Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Notícias das CEBs




Acontece no Rio de Janeiro 


Imagem inline 7


Acontece em Honduras 
9° Encontro Latino Americano e Caribenho de CEBs

Imagem inline 5
Queremos informarles que estamos ya con los preparativos del IX Encuentro Latinoamericano y del Caribe de CEBs, se realizara en la Diócesis de San Pedro Sula, Honduras, del 16 al 21 de junio de 2012. El objetivo general del encuentro es: Compartir, evaluar, proyectar y celebrar el proceso de relanzamiento de las Comunidades Eclesiales de Base en el continente para continuar sembrando semillas y frutos de nueva sociedad e iglesia, como signos del Reino. 
Tema: Relanzamiento de las Comunidades Eclesiales de Base. 
Lema: Las Comunidades Eclesiales de Base comprometidas con la justicia y la paz




Indicação vindo de São Paulo

RIO + 20: ECOLOGIA RIMA COM TECNOLOGIA
Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS

O título revela uma aparente contradição. De fato, não poucos defensores da causa de preservação do meio ambiente responsabilizam, entre outros fatores, os avanços tecnológicos pelos estragos à natureza. É o mesmo que responsabilizar uma faca por um assassinato ou um automóvel por um acidente com morte. Por trás da faca e do volante do carro existe a mão, o coração e a cabeça de um ser humano. Em ambos os casos, estão envolvidos na ação a inteligência, as emoções e os gestos de alguém.

(continua em anexo)




Carta da Colegiada das CEBs do
 Estado de São Paulo 
maio/2012

Nós, participantes das CEBs, membros e assessores da Colegiada do Regional Sul 1 da CNBB, estivemos reunidos e reunidasnos dias 26 e 27 de maio de 2012,na Diocese e cidade de Jaboticabal, para a segunda reunião anual do nosso calendário. 
m6 116.jpg
Com a presença fraternal de DomJosé Bertanha,bispo referencial das CEBs no estado, iniciamos nossas atividades com momento orante e bem participativo;em seguida fizemos aAnálise de Conjuntura Política,Econômica e Social,discutindo a crise do momento atual em âmbito Nacional e Internacional;a seguir, como resposta à crise, refletimos sobre a sociedade do Bem viver e Bem Conviver com o Meio Ambiente.

Na parte da tarde,com a proposta de pauta tirada ainda de manhã,discutimos sobre os seguintes pontos: 13º Intereclesial das CEBs, “Justiça e Profecia a serviço da Vida”em Juazeiro do Norte – CE; IIPaulistãodas CEBs, "CEBs: a vida na cidade, em busca da sociedade do Bem Viver e Conviver", em Santo André –SPe avaliação da XII Romaria da CEBs à Aparecida, entre outros assuntos.
À noite, em nosso momento cultural, celebramos junto com pessoal que nos acolheu.
Na manhã do domingo,motivados pelos Dons do Espírito Santo e alimentados pela Eucaristia, Celebração da Festa de Pentecostes,demos prosseguimento aos nossos trabalhos, fazendo os encaminhamentos que estavam em pauta.

Fomos convidados a participar da 14ª Romaria da Terra e da Água, com o tema “Terra e Água, um clamor por Justiça” e, lema “Direito, Dignidade e Vida, em busca da Sociedade do Bem Viver 26 de agosto, Diocese de Bauru, em Aimorés, Gleba 1 e, também fizemos encaminhamento de reafirmar a carta do ano passado, de indicação para Superintendência do Incra-SP, do companheiro Welligton Diniz Monteiro, delegado do MDA, Ministério de Desenvolvimento Agrário

Ao encerramento,após o almoço, preparado com muito amor e dedicação pela equipe de apoio,a quem agradecemos imensamente,retornamos às nossas comunidades para dar continuidade à nossa missão de construir, “Um outromundo possível!”, fundamentado na utopia do  Reino de Deus,concretizado na “Sociedade do Bem Viver e Bem Conviver”.
  
 Jaboticabal, 26 e 27 de maio de 2012.  
 Colegiada das CEBs do Estado de São Paulo.                                                   
     
Informações: 14ª Romaria da Terra e da Água – contato com Cidinha - carolirian@hotmail.com


   II Paulistão das CEBs
 "CEBs: a vida na cidade, em busca da 
Sociedade do Bem Viver e Conviver"
30/06
GINÁSIO PEDRO DELL’ANTONIA
Rua São Pedro s/n – Vila América
Próximo a Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo
Santo André

Imagem inline 2
Programação
07H00 – Acolhida do povo de Deus (entrega dos lanches)  concentração dos Sub Regionais
08h00  - Animação e acolhida dos Sub Regionais
08h30  - Oração – Sub Regional de Campinas
09h00  - Partilha o o que é o Paulistão e a metodologia do dia
09h20  - Assessoria – Rafael – Pastora Nancy
11h00  - Missa -   Sub Regional de Botucatu
12h00  - Almoço  com roda de conversa e de partilha
14h00 – Partilha dos Sub Regionais de experiências do Bem Viver e do Bem Conviver
14h50 - Assessoria – Rafael – Pastora Nancy
15h40 – Oração Final – Abertura do Intereclesial no Sul I –  SP I
16h00 -  Encerramento


                                   
Da Bélgica

José Batista,
obrigado pelas noticias. Sou redentorista da Provincia de Curitiba, no momento estou na Bélgica, na Universidade de Louvain le Neuve, realizando uma pesquisa sobre missionariedade eclesial paroquial. Pelos seus comunicados fico informado de varias coisas que nem sempre tenho tempo de procurar na internet. Continue firme nessa missão meu irmão, pois precisamos saber mais sobre nós mesmos. Volto ao Brasil no final do mês para o lançamento do meu novo livro: Por uma Paróquia Missionária à luz de Aparecida, editado pela Paulus....
Um abraço.
Pe. Gelson, C.Ss.R

                                  
                                 

Enviado para o facebook do Intereclesial


Cebs Intereclesial, obrigado pela acolhida. Sou da coordenação da Pascom Diocese Itabira Fabriciano. Precisando da nossa ajuda, entre em contato pelo email pascomdiocese@yahoo.com.br. Falar com Maurílio Marciano (Moura), coordenador diocesano. Nosso lema é "Igreja em Missão, em Comunicação!"



Kátia Serudo envia mensagem

''A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível''.
Tenham uma semana imensamente feliz.
Fraternalmente e com carinho!
Kátia Serudo.
(92) 9145 4436/8142 8453

''Quem julga as pessoas não tem tempo de amá-las''. (Madre Tereza de Calcutar)


                                  

Vai acontecer


Imagem inline 2


                                     

Comunicado de Maria da Silva Costa Rossi

Amigos vejam no meu facebook as fotos da posse de dom Adriano. Estive lá foi lindíssima

"Não é o muito saber que sastifaz a alma!
E, sim, sentir e saborear todas as coisas intermanente"
"Em tudo amar e Servir" (Sto Inácio de Loyola).
Imagem inline 4
Imagem inline 3






Imagem inline 6

Nós, indígenas, quilombolas, comunidades de fundo e fechos de pasto, pescadores, ribeirinhos, geraizeiros, comunicadores
populares, pastorais, ONGs, representantes do povo do rio São Francisco, reunidos entre os dias 25 a 27 de maio de 2012, em
Januária/MG, constatamos a triste e repetitiva situação de nosso rio e dos povos que lhe pertencem, mas também as
resistências, lutas e esperanças populares.
A revitalização do governo não anda. Os investimentos em saneamento existem, mas é impossível ver resultados concretos.
Não há controle sobre as obras, não há transparência. Em termos de ação governamental é a única iniciativa da propalada
revitalização em toda a bacia.
(Continua em anexo)

   

                                

                                  




Projeto Marias faz retrato da América Latina ao registrar a fé mariana. "Entendemos melhor como a figura de Maria, mais que religiosa, é responsável por parte crucial da identidade do latino-americano", conta Joana Mariani, diretora do documentário que será exibido em quatro programas de TV (estreiam no segundo semestre no canal GNT) e em um longa-metragem, com estreia ainda a ser definida.

A reportagem é de Flavia Guerra e publicada no jornal O Estado de S. Paulo, 06-05-2012.

"Ou você tem fé ou você não tem", diz a restauradora Maria Helena Chartuni em cena do documentário Marias. Funcionária do Masp, ela foi incumbida em 1978 do restauro da imagem da santa, que se partiu em centenas de pedaços após um fanático ter entrado na Basílica de Aparecida e atirá-la ao chão. "Quando chegou, em uma caixa, toda quebrada, senti pânico. Ao ficar sozinha com ela, disse: 'Você vai ter que me ajudar. Sozinha não vou conseguir'." Após 33 dias, ela havia reconstruído a imagem. "Restaurei a imagem e ela restaurou minha alma, meu espírito, minha vida."

São histórias como essa, de fé, que surgem e se manifestam de forma até incomum, que Marias vai contar. Produção da Primo Filmes (de Cheiro do Ralo, A Montanha e Trinta), e direção de Joana Mariani, o projeto mapeia, de forma afetiva, a história da fé mariana na América Latina.

Além de investigar historicamente a importância de Nossa Senhora, o trabalho pretende contar as histórias de quem tem fé. "Não será um filme sobre religião. Buscamos a devoção mariana que evoca o feminino, a mãe, que cuida, que ouve. Não é preciso ser devoto para se encantar com estas histórias", conta Joana, que percorreu cinco países em 2011 e no início deste ano. Joana não se considera devota, mas tem fé. Além do altar/relicário com figuras de Marias de variados cantos, é dona de fascínio inabalável pela figura. "Em cada um dos países testemunhamos a comunhão incrível entre fé, sincretismo, festas e devoção. E tenho também minhas histórias de fé."

Do Brasil de Aparecida ao México de Guadalupe, passando por Cuba de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, o documentário acompanha festas, cultos, danças, vidas e histórias de quem tem fé em Maria. Fé que às vezes é inabalável e convicta; em outras é contraditória e dual, mas é associada ao cotidiano, à superação e ao encantamento.

Seguindo o lema de que ninguém mexe com o sagrado e sai ileso, Joana e equipe passaram por uma transformação ao longo das filmagens. Ao registrar as festas de devoção, testemunharam momentos históricos e descobriram 'personagens' surpreendentes. "Entendemos melhor como a figura de Maria, mais que religiosa, é responsável por parte crucial da identidade do latino-americano", conta Joana, que hoje trabalha com equipe na edição das mais de 60 horas de imagens captadas, e serão transformadas em quatro programas de TV (estreiam no segundo semestre no canal GNT) e um longa-metragem, com estreia ainda a ser definida. Mais que revelar as marianas, Marias quer fazer ver que não importa quem vive as histórias, mas sim a forma como a devoção influencia vidas. "Pretendo não mostrar o rosto das entrevistadas, só as vozes, que serão 'cobertas' com imagens das festas. Essas devotas poderiam ser qualquer mulher, qualquer uma de nós."

Como bem diz uma mexicana, que graças à fé em Nossa Senhora de Guadalupe venceu o lúpus e conseguiu gerar uma criança, "toda a gente sabe quem é Maria. É universal. Maria somos todas nós, mulheres. Até as que não se chamam Maria ou não creem são influenciadas por ela. É a grande mãe".

Maria Helena destaca a importância social de Maria. "Foi a primeira feminista do mundo. Imagine que ela, aos 16 anos, recebeu a notícia de que vai engravidar de um pai desconhecido, solteira... Precisa ter muita coragem."

Ainda que de tempos em tempos haja levas de filmes religiosos (vide Nosso LarChico Xavier e Aparecida - O Milagre), a devoção e o fascínio da figura mariana ainda permanece pouco explorado. "Nossa Senhora, Maria, mãe. Chame como quiser, ainda não foi bem explicada. Mas fala todas as línguas", diz Maria Helena.

Em Marias, pelo menos na primeira temporada da série, o idioma é o português e o espanhol. "Os episódios serão no México, em Cuba, no Brasil e na Nicarágua. Enquanto a mexicana fala, a câmera acompanha a multidão acampada na frente da Basílica na Cidade do México. Quando é a cubana, entra em cena a histórica primeira procissão a Nuestra Senhora de la Caridad del Cobre", explica Joana.

Em Cuba, a história encontra o sincretismo e a fé católica. País de contradições, a festa esteve proibida por 50 anos (desde a Revolução, em 1950), a procissão à Nossa Senhora das Mercês voltou a ser realizada em setembro de 2011. Na Nicarágua, é La Puríssima quem merece as graças.

No cinema, outras Marias entram em cena. No Peru, Nossa Senhora das Mercês e a Virgen del al Candelária ganham destaque. Para finalizar a primeira fase do projeto, há planos de ainda percorrer Chile e Argentina em busca de "mais uma fotografia de uma mesma mulher", como diz a diretora.
2 anexos — Baixar todos os anexos  
Rio + 20 Ecologia rima com tecnologia.docRio + 20 Ecologia rima com tecnologia.doc
35K   Visualizar   Baixar  
Carta III Encontro da bacia.pdfCarta III Encontro da bacia.pdf
1451K   Visualizar   Baixar