para que sejam fiéis até o fim.

Dom Anuar Battisti
Acebispo da Arquidiocese de Maringá