Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Notícias

De: MARIA APARECIDA MATSUTACKE <ma.matsutacke@yahoo.com.br>






“Nossos direitos vem, nossos direitos vem. Se não vem nossos direitos o Brasil perde também”. Foi com esse e outros refrãos que no sábado , 20/08, dezenas de pessoas que fizeram parte da história das Comunidades Eclesiais de Bases ,CEBs, celebraram a retomada deste movimento no Território Sertão do Araripe. O Encontro aconteceu no Salão Paroquial da igreja São Sebastião em Ouricuri, e reuniu também representantes da sociedade civil organizada, da ONG Caatinga e comunidade em geral.

Após o resgate histórico das CEBs que teve seu ápice em meados das décadas de 70 e 80, onde a fé cristã e a luta pelos direitos de campesinos/as e cidadãos/ãs eram indissociáveis, houve um espaço para depoimentos de pessoas que vivenciaram e animaram o trabalho das comunidades. Na ocasião, foram discutidos os desafios do trabalho das CEBs, dentre os quais destacam-se, a vivencia e fortalecimento da ligação com a fé e o trabalho com pessoas de outras religiões.

“Essa é uma tentativa de organizar com mais coerência para os tempos presentes a caminhada das comunidades que nunca morreu na nossa região, mas encontrou novas expressões. Se a igreja quer participar da vida do povo, quer ser comunidade de comunidades, e ser uma presença que transforma a realidade é importante que renovemos nosso compromisso de fé”, destaca Dom Adriano, Bispo da Diocese do município de Floresta (PE).

O processo de animação das Comunidades Eclesiais de Base está acontecendo em todo o país e foi uma demanda que partiu da Conferencia dos Bispos da América Latina. Na região, o Frei Roberto da paróquia São Sebastião de Ouricuri, é o responsável pela a articulação das CEBs.


O movimento tem o apoio do Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), (Centro Articulação e Assessoria do Trabalho com Mulheres no Araripe (Caatma), Federação dos Trabalhadores de Pernambuco (Fetape), Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri (STR-O), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento Sem Terra (MST) e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Fonte: O Sertão do Arararipe em notícias


Católicos participaram da Romaria das Águas e da Terra realizada em Almadina - Bahia




A cada ano uma cidade é escolhida para a realização do evento, sendo que existe uma prioridade de escolha para com as cidades que possuem nascentes de rios como é o caso de Almadina onde nasce o Rio Almada.


Fiéis católicos das diversas cidades que integram a Diocese de Ilhéus estiveram reunidos neste domingo (21) na cidade de Almadina para celebrar a Romaria das Águas e da Terra. O evento que chega a sua oitava edição tem como objetivo promover a conscientização ecológica para despertar o cuidado das próximas gerações para com o meio ambiente, principalmente com a água.

A cada ano uma cidade é escolhida para a realização do evento, sendo que existe uma prioridade de escolha para com as cidades que possuem nascentes de rios como é o caso de Almadina onde nasce o Rio Almada, alé de haver uma disponibilidade do poder público ceder o apoio e a estrutura local para a realização da caminhada e das apresentações.

Sob a coordenação do Padre Tião, a Romaria já foi realizada em Ubaitaba/Aurelino Leal, Piraí do Norte, Ubatã, Gongogi, Ibirapitanga, Camamu e Igrapiúna. O evento conta ainda com a organização da CEB (Comunidade Eclesial de Base) e depois desta edição realizada em Almadina, no próximo ano a 9ª Romaria deve acontecer em Gandu.

Pela manhã, logo cedo centenas de fiéis saíram em caminhada animados por um grupo musical composto por Cleide Leal, Ton Jon, Padre Tião, Jackson, Robertinho e Carlos Pires. O percurso saiu da Fazenda Disciplina em direção a Igreja Matriz, partindo em seguida para o Espaço Cultural onde foram apreciadas várias apresentações culturais trazidas pelas paróquias da diocese. Em seguida, por volta de 13:30h foi celebrada a missa com a presença de cerca de 20 padres, 9 seminaristas e o Bispo Diocesano Dom Mauro que presidiu a celebração.

De acordo com Ton Jon (Secretário de Educação do Município) e um dos coordenadores paroquiais desta Romaria “esta festa não significou tão somente mais um evento, porque é em Almadina que nasce um dos rios mais importantes da região, o Almada, e é em Almadina também que ele começa a morrer perante os olhos de todos. Por essa razão esta Romaria deve trazer um gesto concreto que seria um projeto de revitalização da nascente do Almada”. O secretário fez questão de agradecer a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Saúde pelo apoio imensurável que deram a realização da Romaria. Ele destacou ainda que já esperava o engajamento do prefeito Laudano e de seus familiares uma vez que já fazem parte da comunidade e vivem sua fé católica.

http://www.portalmix.com.br ( entre aqui no sitio e veja mais fotos).






--
Gente simples
fazendo coisas pequenas
em lugares pouco importantes
conseguem mudanças extraordinária.

14 anexosBaixar todos os anexos (zipado para
Português
Menu de codificação de nome de arquivo
) Exibir todas as imagens
DSC05257.jpgDSC05257.jpg
9K Visualizar Baixar
DSC05259.jpgDSC05259.jpg
8K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia.jpgRomaria das águas - sul da Bahia.jpg
9K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (1).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (1).jpg
12K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (2).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (2).jpg
10K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (3).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (3).jpg
11K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (4).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (4).jpg
11K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (5).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (5).jpg
14K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (6).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (6).jpg
259K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (7).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (7).jpg
10K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (8).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (8).jpg
11K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (10).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (10).jpg
11K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (11).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (11).jpg
12K Visualizar Baixar
Romaria das águas - sul da Bahia (12).jpgRomaria das águas - sul da Bahia (12).jpg
12K