Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BASTA DE CORRUPÇÃO, SIM, COMEÇANDO POR CADA UM, CADA UMA!

Impossibilitado de ir às ruas, por conta de uma cirurgia recente, deliciei-me em dar com os olhos neste "Calendário Geral de Manifestações Anti-corrupção" por todo o território nacional, na data magna do país. Li, inclusive, muitas das "respostas" postadas neste importante e promissor espaço virtual, “BRASIL+ÉTICO”.

Se estivesse em condições, estaria participando da 20ª edição do GRITO DOS EXCLUÍDOS, que, portanto, há 20 anos, ocorre por todo o Brasil, e aqui no Recife, é claro.

Saindo às 09h00 da Praça Oswaldo Cruz, seguindo pela principal avenida do centro da cidade, a Avenida Conde da Boa Vista, terminará, ao meio dia, na Praça do Carmo, onde, há mais de 3 séculos atrás, foi exposta a cabeça de Zumbi dos Palmares, nosso primeiro grande herói das lutas libertárias deste país.

Ao grito "PELA VIDA GRITA A TERRA, POR DIREITOS TODOS NÓS!", com certeza, se associarão muito outros, com destaque, neste 7 de Setembro de 2011, para o grito CONTRA A CORRUPÇÃO!.

Gostaria só de lembrar aos menos informados, que a CORRUPÇÃO, hoje em dia, graças à ampliação e aprofundamento da consciência de Cidadania, está mais em vista do que nunca. Mas não é que a CORRUPÇÃO, hoje, seja maior do que sempre tem sido. A CORRUPÇÃO, no Brasil, e não só aqui, é endêmica, estrutural e histórica. Ela é, simplesmente, cultural! Já nascemos, desde a colônia, como um país eivado de corrupção. Ela chegou aqui com o sistema econômico-sócio-político-cultural vigente em Portugal e na Europa. Desenvolveu-se, ampliou-se e aprofundou-se como se fosse coisa "natural" e "normal".

É bem possível, até, que cada um, cada uma de nós, olhando mais atentamente para si mesmo, para si mesma, se pegue, em algum momento, em atitudes ou iniciativas, por pequenas que pareçam, que refletem, no "micro", essa praga cultural "macro', que a todos e todas nos contamina. Sempre que a gente entra em qualquer esquema que nos favorece e privilegia, em detrimento do direito dos demais... sempre que a gente se deixa levar pela "lei da vantagem"... pela "esperteza"... seja em que tipo de situação for, nós estamos embarcando nesta "cultura de corrupção".

E é importante que todos e todas que temos um papel de "Educadores/as", a começar dos pais e mães no seio de suas respectivas famílias, estejamos atentos, no sentido de alertar os Educandos para qualquer mínimo sintoma, qualquer mínima manifestação desse mal crônico e geral. Cuidando, é claro, em primeiro lugar, de nossas próprias atitudes, de nossos exemplos.

E aí gente boa, companheirada de todo o Brasil, vamos gritar todos e todas um grande BASTA À CORRUPÇÃO! Contra a CORRUPÇÃO, toda indignação é pouca!

Mas, deixemos ecoar este grito, antes de tudo, dentro de si mesmo, dentro de si mesma. Senão, mais cedo ou mais tarde, nosso grito "irá para o brejo", como tantas iniciativas boas e louváveis "de saudosa memória", que se perderam no caminho... que se esvaziaram... quando pessoas e grupos, aos poucos, inadvertidamente, foram-se deixando atrair e arrastar pela "lei da gravidade" (ou seja, as seduções da CORRUPÇÃO!).

Reginaldo Veloso - RECIFE - reginaldoveloso@uol.com.br