Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Notícias das CEBs



Imagem inline 1

Comunicamos os fatos que acontecem nos caminhos da vida de base da(os) irmã(aos) do Brasil e Amárica Latina. 
Por José Batista
Imagem inline 1
do Ceará
Secretariado de CEBs visita as Paróquias da 
Diocese de Crato
Imagem inline 2
Em visita a Paróquia São Vicente Ferrer, o Secretariado de CEBs representado por Pe. Vileci e José Batista realizaram formação para as lideranças das Comunidades da zona Rural. O objetivo é preparar as comunidades para vivenciar a proposta de formação da Rede de Comunidades. Experiencia do qual a Paróquia já tem uma vivência prática. 
A Paróquia São Vicente Ferrer esta localizada na cidade de Lavras da Mangabeira - Diocese de Crato - CE e completara 200 anos em 2013. 

Veja vídeo do encontro no link:


Imagem inline 2

Imagem inline 3

Encontro da Coordenação 
de CEBs do Regional Nordeste - Ceará
realizado na cidade de Mombaça - centro sul do CE.
Diocese de Iguatu.
            Vídeo no link:

Imagem inline 2

Imagem inline 5
Zé Vicente zvi@uol.com.br
Amigos,paz.
Agradecido pelas noticias dos



 encontros na preparação do 13o !
Luz e paz.


Imagem inline 3
Imagem inline 1
da Bahia
http://www.santaritaitabuna.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20:6o-nordestao&catid=22:nordestao

Notícias Nordestão

Cartaz do 6º Nordestão das CEBsCartaz do 6º Nordestão das CEBs
           O que é o VI Nordestão 
São os encontros que envolvem todos os Regionais do Nordeste, desde a década de 1990, tornaram-se momentos de articulação e preparação em anos que antecedem os encontros intereclesiais. As temáticas destes encontros são debatidas a partir das realidades concretas de cada grande região. O 6º Nordestão será realizado no período de 19 a 22 de julho de 2012, na Diocese de Itabuna. Com o tema: “Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste” e com o lema: Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. (Mt 5,10)”. 
OBJETIVO GERAL
Fortalecer a relação e a articulação na grande Região Nordeste, subsidiando as equipes regionais de CEBs na luta pelo fortalecimento da organização para a melhoria das condições de vida das comunidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 6º NORDESTÃO.
a) Subsidiar as equipes de coordenação e de articulação das CEBs nos regionais e dioceses para dinamizar a organização e a vida das comunidades de base.
b) Assegurar uma melhor articulação e atuação dos cinco regionais no grande regional nordeste.
c) Aprofundar o tema e o lema do XIII Intereclesial das CEBs que irá acontecer no Crato (Ceará) no ano de 2013.
 HISTORICO
1. Na região nordestina, pela primeira vez, representantes das CEBs se encontraram no ano de 1992 em Juazeiro da Bahia. Preparava-se o 8° Intereclesial onde as diferentes culturas e sua inserção nas CEBs estava em destaque.
2. 2012. Agora é a vez de Itabuna, realizar o 6º Nordestão das CEBs. A Diocese de Itabuna receberá delegação deste grande nordeste composta por 05 regionais: I- Ceará; II-Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte, Alagoas; III-Bahia e Sergipe; IV- Piauí; V- Maranhão. 
Reconhecendo a importância destes encontros é que as CEBs da Diocese de Itabuna, juntamente com todas as pastorais e movimentos, unidos aos padres, Freis, religiosas e o Bispo da Diocese, Dom Ceslau, estamos caminhando rumo ao VI NORDESTÃO DAS CEBs.
Veja mais nos links:

  • É preciso ouvir o clamor do povo nordestino

  •  
    Imagem inline 4
    Imagem inline 1
    de São Paulo

    O Regional Sul I prepara-se para sua 12° Romaria
    Imagem inline 1

    Imagem inline 5
    Imagem inline 1
    do Paraná

    6º INTERECLESIAL DAS CEBs DO PARANÁ
    no comentário de Pe. Vileci
    Imagem inline 6
    O 6º intereclesial das CEBs do Paraná, acontecido em Jacarezinho nos dias 28, 29 e 30 de abril, contou com a presença de mais de 600 pessoas sob a coordenação de Pe. Agostinho, Lorena, Pe Oswaldo e outros. Lá estiveram presentes alguns bispos e a presença integral de Dom Getúlio Teixeira Guimarães, bispo referencial das CEBs e presidente nacional da CPT. Todo o encontro teve como enfoque os 50 anos do Concílio Vaticano II, sendo que em quatro mine-plenária se discutiu Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida. A temática do encontro foi "Justiça e profecia a serviço do Reino" e o lema "CEBs romeiras do Reino no campo e na cidade". Na parte do ver, destacou-se o caminhar das CEBs nos trilhos da religiosidade popular e a opção preferencial pelos pobres no contexto atual. A parte do julgar teve-se um olhar pastoral para as comunidades a partir da Doutrina Social da Igreja e o texto de 1Cor 14, 1-25 em que São Paulo recomenda vivamente a proficia para a comunidade. Quanto ao agir ficou como desafio para ser trabalhado como urgênca das CEBs do Paraná: ser uma Igreja missionária que saiba escutar os clamores dos pobres a partir de uma prática profética; organizar-se em rede de comunidades nas paróquias e dioceses procurando dar uma atenção especial para a formação baseada em uma educação popular; e enfrentamento ao agronegócio na defeza de um desenvolvimento sustentável onde a agricultura familiar e orgânica seja uma expressão que faça a diferença e garanta a soberania alimentar no Estado. As famílias de Jacarezinho acolheram os delegados do encontro e na noite do domingo houve celebração nas paróquias e uma confraternização. O encontro encerrou-se com a mensagem de que somos todos romeiros e romeiras na estrada da vida e Jesus convida convida todas as CEBs a viver a espiritualidade do peregrino em meio aos desafios da vida, fazendo da romaria uma missão. Pe. Vileci Basílio Vidal da Diocese de Crato, no Ceará foi o assessor geral do 6º Intereclesial, sendo que Lenir, Pe. Jaime, Renato, Pe. Agostinho, João Santiago, Pe. Sidnei, Frei Ildo e Mara contribuíram na assessoria nas mine-plenárias. Dom Getúlio presidiu a missa de encerramento concelebrada por um número significativo de padres e diáconos permanentes. A juventude foi uma expressão viva no 6º intereclesial e lá reivindicava seu espaço junto as CEBs. Deus seja louvado por tudo isso!
    Pe. Vileci Basílio Vidal 
    Imagem inline 6

    Imagem inline 1
    de São Paulo

    Despertar Missionário - Pe. Jaime Patias

    Indica dez pontos importantes para caminhada missionária
                                                             Vídeo no link:
    Imagem inline 7
    Imagem inline 1

    Belo Horizonte

    YouTube - Vídeos desse e-mail
    Ops! "YouTube" falhou ao carregar. Tente novamente.