Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sábado, 2 de julho de 2011

Carta à população de Itabira

Porque a comunidade drummond ainda está acampada na porta da prefeitura?

Todos os habitantes da cidade de Itabira já tomaram conhecimento da situação vivida pelo Bairro Carlos Drummond, com despejo marcado para o dia 31 de julho de 2011, por ordem do Juiz da 1ª Vara Cível. Somos aproximadamente 300 famílias com risco de perder nossas casas sem ter para onde ir. Nossa comunidade começou a nascer no ano 2000, quando ocupamos um terreno que estava completamente abandonado há décadas, com milhões de reais em dívida de imposto. Ao longo desses 11 anos recebemos várias promessas de prefeitos e vereadores oportunistas. Acreditamos que seria possível regularizar a situação das nossas moradias para garantir um bairro digno para nossos filhos, com saneamento, escola, posto de saúde, creche, lazer etc… Mas nada disso foi feito e, agora, estamos ameaçados de perder o pouco que temos, nossas humildes casas, e sermos jogados nas ruas de Itabira, sem qualquer alternativa.

Diante dessa situação, começamos a organizar nossa comunidade para lutar, pois sabemos dos nossos direitos. Fizemos marchas, audiências públicas, abaixo assinado, assembléias, manifestações etc. Mas não foi suficiente. Decidimos então montar um acampamento provisório na porta da Prefeitura. Pouca comida, frio e chuva foram algumas das dificuldades que enfrentamos. Tivemos uma importante vitória: o Prefeito João Izael se dispôs a dialogar e buscar uma saída negociada, sem que a Polícia tenha que usar de violência contra nossas famílias. Foram apresentadas algumas propostas pelo Prefeito, como por exemplo, ceder terreno e material de construção para as famílias do Drummond. O movimento aceitou as propostas, apesar de defender que a saída mais barata seja a desapropriação do imóvel mediante indenização, descontando a enorme dívida de IPTU da propriedade. Mesmo tendo aceitado as propostas do Prefeito João Izael, decidimos manter o acampamento na porta da Prefeitura. Porque?

Decidimos continuar na porta da Prefeitura porque temos o prazo até o dia 31 de julho para deixar nossas moradias e sabemos muito bem que a Prefeitura não vai garantir o reassentamento adequado das famílias do bairro Drummond antes de terminar esse prazo. Desse modo, continuamos em luta para exigir o adiamento da ordem judicial que não pode ignorar a realidade social que envolve a vida de mais de mil pessoas sob ameaça de despejo. Do outro lado do conflito, estão os herdeiros da família Rosa que não precisam daquela terra para dormir bem, educar seus filhos e viver com tranquilidade.

Amigos e amigas de Itabira, a única coisa que nos resta é a disposição de lutar em defesa da nossa dignidade. Somos famílias honestas, trabalhadores e trabalhadoras, cidadãos e cidadãs que não mais irão se render. Sabemos que estamos com a razão e que a Constituição, maior lei do país, ampara as nossas reivindicações. Acampados na porta da Prefeitura pelo menos mostramos para o povo itabirano que fizemos tudo que estava ao nosso alcance para evitar um mal maior. Dizemos com isso que qualquer situação de violência contra nossas famílias será de responsabilidade das autoridades de Itabira que foram incapazes de cumprir com seu dever institucional de respeitar as leis e a Constituição da República.

Força Drummond! Essa luta também é sua, apóie!

28 de junho de 2011, 35º dia de acampamento, Itabira-MG.

COMUNIDADE CARLOS DRUMMOND – BRIGADAS POPULARES