Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Manifestações do Grito da Terra Brasil 2011

Nesta terça-feira, dia 17, trabalhadores rurais de todo o Brasil se reúnem na Esplanada dos Ministérios para as manifestações do Grito da Terra Brasil 2011. Organizada pela Contag, a atividade terá sua abertura oficial, às 14h30, em frente ao Congresso Nacional, onde a tônica política será a pressão para a votação do Código Florestal.

Em seguida, os sindicalistas se concentram às 16h, em frente ao Ministério da Fazenda. Na pasta, eles reivindicam desbloqueio de recursos das políticas públicas fundamentais para a agricultura familiar. Este ano, a confederação pede o aporte de R$ 26 bilhões ao Governo Federal. Os recursos destinam-se ao assentamento de 20 mil famílias pelo Plano Nacional de Crédito Fundiário, Programa de Aquisição de Alimentos e Habitação Rural (PNHR), entre outros itens da pauta.

Na quarta-feira, dia 18, o movimento continua com ato político, às 10h, em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), onde os trabalhadores cobrarão avanços nas políticas de reforma agrária, do Pronaf e do combate à pobreza. A partir das 14h, eles se concentram no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para pedir mais rigor nas fiscalizações, regulamentação da contribuição sindical e do registro sindical.

Ainda na quarta-feira, está prevista a audiência entre a presidente Dilma Rousseff e a direção da Contag, às 15h, no Palácio do Planalto.

Histórico – O Grito da Terra Brasil (GTB) é o principal evento da agenda do movimento sindical do campo, reúne anualmente milhares de trabalhadores rurais de todo o País em Brasília. O GTB é uma mobilização promovida pela Contag e apoiada pelas Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTRs) e possui um caráter reivindicatório. É por essa razão que a manifestação pode ser considerada como data-base dos agricultores familiares, dos trabalhadores sem-terra e dos assalariados e das assalariadas rurais brasileiras.

O primeiro Grito da Terra Brasil foi organizado em 1995 e teve como saldo imediato a criação de uma linha de crédito no valor de R$ 1,5 milhão para a agricultura familiar. Desde então as Fetags também promovem os Gritos da Terra Estaduais, que negociam com os governos locais a pauta de reivindicações da categoria.

Ao longo dessa história, as 16 edições anteriores do GTB renderam importantes conquistas para os trabalhadores rurais, como a criação e o aumento sucessivo dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Pronaf, a desapropriação de áreas que já beneficiaram mais de centenas de milhares de famílias; a concessão de benefícios previdenciários rurais represados no INSS e a melhoria das condições de trabalho dos assalariados rurais.

A pauta do GTB é ampla e reúne reivindicações relativas à política agrícola (assistência técnica, crédito), à reforma agrária (desapropriação de terras e criação e manutenção de assentamentos), às questões salariais (cumprimento e ampliação das leis trabalhistas) e às políticas sociais (saúde, previdência, educação e assistência social). A mobilização também defende os interesses das mulheres trabalhadoras rurais, da juventude rural e da população idosa do campo.

A manifestação se transformou em instrumento de fundamental importância para a implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), desde sua formulação e após sua aprovação, em 1998.

Fonte: Contag