Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A participação da mulher na Igreja exige um novo modelo de Igreja - Pablo Richard

Creio que o problema da participação da mulher na Igreja somente pode ser entendido dentro de uma definição eclesiológica global. Quando Jesus entrou no templo, o definiu como "cova de bandidos". O povo judeu, em grande parte, é de uma religião do templo; e nesse tipo de religião, a participação da mulher é impensável. O ministério "sacerdotal" é algo próprio da religião judaica.

A Igreja cristã não está nessa tradição do templo, nem os homens, nem das mulheres. Devemos realizar uma "des-sacerdotalização" da Igreja; isto é, não pensar a Igreja em termos de Templos e Sacerdotes.

Na tradição cristã de Jesus há "presbíteros", que não é um ministério sacerdotal; mas, homens e mulheres encarregados da fé da comunidade. Se, na Igreja, falamos de "sacerdotes", nem a mulher e nem tampouco o homem deveriam ser ordenados como sacerdotes.

Jesus seguiu a tradição da sinagoga judaica, que não é um lugar de culto, mas de ensinamento. O cristianismo avançou em uma inclusão da mulher como mestra, em igualdade com o homem. Portanto, afirmar "nunca mais uma Igreja sem mulheres" significa também "nunca mais uma igreja de sacerdotes".

O cristianismo não nasceu em um "altar"; mas, em uma "mesa", onde todos e todas participam. mO problema não é a mulher, mas a Igreja. Integrar a mulher no atual modelo de Igreja sacerdotal e hierárquica seria negativo para a mulher.

O ministério fundamental na Igreja hoje é o "Ministério da Palavra", não o "Ministério sacerdotal". Quando a Igreja reduz o ministério aos Bispos e Sacerdotes, a inclusão da mulher é negativa para a mulher. Quando tenhamos uma Igreja de mestres e profetas, a participação da mulher será indispensável.

Texto de Pablo Richard - Teólogo e Biblista chileno

Tradução: Adital