Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Autoridade, todo poder vem de Deus!

Pe. Pedro Odair Machado

            A Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo nos convida para um momento de reflexão maior quanto à consciência que todos devemos ter de nosso tempo e vida a caminho do definitivo, a vida eterna.

Na oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus Cristo, pedimos a Deus que o seu Reino venha a nós. Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Você está dizendo que eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade. Todo aquele que está com a verdade, ouve a minha voz” (João 18,37).

Vivemos num mundo, cheio de “verdades”. São tantas formas de ver a verdade, mesmo nas Igrejas que até confundem a nossa cabeça… Há aquele que procura fabricar a sua pequena verdade pessoal… Como também aquele que maquiavelicamente espalha mentiras como verdades pois, uma mentira falada por diversas vezes passa ser aceita como uma verdade.

Há ainda aquele que separa a fé da vida. Este defende que uma coisa é estar na Igreja orando e outra, no mundo dos negócios. Dizem que muito dos políticos fazem isto. Mentem, mentem sem nenhum problema de consciência porque o importante é dar uma resposta naquele momento. Estes se transformam em uma mentira e acabam perdendo a sua esposa, a sua família, os seus amigos.

“Todo aquele que está com a verdade, ouve a minha voz”. Quem se diz cristão, discípulo missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo, não pode estruturar-se e organizar-se com os mesmos critérios de poder do mundo.

Quem se diz cristão, discípulo missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo, não pode provocar sonhos mentirosos nos pobres e marginalizados mas dar testemunho de solidariedade para com eles.

Quem se diz cristão, discípulo missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo, não pode deixar que o poder o cegue preocupando-se mais com títulos, honras e privilégios.

Quem se diz cristão, discípulo missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo, não pode aproveitar a oportunidade para beneficiar-se a si mesmo, para acumular bens materiais nem valorizar a eficiência das estruturas desprezando a partilha e o dom da vida.

Uma autoridade cristã que não age, nesta sociedade paganizada, conforme a lógica de realeza que Jesus Cristo apresentou diante de Pilatos, está sendo gravemente infiel à sua missão e mostrando que a Verdade pela qual Ele morreu na Cruz é uma farsa, é ilusória (Cf. 1Coríntios 15, 15s). Autoridade, “todo poder vem de Deus!” (cf. Romanos 13,1).

Pe. Pedro Odair Machado
é pároco da Paróquia Cristo Rei
 em Apucarana-PR.