Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DNJ - Diocese de Campo Mourão - em Barbosa Ferraz

Amigas e Amigos,

Aproxima-se nossa grande festa: o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que, em nossa diocese, será celebrado no domingo, 30 de outubro, em Barbosa Ferraz. Trata-se de um momento forte de reflexão e partilha sobre a temática “Juventude e Protagonismo Feminino”. À luz do lema: “Jovens Mulheres tecendo relações de vida” e à inspiração bíblica do encontro da Samaritana com Jesus (João 4,5-42), o Setor Juventude da CNBB nos convida a olharmos com mais carinho para a figura feminina que dinamiza nossas comunidades.

Em meio a tantas situações de morte que têm ferido os jovens de nossa região – seja pela violência, seja pela falta de oportunidades –, temos um grande sinal de vida que nos enche de esperança e coragem: a Juventude éassunto prioritário das ações evangelizadoras de nossa Igreja Diocesana. Também a Igreja no Brasil, com a expectativa da JMJ no Rio de Janeiro e da Campanha da Fraternidade 2013 sobre a Juventude, abre-nos muitas portas também por aqui. Com o apoio do CDAE, do clero e das lideranças pastorais, e com o forte incentivo de nosso Bispo Dom Francisco Javier, estamos sonhando uma realidade melhor para a Juventude. E, sem dúvida, este DNJ em Barbosa quer ser um sinal profético nesse sentido.

Por isso, contamos novamente com o empenho dos Senhores Párocos e dos(as) Coordenadores(as) de Grupos de Jovens de todas as pastorais e movimentos, para que mobilizem e incentivem seus integrantes a participarem desta celebração que é um dos principais eventos do calendário anual da Juventude. Todas as paróquias são convidadas a participar, inclusive aquelas onde não há grupos, mas que certamente há jovens inseridos nos diversos serviços da comunidade.

Entre as principais atividades do DNJ, estão previstas uma Celebração Eucarística, uma passeata, catequeses temáticas, música, dança e teatro, além da participação especial da Banda 7Sadoque, de Foz do Iguaçu. Será servido café da manhã e um saboroso almoço a todos. Para tanto, e também com a finalidade de colaborar nas demais despesas do evento (que não são poucas), será solicitada uma contribuição simbólica de R$ 3,00por pessoa.

Para ajudar na divulgação, lembro que está na caixinha de cada paróquia na Cúria o cartaz do DNJ 2011. Além disso, para que os jovens tenham um contato prévio com o tema, estamos enviando em anexo um pequeno subsídio contendo o roteiro de uma CELEBRAÇÃO para a Juventude. Trata-se de uma proposta de oração comunitária elaborada com carinho pelo Setor Diocesano de Juventude para dinamizar a discussão, oração e partilha sobre o assunto que pautará as atividades do evento. Pedimos, por favor, que reproduzam este material e promovam a celebração proposta em seus grupos juvenis. Se possível, enviem-nos fotos desse momento celebrativo, para que possamos divulgá-las num site que estamos elaborando.

Também seguem anexados o arquivo do cartaz e o vídeo promocional do nosso DNJ, que é também uma às jovens mulheres da nossa diocese. Vamos divulgá-los nas redes sociais onde os jovens estão cada vez mais presentes.

Para que possamos nos organizar melhor, pedimos que as paróquias confirmassem a presença de seus jovens até a quinta-feira, 27 de outubro, pelo fone 3531-3100, pelo celular 9947-4429 ou por este mesmo e-mail. Isso é muito importante para garantirmos um encontro de qualidade.

Além disso, para facilitar a identificação, solicitamos que cada grupo venha, se possível, uniformizado. Não se esqueçam de trazer também as bandeiras dos grupos de vocês e faixas alusivas ao tema para que possamos usar durante a marcha. Já que o DNJ celebra as juventudes brasileiras, a Bandeira do Brasiltambém não poderá faltar.

O DNJ tem sido um momento importante para revitalizar a caminhada dos grupos de jovens nas comunidades. Não faltam, aliás, testemunhos de coordenadores neste sentido. Portanto, façamos um esforço de estamos juntos neste evento. Não devemos privar nossos jovens da celebração de seu Dia e do contato com outras experiências juvenis.

Um agradecimento antecipado aos grupos juvenis e às Paróquias Nossa Senhora das Graças e Santa Rita de Cássia de Barbosa Ferraz pelo grande empenho!

A evangelização das Juventudes é prioridade na Diocese de Campo Mourão, é compromisso sério assumido por todos. Por isso, contamos com o incentivo e apresença de todos e todas!

Nosso abraço fraterno e até lá!

“Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede!” (João 4,15)

Prof. Fábio Alexandro Sexugi
Coord. do Setor Diocesano de Juventude
Pe. Ediberto Henrique de Mecena
Assessor do Setor Diocesano de Juventude