Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Notícias

image.pngimage.png

Curso da CEBs no Rio Grande do Sul debate “Profetismo e Esperança”

Qua, 11 de Janeiro de 2012 09:46 por: cnbb

cursosantamariars
Termina hoje, 11, na Casa de Retiros dos Irmãos Palotinos, em Santa Maria (RS), o 13º Curso Oscar Romero. Aproximadamente 80 pessoas das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) se reuniram, desde o dia 6, para estudar o tema “Profetismo e Esperança”. Este curso, de certa forma, queria contribuir para inserir os participantes na preparação ao 17º Encontro Estadual das CEBs do Rio Grande do Sul e para o 13º Intereclesial.
Este curso tem como objetivo fortalecer a caminhada das CEBs e a luta pela realização de um novo projeto de sociedade, fazer memória dos mártires e cristãos engajados desde os primeiros tempos até hoje e oportunizar aos participantes uma formação popular, ecumênica, visando uma transformação libertadora, destacam os coordenadores do evento.
O curso contou com palestras e mesas-redondas sobre “Educar para a Esperança e a Sustentabilidade” (Dr. Celo Ilgo Heinz e Dr. Balduino Andreola); “Profetas da Bíblia e Profetas de hoje” (Marcelo Barros); “As rupturas da sociedade contemporânea e a alternativa do capital social” (Dr. Dejalma Cremonese); “Sinais de Esperança e Profetismo no Ecumenismo e na Igreja de hoje”.
O assessor do Setor CEBs, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Sérgio Coutinho, fará o encerramento com a palestra “Igreja Comunidade – sinal de esperança e profetismo”. Em sua exposição procurará acentuar a importância que a Igreja do Brasil dá às CEBs a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, de modo especial na sua 4ª urgência “Igreja: comunidade de comunidades”.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

image.png

CEBs MISSIONÁRIAS DO REINO

 
Iniciamos o ano do aprofundamento preparando as Comunidades para o 13º Intereclesial das CEBs, que será de 07 a 11 de janeiro de 2014, com uma bagagem rica em conteúdo. Aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de janeiro de 2012, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos - Diocese de Crato/CE, do Regional NE I, o Encontro de Formação para Leigos e Leigas - CEBs Missionárias do Reino, com o padre Zé Marins - Assessor das CEBs da América Latina e Caribe, coordenador da Equipe Itinerante Latino Americana e Caribenha. E a irmã Teolide Maria Trevisan, conhecida como Teo, religiosa das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Ambos estão a serviço da Igreja, para a formação eclesiológica e pastoral das CEBs.
A intenção desta formação eclesial foi para despertar e interagir o povo das nossas comunidades na contextualização apartir do Vaticano II, aprofundando e buscando superar o fundamentalismo, tendo maior conhecimento real das Sagradas Escrituras na dimensão ecumênica, e assim dar uma nova qualidade às comunidades. São dois assessores de pesoque têm convicção com esta caminhada das CEBs, fazendo assim compreendermos realmente o que é ser Igreja de base nos tempos atuais, valorizando as diversidades e firmando uma Rede de Comunidades.

Rozelia Costa
Secretariado Nacional das CEBs - Setor Comunicação



 image.png13intereclesial@gmail.com - Estamos num processo de organização do 13º Intereclesial das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base. Até o momento 2.336 estão nos seguindo no facebook. Junte-se a nós, para que possamos estar sintonizados com a temática deste grande encontro das massas (Tema e Lema - abaixo). Criado também como ponte para estreitar laços e criar, virtualmente, uma REDE DE COMUNIDADES. Assim ficaremos mais próximos... bater papo, curtir as postagens e divulgar como as nossas comunidades estão se organizando rumo ao Ceará. Nisto faz com que, nós que integramos o Secretarido das CEBs possamos sentir bem mais próximo de cada um a ponto de sentir a calorosa união dos companheiros cebianos. Seja mais um comunicador, dando contribuição na preparação deste encontro, e assim possamos promover através desta rede social, momentos de integração e repasse de informação. 

Desde já agradecemos...



Rozelia Costa e José Batista
Secretariado 
Nacional para o 13º Intereclesial das CEBs - Setor Comunicação

"Não são os grandes planos que dão certo, mas os pequenos detalhes" (Pe. Cícero Romão Batista)




                            
Gente simples
fazendo coisas pequenas
em lugares pouco importantes
conseguem mudanças  extraordinária.
Comentários,observações, críticas e outras solicitações sobre os assuntos
com Sandrinha ou Batista